1º Ano do Ensino Médio Instruções Competição USP de Conhecimentos (CUCo) 2ª FASE 06/06/2019

Bons livros: inspirações necessárias

ANO 66 · AGOSTO DE 2019

“A Bíblia, o Catecismo, os escritos dos santos, a literatura espiritual e até mesmo todo bom livro são importantes orientações em nossas vidas. Eles inspiram nossas orações e ações e nos ensinam sobre Deus e o homem.”

veja aqui

Se você ainda não recebe gratuitamente o Eco do Amor, clique aqui! Ou, se preferir, ligue para 0800 77 099 27 e solicite por telefone.

ACN

A ACN (Aid to the Church in Need em inglês) é uma Fundação Pontifícia com sede no Vaticano, que foca sua assistência na Igreja, onde ela é mais carente ou perseguida. Milhões de pessoas são beneficiadas – todos os anos – por meio dos mais de 5 mil projetos apoiados pela ACN em cerca de 140 países, incluindo o Brasil. A ACN é a ponte que liga quem pode ajudar àqueles que precisam de ajuda... saiba mais aqui!

Fundação Pontifícia ACN

ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), São Paulo, 04017090

Unsubscribe - Unsubscribe Preferences

Facebook YouTube WhatsApp Instagram

https://www.acn.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EcoAmor-2019-08.pdf

________________

CUCo 2019 – Divulgação das Provas e Gabaritos

24/06/2019

Share on facebook

Share on whatsapp

Share on twitter

Share on linkedin

Share on email

A FUVEST divulga as provas e os gabaritos da segunda fase da CUCo 2019.

Primeiro Ano – Diurno

Segundo Ano – Diurno

Terceiro Ano – Diurno

Gabaritos – Diurno

Primeiro Ano – Noturno

Segundo Ano – Noturno

Terceiro Ano – Noturno

Gabaritos – Noturno

https://www.fuvest.br/cuco-2019-divulgacao-das-provas-e-gabaritos/

_______________

Mar português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, Mensagem.

O sujeito do poema dialoga com um interlocutor muito

específico, presente na alternativa:

(A) portugueses.

(B) mães.

(C) Bojador.

(D) mar salgado.

(E) Deus.

______________

Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada.

Cecília Meireles, Viagem.

09

O verso “e um dia sei que estarei mudo:” indica

(A) a morte do poeta.

(B) a doença do poeta.

(C) a tristeza do poeta.

(D) a indecisão do poeta.

(E) o saber do poeta.

10

Em “não sou alegre nem sou triste:/ sou poeta.”, na

primeira estrofe, está implícito que o poeta

(A) escreve sobre sentimentos.

(B) tem a vida incompleta.

(C) nunca fica feliz nem triste.

(D) não escreve por estar alegre ou triste.

(E) não tem razão alguma para escrever.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 13 E 14.

Me apetece deitar, me anichar na terra morna. Deixo cair

ali a mala onde trago os cadernos. Uma voz interior me

pede para que não pare. É a voz de meu pai que me dá

força. Venço o torpor e prossigo ao longo da estrada. Mais

adiante segue um miúdo com passo lento. Nas suas mãos

estão papéis que me parecem familiares. Me aproximo e,

com sobressalto, confirmo: são os meus cadernos. Então,

com o peito sufocado, chamo: Gaspar! E o menino

estremece como se nascesse por uma segunda vez. De sua

mão tombam os cadernos. Movidas por um vento que

nascia não do ar mas do próprio chão, as folhas se

espalham pela estrada. Então, as letras, uma por uma, se

vão convertendo em grãos de areia e, aos poucos, todos

meus escritos se vão transformando em páginas de terra.

Mia Couto, Terra sonâmbula.

13

As palavras “apetece” e “miúdo”, destacadas no texto,

podem ser substituídas, sem alterar o sentido do texto,

respectivamente, por

(A) desagrada e cachorro.

(B) incentiva e gato.

(C) agrada e menino.

(D) agrada e adulto.

(E) felicita e menino.

14

No trecho “movidas por um vento” (L.10), o verbo refere‐

se a

(A) mãos.

(B) letras.

(C) estradas.

(D) folhas.

(E) páginas.

________________

Atitudes de amor devemos samplear

Mulatu Astatke e Fela Kuti escutar

Pregar a paz, sim, é questão de honra

Pois o mundo real não é o Rancho da Pamonha

Mariô, Criolo

Podemos inferir, pelos verbos “samplear” e “escutar”, que

Mulatu Astatke e Fela Kuti são

(A) figuras religiosas.

(B) políticos.

(C) músicos.

(D) artistas plásticos.

(E) escritores.

____________

Cota Zero

Stop.

A vida parou

ou foi o automóvel?

Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia.

No poema, publicado em 1930, Drummond faz uma crítica

(A) ao processo de modernização no Brasil.

(B) à qualidade dos carros produzidos no Brasil.

(C) à influência norte‐americana na sociedade brasileira.

(D) à imobilidade da vida.

(E) à Segunda Guerra Mundial.

_________________

Prezado(a) professor(a),

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP está oferecendo aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual cursos de formação complementar on-line.

São diversas opções e uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os cursos da USP e o mercado de trabalho nas áreas de engenharia, robótica, astrobiologia, fotografia, tecnologia e desenvolvimento de aplicativos e jogos.

Estimule seus alunos! Não deixe que eles percam essa chance! As inscrições vão somente até 30/08!

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site: www.vemprausp.org.br

Programa USP EducaSP

https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/prova_cuco_2019_ano_1_diurno.pdf

https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/prova_cuco_2019_ano_1_diurno.pdf
Enviado por J B Pereira em 28/08/2019
Reeditado em 28/08/2019
Código do texto: T6731577
Classificação de conteúdo: seguro