1º Ano do Ensino Médio Instruções Competição USP de Conhecimentos (CUCo) 2ª FASE 06/06/2019
Bons livros: inspirações necessárias
ANO 66 · AGOSTO DE 2019
“A Bíblia, o Catecismo, os escritos dos santos, a literatura espiritual e até mesmo todo bom livro são importantes orientações em nossas vidas. Eles inspiram nossas orações e ações e nos ensinam sobre Deus e o homem.”
veja aqui
Se você ainda não recebe gratuitamente o Eco do Amor, clique aqui! Ou, se preferir, ligue para 0800 77 099 27 e solicite por telefone.
ACN
A ACN (Aid to the Church in Need em inglês) é uma Fundação Pontifícia com sede no Vaticano, que foca sua assistência na Igreja, onde ela é mais carente ou perseguida. Milhões de pessoas são beneficiadas – todos os anos – por meio dos mais de 5 mil projetos apoiados pela ACN em cerca de 140 países, incluindo o Brasil. A ACN é a ponte que liga quem pode ajudar àqueles que precisam de ajuda... saiba mais aqui!
Fundação Pontifícia ACN
ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), São Paulo, 04017090
Unsubscribe - Unsubscribe Preferences
Facebook YouTube WhatsApp Instagram
https://www.acn.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EcoAmor-2019-08.pdf
________________
CUCo 2019 – Divulgação das Provas e Gabaritos
24/06/2019
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
A FUVEST divulga as provas e os gabaritos da segunda fase da CUCo 2019.
Primeiro Ano – Diurno
Segundo Ano – Diurno
Terceiro Ano – Diurno
Gabaritos – Diurno
Primeiro Ano – Noturno
Segundo Ano – Noturno
Terceiro Ano – Noturno
Gabaritos – Noturno
https://www.fuvest.br/cuco-2019-divulgacao-das-provas-e-gabaritos/
_______________
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa, Mensagem.
O sujeito do poema dialoga com um interlocutor muito
específico, presente na alternativa:
(A) portugueses.
(B) mães.
(C) Bojador.
(D) mar salgado.
(E) Deus.
______________
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
Cecília Meireles, Viagem.
09
O verso “e um dia sei que estarei mudo:” indica
(A) a morte do poeta.
(B) a doença do poeta.
(C) a tristeza do poeta.
(D) a indecisão do poeta.
(E) o saber do poeta.
10
Em “não sou alegre nem sou triste:/ sou poeta.”, na
primeira estrofe, está implícito que o poeta
(A) escreve sobre sentimentos.
(B) tem a vida incompleta.
(C) nunca fica feliz nem triste.
(D) não escreve por estar alegre ou triste.
(E) não tem razão alguma para escrever.
TEXTO PARA AS QUESTÕES 13 E 14.
Me apetece deitar, me anichar na terra morna. Deixo cair
ali a mala onde trago os cadernos. Uma voz interior me
pede para que não pare. É a voz de meu pai que me dá
força. Venço o torpor e prossigo ao longo da estrada. Mais
adiante segue um miúdo com passo lento. Nas suas mãos
estão papéis que me parecem familiares. Me aproximo e,
com sobressalto, confirmo: são os meus cadernos. Então,
com o peito sufocado, chamo: Gaspar! E o menino
estremece como se nascesse por uma segunda vez. De sua
mão tombam os cadernos. Movidas por um vento que
nascia não do ar mas do próprio chão, as folhas se
espalham pela estrada. Então, as letras, uma por uma, se
vão convertendo em grãos de areia e, aos poucos, todos
meus escritos se vão transformando em páginas de terra.
Mia Couto, Terra sonâmbula.
13
As palavras “apetece” e “miúdo”, destacadas no texto,
podem ser substituídas, sem alterar o sentido do texto,
respectivamente, por
(A) desagrada e cachorro.
(B) incentiva e gato.
(C) agrada e menino.
(D) agrada e adulto.
(E) felicita e menino.
14
No trecho “movidas por um vento” (L.10), o verbo refere‐
se a
(A) mãos.
(B) letras.
(C) estradas.
(D) folhas.
(E) páginas.
________________
Atitudes de amor devemos samplear
Mulatu Astatke e Fela Kuti escutar
Pregar a paz, sim, é questão de honra
Pois o mundo real não é o Rancho da Pamonha
Mariô, Criolo
Podemos inferir, pelos verbos “samplear” e “escutar”, que
Mulatu Astatke e Fela Kuti são
(A) figuras religiosas.
(B) políticos.
(C) músicos.
(D) artistas plásticos.
(E) escritores.
____________
Cota Zero
Stop.
A vida parou
ou foi o automóvel?
Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia.
No poema, publicado em 1930, Drummond faz uma crítica
(A) ao processo de modernização no Brasil.
(B) à qualidade dos carros produzidos no Brasil.
(C) à influência norte‐americana na sociedade brasileira.
(D) à imobilidade da vida.
(E) à Segunda Guerra Mundial.
_________________
Prezado(a) professor(a),
Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP está oferecendo aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual cursos de formação complementar on-line.
São diversas opções e uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os cursos da USP e o mercado de trabalho nas áreas de engenharia, robótica, astrobiologia, fotografia, tecnologia e desenvolvimento de aplicativos e jogos.
Estimule seus alunos! Não deixe que eles percam essa chance! As inscrições vão somente até 30/08!
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site: www.vemprausp.org.br
Programa USP EducaSP
https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/prova_cuco_2019_ano_1_diurno.pdf