Ler, escrever e resolver problemas em Língua portuguesa e literatura 2018

MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL

Matemática Anos Finais e Ensino Médio

Inglês e Espanhol

Língua Portuguesa Anos Finais e Ensino Médio

Língua Portuguesa e Matemática – Anos Iniciais

Filosofia e Sociologia

Geografia e História

https://drive.google.com/file/d/0ByQnM4HSIaBucUFuYng4VmJiQlk/view

_____________

https://www.objetivo.br/SOME/arquivos/SOME_programacao_anual_2018.pdf

p. 210 ss.

______________

Ensino Médio

2o e 3o anos

Este caderno teve a colaboração de Alexandre Nell, Simone Soares e Bibiana Cardoso.

Introduzem um argumento ou ponto

de vista como expressão da verdade,

articulando-o ao que estava sendo dito

anteriormente em um debate, escrito ou

oral.

Introduzem uma afirmação como

ponto de vista do autor, de modo explícito;

suavizam uma informação, ao

apresentá-la como opinião e não como

expressão da verdade.

Na verdade...

Na realidade...

De fato...

Com efeito...

Realmente...

Seguramente...

Certamente...

É certo que...

Não há dúvida de que...

O certo é que...

etc.

(Eu) acredito que...

Parece-me que...

Deduzo que.../Suponho que...

Creio que...

Penso que...

Do meu ponto de vista...

A meu ver...

Em meu julgamento...

Meu ponto de vista é o de que...

Estou convencido de que...

Até onde posso ver...

etc.

http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_prof_vol1.pdf

_____________________

Ensino Médio – Campos de Estudo – Língua Portuguesa

Linguagem e Sociedade Análise principalmente externa da língua e da literatura

em sua dimensão social como instituições.

Leitura e expressão escrita Estudo das características dos gêneros textuais desde um

lugar de receptor e/ou produtor na materialidade escrita

da linguagem verbal. Os gêneros textuais são concebidos

como acontecimentos sociais em que interagem

características específicas do gênero com elementos

sociais e subjetivos.

Funcionamento da Língua Análise principalmente interna da língua e da literatura

como realidades (intersemióticas).

Produção e compreensão oral Aspectos relacionados à produção e escuta do texto oral.

A Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio

“Matéria licenciada exclusivamente à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

para uso no site do programa ‘São Paulo faz escola’.

É estritamente vedada sua reprodução parcial e/ou integral por terceiros”

Língua Portuguesa Proposta Curricular do Estado de São Paulo

_______________________________

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LP_COMP_red_md_20_03.pdf
Enviado por J B Pereira em 10/09/2018
Código do texto: T6444960
Classificação de conteúdo: seguro