Foco nos estudos: dicas de livros para organizar a rotina e otimizar resultados. Sugestões de leituras

Ache Concursos»Artigos

Na era da informação, na qual fazemos mil coisas ao mesmo tempo e recebemos os mais diversos tipos de estímulo das mais variadas fontes, é importante saber como manter o foco e a organização para alcançar os nossos objetivos. Felizmente, a literatura dá uma ajudinha. Conheça alguns desses livros.

PorLuana Daniele CiecelskiAtualizado: 08/03/2019 às 17:27Publicado: 08/03/2019 às 00:00

Não adianta, alcançar um objetivo, principalmente quando ele demanda algum esforço pessoal e intelectual como o estudo, é algo que exige foco e organização. E para a maior parte das pessoas, essa nem sempre é uma tarefa fácil. Em tempos onde centenas de informações chegam a nós o tempo todo, onde há redes sociais, aplicativos de todos os tipos, sons e notificações, um mundo de tentações, e etc, é muito fácil ter a atenção desviada para outros assuntos e então a procrastinação entra na nossa vida com tudo.

Felizmente a literatura vive uma fase de efervescência de conteúdos que têm como objetivo justamente nos ajudar a ser mais organizados e focados. Aliás, se pararmos pra pensar, o boom desse estilo de livros tem tudo a ver com o nosso dia a dia. Não é a toa que as pessoas estão procurando por esse tipo de leitura. E que bom que há especialistas dispostos a nos ajudar com isso.

Basta fazer uma rápida busca na internet e em sites de livrarias e vamos nos deparar com diversas opções. São vários autores diferentes, com estilos de texto variados e que nos trazem dicas que apontam para diferentes caminhos e métodos de organização pessoal. Às vezes pode ser até difícil de saber por onde começar, qual livro ler primeiro e qual deles pode ser mais eficiente para cada um de nós, não é mesmo?

RelacionadosPRF terá novo concurso público em 2018; baixe a prova anteriorPRF terá novo concurso público em 2018; baixe a prova anteriorVeja dicas de estudo para o concurso TJ-SP 2018 EscreventeVeja dicas de estudo para o concurso TJ-SP 2018 Escrevente

Mas é pra isso que estamos aqui. O Ache Concursos preparou uma lista com as principais leituras desse estilo e traz um breve resumo sobre cada uma delas. A partir disso pode ficar mais fácil saber o caminho a seguir. Vamos lá?

Leituras para se organizar

Dica de leitura: O poder do hábito de Charles DuhiggO poder do hábito - Charles Duhigg: esse livro está entre os mais procurados e é, sem dúvida, um dos mais motivadores. Ele aborda, como o título já diz, a questão dos nossos hábitos e suas influências nos nossos resultados. Ele fala sobre como esses padrões de comportamento podem moldar cada aspecto da nossa vida e faz isso trazendo tanto evidências científicas quanto exemplo práticos de pessoas que conseguiram transformações significativas a partir de uma mudança de hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação. O livro está por R$ 47,86 na loja da Amazon.

Mais rápido e melhor - Charles Duhigg: do mesmo autor de 'O poder do hábito', o livro 'Mais rápido e melhor' fala mais especificamente sobre a produtividade e eficiência, apontando que ambas estão muito relacionadas com escolhas que fazemos e que nem sempre a produtividade está relacionada a trabalhar mais horas por dia e a tentar ser mais "eficiente". Assim, esse livro traz oito conceitos-chave que explicam por que algumas pessoas e empresas são tão produtivas. Ao combinar sua incansável curiosidade, histórias instigantes e grandes reportagens com a experiência de profissionais de diversas áreas - CEOs, educadores, generais, agentes do FBI, pilotos de avião e compositores da Broadway, Duhigg mostra como todos nós podemos alcançar o sucesso com menos estresse e esforço, fazer mais sem sacrificar o que estimamos e nos tornar mais rápidos e melhores em tudo o que fazemos. Por R$ 40,08 é possível adquirir a obra na loja da Amazon.

O milagre da manhã - Hal Elrod: é outro livro que aborda a mudança de hábito, mas nesse caso de um em específico: acordar mais cedo. Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. A nova rotina matinal proposta pelo autor promete proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, no trabalho, nos estudos, na espiritualidade ou em quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas. O livro custa R$ 22,99 - veja onde comprar.

O poder da ação - Paulo Vieira: é outro volume super motivacional. Neste livro, Paulo Vieira nos convida a quebrar ciclos viciosos e iniciar um caminho rumo a realização. Para isso, ele apresenta o método que foi aplicado por ele e que impactou cerca de 250 mil pessoas ao longo de sua carreira. Ele também nos propõem algumas provocações e desafios para que consigamos fazer um check-up completo de nós mesmos. O objetivo desse livro é nos acordar, fazer crer, conseguir se comunicar melhor, agir mais e ter mais foco. O livro sai R$ 15,90 na Amazon.

Mindset - A nova psicologia do sucesso - Carol Dweck: essa autora é ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, e desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de "mindset", é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. Na Amazon o livro custa R$ 38,30 - veja.

Dica de leitura: Vida Organizada de Thais GodinhoVida organizada - Thais Godinho: esse livro, basicamente, tem como objetivo nos ensinar a lidar com todas as tarefas que temos no nosso dia a dia, sem que tenhamos que deixar de lado um tempo dedicado também ao lazer, que é tão importante. Embora a palavra "organização" pareça estar ligada a uma realidade utópica, com as instruções da autora, viver em paz com as coisas no lugar ficará surpreendentemente fácil. O livro aborda a organização da casa, do trabalho e de todos os itens fundamentais para deixar o dia a dia mais tranquilo. Ele trabalha muito com a premissa de que se sua vida está organizada, sua mente consegue ter mais foco para trabalhar com o que realmente é necessário. A obra sai por R$ 25,48 na loja da Amazon.

