Seleção de textos sobre a Igreja, Maria e a Eucaristia: YOUCAT: CATECISMO JUVENIL DA IGREJA CATÓLICA ROMANA e orações da Igreja

Abra seu coração para Deus uno e Trino (= Santíssima Trindade), entre com amor e fé no Coração de Jesus, Maria e José, seu Anjo da guarda.

J B PEREIRA

Igreja (no Latim: “ECCLESIA”; no grego: “EKKLESIA”) É CONVOCADOS (ou Assembleia no hebraico): são TODOS OS POVOS PELO BATISCO SÃO O CORPO MÍSTICO DE CRISTO, CABEÇA DA IGREJA, NÓS SOMOS OS SEUS MEMBROS OU PEDRAS VIVAS DO EDIFÍCIO ESPIRITUAL QUE É A SANTA IGREJA.

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo,

para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

Virgem Mãe Nossa Auxiliadora

sempre Amável de Pura Compaixão por nós em nome de seu Divino Filho Jesus, agradecemos tudo. Hoje peço por nosso Papa, pela Igreja e pelo mundo. Por meu lar e lares, por meu filho e os colegas, por meus alunos e minhas alunas, por meus colegas professores e vizinhos. Por todos os doentes que vosso olhar pode alcançar e sob vosso manto pode proteger sempre para a Morada Eterna. Curai os doentes de todo mal, especialmente do pecado, pior câncer da alma e fonte de desgraças. Amém. Mãezinha do Puro Amor, vosso Manto Azul, Vosso Olhar bondoso, vosso Colo suave estejam convosco hoje e eternamente. Aleluia, com Jesus e São José - para o bem de nossas almas e corpos até na vida Eterna, com Jesus e Deus uno e Trino. Amém.

_________________

No primeiro volume, foram tratados os padres curso de teologia patrística II - Dom Fernando Antônio Figueiredo focou os seguintes aspectos:

Século I – padres apostólicos

Século II – Era dos apologistas e Era da defesa da Sucessão Apostólica e da sistematização de S. Irineu, doutor e mártir e do Martírio de Justino.

Século III – ÁUREO DA PATRÍSTICA – que vai até ao século IV, que é era dos concílios ecumênicos – pós-Edito de Milão (de Licínio e Constantino – Imperadores); período de Pax Romana e o Cristianismo torna-se Religião Oficial do Império Romano.

_______________

YOUCAT: CATECISMO JUVENIL DA IGREJA CATÓLICA ROMANA

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

176. O que é a sucessão apostólica?

861- 865

A sucessão apostólica é a transmissão, mediante o sacramento da Ordem, da missão e do poder dos Apóstolos aos seus sucessores, os Bispos. Graças a esta transmissão, a Igreja permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem, enquanto ao longo dos séculos orienta todo o seu apostolado para a difusão do Reino de Cristo na terra.

«CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA»

A Igreja no desígnio de Deus

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

147. O que significa a palavra Igreja?

751-752

777-804

Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Baptismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo.

148. Há, na Bíblia, outros nomes e imagens para indicar a Igreja?

758-766

778

Na Sagrada Escritura, encontramos muitas imagens que põem em evidência aspectos complementares do mistério da Igreja. O Antigo Testamento privilegia as imagens ligadas ao povo de Deus; o Novo Testamento privilegia as imagens ligadas a Cristo como Cabeça deste povo que é o Seu Corpo, e as imagens retiradas da vida pastoril (redil, rebanho, ovelhas), agrícola (campo, oliveira, vinha) habitacional (morada, pedra, templo), familiar (esposa, mãe, família).

149. Quais são as origens e a realização plena da Igreja?

758-766

778

A Igreja encontra a sua origem e a sua realização plena no eterno desígnio de Deus. Foi preparada na Antiga Aliança com a eleição de Israel, sinal da reunião futura de todas as nações. Fundada pelas palavras e ações de Jesus Cristo, foi realizada, sobretudo, mediante a sua morte redentora e a sua ressurreição. Foi depois manifestada como mistério de salvação mediante a efusão do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Terá a sua realização plena no fim dos tempos, como assembleia celeste de todos os redimidos.

