Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ler, escrever e resolver problemas em Língua portuguesa e literatura 2018

MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL

Matemática Anos Finais e Ensino Médio
Inglês e Espanhol
Língua Portuguesa Anos Finais e Ensino Médio
Língua Portuguesa e Matemática – Anos Iniciais
Filosofia e Sociologia
Geografia e História

https://drive.google.com/file/d/0ByQnM4HSIaBucUFuYng4VmJiQlk/view

_____________

https://www.objetivo.br/SOME/arquivos/SOME_programacao_anual_2018.pdf

p. 210 ss.

______________

Ensino Médio
2o e 3o anos

Este caderno teve a colaboração de Alexandre Nell, Simone Soares e Bibiana Cardoso.

Introduzem um argumento ou ponto
de vista como expressão da verdade,
articulando-o ao que estava sendo dito
anteriormente em um debate, escrito ou
oral.
Introduzem uma afirmação como
ponto de vista do autor, de modo explícito;
suavizam uma informação, ao
apresentá-la como opinião e não como
expressão da verdade.
Na verdade...
Na realidade...
De fato...
Com efeito...
Realmente...
Seguramente...
Certamente...
É certo que...
Não há dúvida de que...
O certo é que...
etc.
(Eu) acredito que...
Parece-me que...
Deduzo que.../Suponho que...
Creio que...
Penso que...
Do meu ponto de vista...
A meu ver...
Em meu julgamento...
Meu ponto de vista é o de que...
Estou convencido de que...
Até onde posso ver...
etc.


http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_prof_vol1.pdf

_____________________


Ensino Médio – Campos de Estudo – Língua Portuguesa

Linguagem e Sociedade Análise principalmente externa da língua e da literatura

em sua dimensão social como instituições.
Leitura e expressão escrita Estudo das características dos gêneros textuais desde um
lugar de receptor e/ou produtor na materialidade escrita
da linguagem verbal. Os gêneros textuais são concebidos
como acontecimentos sociais em que interagem
características específicas do gênero com elementos
sociais e subjetivos.
Funcionamento da Língua Análise principalmente interna da língua e da literatura
como realidades (intersemióticas).
Produção e compreensão oral Aspectos relacionados à produção e escuta do texto oral.
A Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio
“Matéria licenciada exclusivamente à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
para uso no site do programa ‘São Paulo faz escola’.
É estritamente vedada sua reprodução parcial e/ou integral por terceiros”
Língua Portuguesa Proposta Curricular do Estado de São Paulo


_______________________________
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LP_COMP_red_md_20_03.pdf
Enviado por J B Pereira em 10/09/2018
Código do texto: T6444960
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2300 textos (1287572 leituras)
14 e-livros (90 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/19 20:02)
J B Pereira