Xanti e Lee - Empreendedorismo

O celular toca.

Xanti: Alô.

Joca: Alô meu amigo, preciso de uma orientação, pode vir à minha loja?

Xanti: Se eu conseguir tirar o Lee da frente da televisão vamos.

Lee: Fala prá ele que vou querer um açaí como leite em pó e granola.

Xanti: Você ouviu né. Estamos indo.

Ao chegar no local, dia de calor que estava animando a clientela que além do açaí tinham ótimas acomodações. Tinham 50 mesas e 200 cadeiras, mas muitas ainda estavam vazias, a noite seria diferente, teriam um maior movimento.

Joca: Entrem amigos!

Depois de se cumprimentarem Joca expõem sua preocupação.

A loja atendia 3.000 pessoas em média por mês em época de dias quentes. No frio 1500, no entanto tivemos uma queda de 15 % , vocês fizeram uma ótima palestra sobre empreendedorismo, queria que ficassem aqui e observassem para ver se vêm algo que eu precise mudar.

Lee: Tomando açaí faremos isto literalmente com muito gosto, e quero pagar, capricha...disse sorrindo.

Xanti: Como este rapaz gosta de açaí, eu também é claro, aliás quem é que não gosta meu amigo.

Luca: Saindo dois açaís no capricho!

Enquanto observavam se deliciando com o açaí trocavam frases entre si sobre o que viam. Uma hora e meia depois já tinham o diagnóstico, precisaram do reforço de mais um açaí cada um para chegar às conclusões, é claro.

Sentaram-se em um lugar reservado.

Xanti: Meu caro amigo, vou te orientar, terás que fazer algumas mudanças.

Lucas: “ Algumas ...vixi”

Lee: Nada grave, não se preocupe.

Xanti: Primeiramente a sua funcionário Lídia está com algum problema pessoal.

Lucas: Ela é muito quieta, mas faz o serviço direitinho.

Lee: Por pouco que seja, o sorriso, o bom andamento e a educação influenciam no produto oferecido, ela atende com a tez fechada demais, nós já tínhamos percebido isto,mas como vocês pediram uma avaliação. Converse com ela, faça ela sentir-se melhor na empresa. Chame-a aqui, quero ouvi-la.

Lucas: Ok! Assim que ela tiver um tempinho a chamo. Quais as outras?

Xanti: Você diminuiu as opções de tamanho do açaí, antes eram 300 ml, 400 ml, 500 ml e 700 ml, a Barca familiar e o modelo sprit.

Lucas: é que nós optamos por manter os que tem maior saída.

Xanti: O cliente precisa de opções, ele sente-se encurralado ao se obrigar a escolher entre poucas opções.

Lucas: Falta de tino, vou resolver isto de imediato, para amanhã já refaço o cardápio de opções, eu quis imitar outras lojas que assim o fizeram, mas realmente tem sentido.

Lee: Nem sempre uma idéia que parece boa para o vendedor é boa também para quem compra.

Xanti: Outro item é a questão da promoção, ela move todos os comércios e aqui você não costuma fazer.

Por exemplo: Se o açaí de 500 ml é o que mais sai, faça uma promoção do tipo: “Ganho um adicional a mais ao adquirir o de 500 ml” “Na compra de três açaís de 500 ml ganhe um de 300 ml “ Esta é ótima para famílias grandes que tenham um filho menor. E ai por diante, use a criatividade.

Como o gasto com o açaí faz parte do lazer, e a primeira opção será sempre o almoço em caso de terem que escolher, tornar o ambiente bastante agradável é importante, nisso você está de parabéns.

Lídia pede licença e entra.

Lucas: Sente-se , estes são meus amigos: Xanti e Lee.

Lídia: Todos aqui os conhecem, fiquei observando os murmúrios dos clientes, e nossos garçons trouxeram alguns pedidos de autógrafos. Veja! Colocou sobre a mesa 22 bilhetinhos.

Lucas: Estávamos conversando para resolver alguns entraves e nem percebemos.

Lee: Eu observei sim, mas já estou acostumado. Sorriu.

Depois iremos às mesas e entregamos pessoalmente.

Lucas: Dona Lídia, preciso saber do porque você estar trabalhando com ar de quem está com problemas em casa.Estamos preocupados, podemos ajudá-la?

Lídia: Desculpe, estou realmente passando por problemas pessoais, o meu esposo me deixou, e de lá prá cá tenho muitas dores de cabeça, não percebi que meu mal humor era tão evidente.

Luca: Não se preocupe, mas tente não trazer este problema para a empresa. Se eu puder te ajudar depois conversamos.

Lídia: Ele reclama da minha ausência nos finais de semana e do meu cansaço.

Luca: São horários que mais precisamos de você, mas, me comprometo a colocar mais uma funcionária e vocês revezam os finais de semana. Quanto ao cansaço vou lhe dar as segundas feiras de folga, ai terás dois dias livres quando não trabalhar final de semana, gosto muito de seus serviços. Obrigada.

Lídia abraça os três e sorri, pede o autógrafo também.

Lucas: E quanto ao sabor? Alguma observação? Sempre opto pelos melhores adicionais, são 40 atualmente, mantenho a higiene impecável, mesa é limpa logo que os clientes deixam o local e prontamente preparada para o próximo cliente.

Xanti: Quanto a isto está tudo ótimo. Vejo que sempre as mesas estão bem distribuídas com bom espaço para locomoção, a TV sempre com o som em uma altura ótima para não atrapalhar as conversas dos clientes, às vezes músicas, outras futebol e em horários de notícias sempre vemos as reportagens do dia, tudo perfeito.

Lídia acenado pediu para que os palhaços dessem atenção aos clientes.

Foram de mesa em mesa e autografaram camisetas, agendas, pousaram para fotos, responderam a algumas perguntas, foram momentos de alegria, em especial para as crianças.

Depois de pagar os açaís se despediram, afinal de contas “amizades são amizades, mas negócios a parte” ditado popular que deve ser sempre aplicado.

Cena 2

Roger entra tenso na sala.

Xanti: O que há Roger° Sente-se!

Roger: Ontem foram fiscais na empresa.

Xanti: Pelo jeito encontraram falhas.

Roger: É claro que sim, qualquer empresa para sobreviver tem que dar um “jeitinho”.

Xanti: Posso te orientar de como se organizar para que sua empresa consiga sair do problema da melhor forma. Mas certamente que vai ter que dispor de valores para acertar a vida da empresa.

Roger: Você conhece tanta gente, não pode fazer nada?

Xanti: Concertar um erro com outro não adiantará nada. Vamos ter que agir com frieza.

Vou colocar os capítulos aos poucos.......Faz um breve comentário se puder

Sérgio Ricardo de Carvalho
Enviado por Sérgio Ricardo de Carvalho em 11/02/2019
Código do texto: T6572461
Classificação de conteúdo: seguro