150. Qual é a missão da Igreja?

767-769

A missão da Igreja é a de anunciar e instaurar no meio de todos os povos o Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo. Ela é, na terra, o germe e o início deste Reino salvífico.

151. Em que sentido a Igreja é Mistério?

770-773

779

A Igreja é Mistério enquanto na sua realidade visível está presente e operante uma realidade espiritual, divina, que se descobre unicamente com os olhos da fé.

152. Que significa que a Igreja é sacramento universal de salvação?

774-776

780

Significa que é sinal e instrumento da reconciliação e da comunhão de toda a humanidade com Deus e da unidade de todo o género humano.

A IGREJA MÃE E MESTRA

429. Como é que a Igreja alimenta a vida moral do cristão?

2030-2031;

2047

A Igreja é a comunidade onde o cristão acolhe a Palavra de Deus que contém os ensinamentos da «Lei de Cristo» (Gal 6,2); recebe a graça dos sacramentos; une-se à oferta eucarística de Cristo de modo que a sua vida moral seja um culto espiritual; e aprende o exemplo da santidade da Virgem Maria e dos Santos.

430. Porque é que o Magistério da Igreja intervém no campo moral?

2032-2040

2049-2051

Porque é missão do Magistério da Igreja pregar a fé que deve ser acreditada e aplicada na vida prática. Essa missão estende-se também aos preceitos específicos da lei natural, porque a sua observância é necessária para a salvação.

431. Qual a finalidade dos preceitos da Igreja?

2041

2048

Os cinco preceitos da Igreja têm por fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável do espírito de oração, da vida sacramental, do empenho moral e do crescimento do amor de Deus e do próximo.

432. Quais são os preceitos da Igreja?

2042 – 2043

São: 1) participar na missa do Domingo e Dias Santos de Guarda e abster-se de trabalhos e actividades que impeçam a santificação desses dias; 2) confessar os pecados recebendo o sacramento da Reconciliação ao menos uma vez cada ano; 3) comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição; 4) guardar a abstinência e jejuar nos dias marcados pela Igreja; 5) contribuir para as necessidades materiais da Igreja, cada um segundo as próprias possibilidades.

433. Porque é que a vida moral dos cristãos é indispensável para o anúncio do Evangelho?

2044-2046

Porque, com a sua vida conforme ao Senhor Jesus, os cristãos atraem os homens à fé no verdadeiro Deus, edificam a Igreja, modelam o mundo com o espírito do Evangelho e apressam a vinda do Reino de Deus.

A Igreja: povo de Deus, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo

153. Porque é que a Igreja é povo de Deus?

781

802-804

A Igreja é o povo de Deus porque aprouve a Deus santificar e salvar os homens não isoladamente mas constituindo-os num só povo, reunido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

154. Quais são as características do povo de Deus?

782

Este povo, de que nos tornamos membros mediante a fé em Cristo e o Baptismo, tem por origem Deus Pai, por cabeça Jesus Cristo, por condição a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, por lei o mandamento novo do amor, por missão a de ser o sal da terra e a luz do mundo, por fim o Reino de Deus, já iniciado na terra.

155. Em que sentido o povo de Deus participa das três funções de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei?

783-786

O povo de Deus participa no ministério sacerdotal de Cristo, enquanto os baptizados são consagrados pelo Espírito Santo para oferecer sacrifícios espirituais; participa no seu ministério profético, enquanto, com o sentido sobrenatural da fé, a esta adere indefectivelmente, a aprofunda e testemunha; e participa no seu ministério real com o serviço, imitando Jesus Cristo, que, rei do universo, se fez servo de todos, sobretudo dos pobres e dos que sofrem.