KeepUp: Organização do Tempo de Estudo - Miguel Panão: esse é um livro português, disponível para os brasileiros no formato de e-book, mas seu conteúdo é especificamente voltado para a organização dos estudos, o que é muito importante para qualquer concurseiro. O conteúdo é dividido em três momentos, que refletem também as três etapas do método KeepUp, ou seja, o modo de organizar o tempo de estudo; a auto-avaliação do desempenho; e a forma de encarar o período de exames.

PROCRASTINAÇÃO: Guia científico sobre como parar de procrastinar (definitivamente) - Lilian Soares: outro livro disponível no formato de e-book, o Procastinação tem a finalidade de desbloquear a mente, através do uso de táticas comprovadas pela ciência para vencer as barreiras que impedem um indivíduo de concretizar projetos, tarefas e antigos sonhos. Ele trabalha para responder questões como "por que tenho tantos recursos a meu favor e, ainda assim, procrastino tarefas importantes?" ou ainda "por que os meus dias parecem cada vez menos produtivos?" e ele também apresenta soluções simples baseadas na boa administração do nosso tempo - veja como adquirir..

O método Bullet Journal - Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro - Ryder Carroll: outra forma de diminuir a sobrecarga do cérebro é usando a boa e velha agenda. Um dos métodos de organização que vem ganhando enorme popularidade recentemente é o Bullet Journal, uma mistura de agenda, diário e lista de tarefas que tem o intuito de organizar toda a sua vida em um único lugar: um caderno. Parece algo simples, não é? E de fato é algo fácil de colocar em prática. Nesse livro, o autor, que foi o inventor desse método, explica qual é a melhor forma de utilizá-lo para organizar toda a sua vida.

Diário em tópicos: Guia prático - Rachel Wilkerson Miller: esse é outro livro que fala sobre o Bullet Journal e o método da organização em tópicos e além da teoria, o livro também apresenta dezenas de fotos que ilustram o método, mas sempre destacando que a forma de organização deve ser pessoal, de acordo com suas necessidades, e que portanto, não tem regras estabelecidas.

A mente organizada - Daniel J. Levitin: em capítulos instigantes sobre temas que vão desde a gaveta bagunçada da cozinha até cuidados com a saúde, David Levitin apresenta avanços recentes nos estudos sobre o cérebro e mostra métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre a maneira como organizamos nossos lares, nossos ambientes de trabalho e nossas vidas. A Amazon também vende a obra.

Sabemos que a rotina das pessoas é sempre corrida, no entanto, sugerimos que você dedique alguns minutinho do seu tempo de estudo ao autoconhecimento e à essa busca por mais organização. Se você fizer isso, o trajeto rumo aos seus objetivos pode se tornar mais fácil de ser percorrido. Você só precisa encontrar o melhor método para você e pra sua vida. Mas atenção: apenas ler o livro não vai fazer milagres, ok?! É preciso se esforçar para colocar em prática o método escolhido.

Boas leituras!

_____________

Santo Isidoro

Imagem Santo Isidoro

Santo Isidoro nasceu em Sevilha e era irmão de São Leandro, de São Fulgêncio e de Santa Florentina. Isidoro começou a estudar a religião desde muito pequeno, tendo na figura do irmão mais velho, Leandro, o pai que falecera cedo. Isidoro era tão dedicado à caridade que sua casa vivia cheia de mendigos e necessitados, isso todos os dias. No dia 4 de abril, sentindo que a morte estava se aproximando, dividiu seus bens com os pobres, publicamente pediu perdão para os seus pecados, recebeu pela última vez a eucaristia e, orando aos pés do altar, partiu para a glória.

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/santo-isidoro.html

------------

Estudo para ser humano, estudo para mim e para servir: para a saber que sei ainda pouco, e quero um pouco mais, um pouco mais ainda. Um pouco melhor e um sabor e saber de eternidade. Vivo o que sei e morrerei aprendendo que sei que saberei mais além de mim e, em meu eu profundo, sonho com o mundo melhor e uma vida sem fim: Deus como amor e fonte do saber do sabor de conhecer, fonte do conhecimento e do autoconhecimento. "Como um espelho, me verei como sou visto... E saberei quem sou o que sou..." J B Pereira. ______ 1 Coríntios 13, 11___ Quando eu era criança, pensava como menino, sentia e falava como menino. Quando cheguei à idade adulta deixei para trás as atitudes próprias das crianças. ____12 Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido. ___13 Sendo assim, permanecem até o momento estes três: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor! O correto uso dos dons.... - disse São Paulo aos moradores de Corinto, 1 ª carta. ____ Escrita por volta do ano 55 d. C. Paulo encontrava-se em Éfeso - a terceira viagem missionária dele (Atos 19:1; Atos 20:1). ___ https://pt.wikipedia.org/wik

https://www.acheconcursos.com.br/artigo/foco-nos-estudos-dicas-de-livros-para-organizar-a-rotina-e-otimizar-resultados
Enviado por J B Pereira em 04/04/2019
Reeditado em 06/04/2019
Código do texto: T6615485
Classificação de conteúdo: seguro