O Preço da Fidelidade!

"Somos conclamados, chamados ou mesmo convocados a ser fiel ao Senhor e, sem dúvida, permanecer assim a tempo e fora de tempo, ou seja, mesmo em momentos de crise; existencial, financeira, espiritual ou de identidade.

Cada líder ou profeta de outrora combateu o bom combate até o fim, tal qual o Apóstolo Paulo, exemplo e estímulo a permanência à causa do Mestre e, por consequência, do próprio Cristo.

Falando sobre 'crise' cabe frisar o contexto de 'exílio' utilizado aqui quase como sinônimos.Pois ser fiel quando tudo vai bem é mais fácil do que em época de dor. O importante mesmo é suportar o dia da adversidade e não perder a confiança em Cristo.

Para o Antigo Testamento, vários povos foram levados cativos para a Babilônia. Dentre eles estavam alguns nomes que todos já ouviram falar.

Você Sabia que: Daniel passou pela cova dos leões com seus três amigos, Mesaque, Sadraque e Abede-nego, provando a sua fidelidade ao Senhor? (Dn.3. 16-18).

Jeremias, conhecido como o profeta das lágrimas, porque intercedia muito pelo povo de Israel que abandonara o Senhor, vestindo-se de pano de saco como estratégia para manifestar o estado em que se encontravam, como lamento pelo abandono ao Deus, preferindo viver cativo por 70 anos na Babilônia a obedecê-lo. Prova disso foi ter escrito o livro de Lamentações, lembra?

E Ezequiel, como participante do mesmo contexto histórico de exílio, tinha o diferencial de ter tido um aprendizado eclesiástico até então, sendo apenas com 30 anos é que ele recebe o seu chamado sacerdotal e, enfim, inicia o seu "Ide", e, mesmo casado, nada obstou que cumprisse, com afinco, as determinações do Mestre, pois fora chamado a um povo rebelde, o que lhe exigia muita perseverança e força. Mesmo assim manteve-se no foco da obediência acima de tudo, inclusive relegando a própria vida, prova disso é que profetizara, falara ao povo pela manhã, e à tarde, sua esposa falecera (Ez.24.18).

Os três judeus, Jeremias, Daniel e Ezequiel, foram levados cativo para a Babilônia, sendo contemporâneos de Nabucodonosor, o qual levou jovens judeus de Jerusalém a Babilônia para explorá-los, dominá-los.

Entretanto, ainda assim eles se mantiveram firmes quanto à sua convicção cristã e não se venderam à crise econômica instaurada em seu país, nem abandonaram a fé, pelo contrário, resistiram a todo poder vigente à época cumprindo o 'Ide' do Senhor conforme disse Pedro em Atos 5.29 ('... Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.').

E há, no texto bíblico e num contexto histórico-interpretativo cristão episódios que corroboram acerca do preço da fidelidade ao Senhor. E você, aceitaria o convite à ponto de abrir mão de sua própria vida por amor das almas, do Reino, ou deixaria passar? Lembre-se o que está escrito em Apocalipse 2.10 c (... Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida)."