156. Como é que a Igreja é corpo de Cristo?

787-791

805-806

Por meio do Espírito, Cristo morto e ressuscitado une intimamente a Si os seus fiéis. Deste modo, os crentes em Cristo, enquanto unidos estreitamente a Ele, sobretudo na Eucaristia, são unidos entre si na caridade, formando um só corpo, a Igreja, cuja unidade se realiza na diversidade dos membros e das funções.

157. Quem é a cabeça deste corpo?

792-795

807

Cristo «é a Cabeça do corpo, que é a Igreja (Col 1,18). A Igreja vive d’Ele, n’Ele e para Ele. Cristo e a Igreja formam o «Cristo total» (S. Agostinho); «Cabeça e membros são, por assim dizer, uma só pessoa mística» (S. Tomás de Aquino).

158. Porque é que a Igreja é chamada esposa de Cristo?

796

808

Porque o próprio Senhor Se definiu como o «Esposo» (Mc 2,19), que amou a Igreja, unindo-a a Si por uma Aliança eterna. Ele entregou-se a Si mesmo por ela, para a purificar com o Seu sangue, «para a tornar santa» (Ef 5,26) e fazer dela mãe fecunda de todos os filhos de Deus. Enquanto a palavra «corpo» evidencia a unidade da «cabeça» com os membros, o termo «esposa» sublinha a distinção dos dois na relação pessoal.

159. Porque é que a Igreja é designada templo do Espírito Santo?

797-798

809-810

Porque o Espírito Santo reside no corpo que é a Igreja: na sua Cabeça e nos seus membros; para além disso, Ele edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas.

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

160. Que são os carismas?

799-801

Os carismas são dons especiais do Espírito concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja, a cujo Magistério compete o seu discernimento.

A Igreja é una, santa, católica e apostólica

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

161. Porque é que a Igreja é una?

813-815

866

A Igreja é una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus; porque tem como fundador e cabeça Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo; e porque tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. Ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.

162. Onde subsiste a única Igreja de Cristo?

816

870

A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo, subsiste (subsistit in) na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. Só por meio dela se pode obter toda a plenitude dos meios de salvação, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança ao único colégio apostólico, cuja cabeça é Pedro.

A Igreja é una, santa, católica e apostólica

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

161. Porque é que a Igreja é una?

813-815

866

A Igreja é una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus; porque tem como fundador e cabeça Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo; e porque tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. Ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.

162. Onde subsiste a única Igreja de Cristo?

816

870

A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo, subsiste (subsistit in) na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. Só por meio dela se pode obter toda a plenitude dos meios de salvação, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança ao único colégio apostólico, cuja cabeça é Pedro.

163. Como considerar os cristãos não católicos?

817-819

Nas Igrejas e comunidades eclesiais, que se desligaram da plena comunhão da Igreja católica, encontram-se muitos elementos de santificação e de verdade. Todos estes bens provêm de Cristo e conduzem para a unidade católica. Os membros destas Igrejas e comunidades são incorporados em Cristo pelo Baptismo: por isso, nós reconhecemo-los como irmãos.

164. Como empenhar-se em favor da unidade dos cristãos?

820-822

866

O desejo de restabelecer a união de todos os cristãos é um dom de Cristo e um apelo do Espírito. Ele diz respeito a toda a Igreja e realiza-se mediante a conversão do coração, a oração, o recíproco conhecimento fraterno, o diálogo teológico.

188. Qual é a vocação dos fiéis leigos?

897-900

940

Os fiéis leigos têm como vocação própria a de procurar o reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus. Correspondem assim ao chamamento à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados.

189. Como participam os fiéis leigos na função sacerdotal de Cristo?

901-903

Participam nela oferecendo – como sacrifício espiritual «agradável a Deus por Jesus Cristo» (1 Ped 2,5), sobretudo na Eucaristia – a sua vida com todas as obras, as orações e as iniciativas apostólicas, a vida familiar, o trabalho de cada dia, as agruras da vida suportadas com paciência e os lazeres corporais e espirituais. Deste modo, os leigos, dedicados a Cristo e consagrados pelo Espírito Santo, oferecem a Deus o próprio mundo.

