Projeto de Vida

IGREJA QUE SOFRE... DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO.

AJUDE OS IRMÃOS PERTO E LONGE

DEUS O AJUDE!

FELIZ QUEM DÁ COM AMOR E ALEGRIA.

Participe você também desta Obra de Amor!

Conheça o trabalho da Igreja pelo mundo, reze conosco para que os desafios sejam

superados e partilhe um pouco do que possui com aqueles que mais precisam. Faça parte!

 0800 77 099 27 |  atedimento@acn.org.br |  (11) 94665-0917 WhatsApp |   "

https://www.acn.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EcoAmor-2019-08.pdf

_______________

Instituto Ayrton Senna. Descubra como competências socioemocionais podem melhorar a Educação brasileira. Instituto Ayrton Senna, [s.d.] Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/meu-educador-meu-idolo/materialdeeducacao/descubra-como-competencias-socioemocionais-podem-melhorar-a-educacao-brasileira.html. Acesso em: 16 jul. 2019.

_______________

É fundamental que gestores e educadores reconheçam e entendam o contexto social, cultural e as singularidades dos estudantes para que a escola se torne um ambiente de diálogo, inclusão, aprendizagem e formação da cidadania.

Para conhecer um pouco mais essa discussão, acesse os itens sobre os temas a seguir, extraídos dos estudos realizados pelo Projeto Faz Sentido. Caso queira se aprofundar, consulte a íntegra dos materiais nos links do Saiba mais.

Desigualdade, diversidade e equidade

Vulnerabilidade juvenil no Brasil

Violência

Bullying e tipos de violência

Discriminação

Suicídio e automutilação

Multicausalidade do abandono e da evasão

Desafios do ensino noturno

O desafio do celular e das mídias digitais

O desafio dos games

Saiba mais

"Para saber mais sobre adolescentes e jovens no Brasil, e sobre os temas tratados acima, acesse a íntegra dos estudos a seguir, disponibilizados no site do Projeto Faz Sentido."

Adolescentes

Juventudes e Ensino Médio

http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=100563&pageid=1853

__________

"Defender e reforçar a participação dos adolescentes e dos jovens amplia o engajamento, promove a aprendizagem e ajuda a melhorar a escola e a sociedade de forma geral."

http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=100529&pageid=1769

____________

DIVERSIDADE, EQUIDADE

E INCLUSÃO NA ESCOLA

http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2018/12/ESTUDO_DIVERSIDADES_rev.pdf

__________

Análise do papel das escolas na vida dos jovens ressalta desconexão entre o que é ensinado na escola e o que é exigido depois dela...

Saiba mais

A pesquisa Projeto de Vida analisa a capacidade das instituições de ensino de propiciar os meios necessários para os jovens atingirem seus objetivos na vida adulta. A metodologia utilizada contou com entrevistas com jovens egressos do ensino básico com notas acima da média no Enem, empregadores, professores universitários, organizações da sociedade civil e especialistas em educação.

A principal conclusão apontou que existe uma grande desconexão entre o que é exigido dos jovens fora da escola e o que é ensinado nela. Os estudantes egressos entrevistados também afirmaram que se sentem pouco preparados ao completar o ensino básico. Paralelamente, os professores apontaram uma profunda defasagem de aprendizado entre os alunos, como dificuldades de interpretação de texto, escrita e desenvolvimento de raciocínio lógico.

Outro ponto destacado foi a importância do uso de novas tecnologias para facilitar o aprendizado dentro e fora das salas de aula. Em relação ao currículo atual, o programa conteudista muitas vezes não desperta o interesse de jovens e mais atenção deveria ser dada ao desenvolvimento de raciocínio lógico. Duas especialistas analisam as disciplinas de Português e Matemática, apontando possíveis caminhos para a Base Nacional Comum Curricular. Elas também enfatizam que, a nova base curricular deveria focar em quatro questões centrais, ser atrativa para o aluno, aliar competências e conteúdos, correlacionar habilidades e incluir habilidades socioemocionais.

https://fundacaolemann.org.br/materiais/projeto-de-vida

_____________

Um problema do tamanho de um país

precisa de soluções à altura:

Combater a evasão e

o abandono escolar é

viabilizar o futuro

http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/

1 a cada 4 jovens deixam a escola antes do final do ano letivo. R$100 bilhões perdidos anualmente. Os números da evasão e abandono escolar no Brasil impressionam, mas o engajamento de toda sociedade é capaz de mudar essa triste realidade. Por isso, você pode e deve fazer a diferença!

ENTENDA A SITUAÇÃO

http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/

https://fundacaolemann.org.br/materiais/projeto-de-vida
Enviado por J B Pereira em 26/08/2019
Reeditado em 28/08/2019
Código do texto: T6729913
Classificação de conteúdo: seguro