Os olhos de Luiza Cap 4

Sem amigos

Na rua de Otávio moravam Pedro e Samuel, inclusive estudavam com ele, mas ele não gostava de ficar junto com seus colegas, pois eram muito bagunceiros e briguentos, por isso Otávio os evitava.

Um dia ele estava na venda do Sr. Antônio comprando batatas para sua mãe quando seus colegas o chamaram para brincarem de bola na rua, Otávio achou estranho os meninos o chamarem, mas aceitou, levou as batatas para sua mãe e logo eles começaram a brincar, foi quando Pedro chutou a bola bem forte e ela bateu na janela do Sr. Rocha, trincou o vidro e foi aquela confusão.

O Sr. Rocha assustou-se com o barulho saindo rapidamente de casa, ele era muito bravo e nervoso, por isso esbravejou:

- Quem fez isso na minha janela?

Os meninos ficaram atônitos, e não deu tempo de correr. De súbito Pedro falou:

-Foi o Otávio.

Samuel confirmou.

Pedro e Samuel saíram correndo, abandonando Otávio para escutar a bronca do Sr. Rocha, o menino tentou se justificar, porém, ele o pegou pelo braço arrastando-o até a casa de sua mãe.

Um grito foi ouvido por Lúcia que saiu no portão apressada e curiosa a cerca de quem estaria a chamando num tom estrondoso.

Com o menino pendurado em seu braço o Sr. Rocha começou a dizer:

-Vê se a senhora cuida melhor do seu filho, pois ele acabou de quebrar a vidraça da minha janela, e exijo também que paguem o prejuízo.

Dito isto, ele saiu dando de ombros, não deixando Lúcia pronunciar sequer uma palavra.

Otávio chorava muito e sua mãe lhe pediu explicações, o menino contou detalhadamente o ocorrido, sua mãe acreditou nele, pois sabia a boa educação que deu a seu filho.

A tardezinha quando Juca chegou Otávio ouviu o pai perguntar:

-O marinheiro está?

Mas ele não respondeu nada a seu pai, estava em seu quarto muito triste.

Lúcia explicou a Juca o que sucedera, e o pai ficou muito triste pelo filho.

Naquela noite o jantar foi silencioso, até Lúcia falar, algo que era muito raro, mas ela precisava dizer naquele momento.

-Vamos ficar apertados, mas você deve pagar o prejuízo da janela do Sr. Rocha.

O pai consentiu com a cabeça.

Lúcia olhou bem nos olhos do menino e disse:

- Otávio não quero que você brinque mais com esses meninos, não fique nem sequer perto deles. "Antes só que mal acompanhado".

O menino entendeu o que sua mãe havia dito e respondeu:

-Sim senhora mamãe.

Otávio foi para seu quarto cabisbaixo pensando que não tinha mesmo com quem brincar, na rua de sua casa tinha poucas crianças, o bebêzinho da Rute, o menino da Rosa que tinha dois aninhos, maiores mesmo só Pedro e Samuel, porém sua mãe o proibiu de brincar com eles e porque depois de eles terem acusado Otávio de quebrar a janela, ele próprio não queria mais ficar perto deles.