190. Como participam na sua função profética?

904-907

942

Participam nela acolhendo cada vez mais na fé a Palavra de Cristo e anunciando-a ao mundo com o testemunho da vida e da palavra, a acção evangelizadora e a catequese. Esta ação evangelizadora adquire uma particular eficácia pelo facto de ser realizada nas condições ordinárias da vida secular.

191. Como participam na sua função real?

908 – 913

943

Os leigos participam na função real de Cristo, tendo recebido d’Ele o poder de vencer o pecado em si mesmos e no mundo, mediante a abnegação de si e a santidade de vida. Exercem vários ministérios ao serviço da comunidade e impregnam de valor moral as atividades temporais do homem e as instituições da sociedade.

192. O que é a vida consagrada?

914 – 916

944

É um estado de vida reconhecido pela Igreja. É uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo. Tal consagração caracteriza-se pela prática dos conselhos evangélicos.

193. O que é que a vida consagrada oferece à missão da Igreja?

931-933

945

A vida consagrada participa na missão da Igreja mediante uma plena dedicação a Cristo e aos irmãos, testemunhando a esperança do Reino celeste.

Creio na Comunhão dos santos

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

194. O que significa a expressão comunhão dos santos?

946–953

960

Indica, antes de mais, a participação de todos os membros da Igreja nas coisas santas (santa): a fé, os sacramentos, em especial a Eucaristia, os carismas e os outros dons espirituais. Na raiz da comunhão está a caridade que «não procura o próprio interesse» (1 Cor 13, 5), mas move o fiel «a colocar tudo em comum» (At 4, 32), mesmo os próprios bens materiais ao serviço dos pobres.

195. O que significa ainda a expressão comunhão dos santos?

954–959;

961–962

Designa ainda a comunhão entre as pessoas santas (sancti), isto é, entre os que, pela graça, estão unidos a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, que já partiram desta vida, estão a purificar-se, ajudados também pelas nossas orações; outros, enfim, gozam já da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formam, em Cristo, uma só família, a Igreja, para louvor e glória da Trindade.

169. Qual a relação da Igreja católica com o povo judeu?

839-840

A Igreja católica reconhece a sua relação com o povo judeu no facto de Deus ter escolhido este povo entre todos, para primeiro acolher a sua Palavra. É ao povo judeu que pertencem «a adopção a filhos, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas, os patriarcas; dele provém Cristo segundo a carne» (Rm 9,5). Diferentemente das outras religiões não cristãs, a fé judaica é já resposta à Revelação de Deus na Antiga Aliança.

170. Que ligação há entre a Igreja católica e as religiões não cristãs?

846-848

Antes de mais, há o laço comum da origem e fim de todo o género humano. A Igreja católica reconhece que tudo o que de bom e de verdadeiro existe nas outras religiões vem de Deus, é reflexo da sua verdade, pode preparar para acolher o Evangelho e mover em direção à unidade da humanidade na Igreja de Cristo.

171. Que significa a afirmação: «Fora da Igreja não há salvação»?

846-848

Significa que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu corpo. Portanto não poderiam ser salvos os que, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária à salvação, nela não entrassem e nela não perseverassem. Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a salvação eterna todos os que, sem culpa própria, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente Deus e, sob o influxo da graça, se esforçam por cumprir a sua vontade, conhecida através do que a consciência lhes dita.

172. Porque é que a Igreja deve anunciar o Evangelho a todo o mundo?

849-851

Porque Cristo ordenou: «ide e ensinai todas as nações, batizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19). Este mandato missionário do Senhor tem a sua fonte no amor eterno de Deus, que enviou o seu Filho e o seu Espírito porque «quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1 Tim 2, 4).

