Anta. Foto: Vladimir Wrangel / Shutterstock.com


Ser chamado (a) de Anta é um elogio
 
A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Possui o corpo parecido com o de um porco, porém sua pele é mais acinzentada.

Possui quatro dedos nas patas da frente e três nas patas trazeiras, que facilitam caminhar na lama e também em solos arenosos.

Seu focinho é mole e parece uma pequena tromba de elefante. Possui pêlos curtos e macios. Sua cauda é fina e curta.

A anta dorme a maior parte do dia e a noite sai para alimentar-se de ervas, folhas, plantas aquáticas e frutos. É herbívora.

A anta é um animal ameaçado de extinção, porque muitas pessoas caçam antas para se alimentar ou por divertimento.

As antas são consideradas por muitos engenheiros florestais como jardineiras das florestas, porque conseguem espalhar um grande número de sementes por onde andam.

Pesquisas recentes apontam que a anta é um animal muito inteligente. Então quando alguém usa a “anta” como xingamento para humilhar alguém, faz de modo injusto e sem fundamento.

Enfim, a anta não tem nada de burra, ao contrário, possui uma grande quantidade de neurônios em seu cérebro. Portanto, ser chamado de anta é um elogio!