Maria Mãe de Cristo, Mãe da Igreja

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

196. Em que sentido a Bem-aventurada Virgem Maria é Mãe da Igreja?

963 – 966

973

A Bem-aventurada Virgem Maria é Mãe da Igreja na ordem da graça porque deu à luz Jesus, o Filho de Deus, Cabeça do corpo que é a Igreja. Jesus ao morrer na cruz, indicou-a como mãe ao discípulo com estas palavras: «Eis a tua Mãe» (Jo 19, 27). ( )

197. Como é que a Virgem Maria ajuda a Igreja?

967 – 970

Após a Ascensão do Seu Filho, a Virgem Maria ajuda, com as suas orações, as primícias da Igreja e, mesmo depois da sua assunção ao céu, continua a interceder pelos seus filhos, a ser para todos um modelo de fé e de caridade, e a exercer sobre eles um influxo salutar, que nasce da superabundância dos méritos de Cristo. Os fiéis veem nela uma imagem e uma antecipação da ressurreição que os espera, invocando-a como advogada, auxiliadora, socorro, medianeira.

198. Que tipo de culto se presta à Virgem santíssima?

971

É um culto singular, que difere essencialmente do culto de adoração, prestado apenas à Santíssima Trindade. Tal culto de especial veneração encontra uma particular expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, como o santo Rosário, resumo de todo o Evangelho.

199. Como é que a bem-aventurada Virgem Maria é ícone escatológico da Igreja?

972;

974–975

Dirigindo o seu olhar para Maria, santíssima e já glorificada em corpo e alma, a Igreja contempla o que ela própria é chamada a ser na terra e o que será na pátria celeste.

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

210. O que é o purgatório?

1030 – 1031

1054

O purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora seguros da sua salvação eterna, precisam ainda de purificação para entrar na alegria de Deus.

211. Como podemos ajudar a purificação das almas do purgatório?

1032

Em virtude da comunhão dos santos, os fiéis ainda peregrinos na terra podem ajudar as almas do purgatório oferecendo as suas orações de sufrágio, em particular o Sacrifício eucarístico, mas também esmolas, indulgências e obras de penitência.

DIVERSIDADE LITÚRGICA E UNIDADE DO MISTÉRIO

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

247. Porque é que a Igreja celebra o único Mistério de Cristo segundo tradições litúrgicas diferentes?

1200-1204

1207-1209

Porque a insondável riqueza do Mistério de Cristo não pode ser esgotada por uma única tradição litúrgica. Desde as origens, esta riqueza encontrou, nos vários povos e culturas, expressões caracterizadas por uma admirável variedade e complementaridade.

248. Qual é o critério, que assegura a unidade na diversidade?

1209

É a fidelidade à Tradição Apostólica, isto é, à comunhão na fé e nos sacramentos recebidos dos Apóstolos, comunhão que é significada e garantida pela sucessão apostólica. A Igreja é católica: pode, portanto, integrar na sua unidade todas as verdadeiras riquezas das culturas.

249. Na liturgia, tudo é imutável?

1205 – 1206

Na liturgia, sobretudo na dos sacramentos, existem elementos imutáveis, porque de instituição divina, e dos quais a Igreja é guardiã. Existem depois elementos susceptíveis de mudança, que a Igreja tem o poder, e, muitas vezes o dever, de adaptar às culturas dos diferentes povos.

SEGUNDA SECÇÃO

OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

Os sete Sacramentos da Igreja

O Baptismo

a Confirmação

a Eucaristia

a Penitência,

a Unção dos Enfermos

a Ordem o Matrimónio.

O SACRAMENTO DA EUCARISTIA

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

271. O que é a Eucaristia?

1322-1323

1409

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.

272. Quando é que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia?

1323

1337-1340

Instituiu-a na Quinta Feira Santa, «na noite em que foi entregue» (1 Cor 11,23), ao celebrar a Última Ceia com os seus Apóstolos.

273. Como é que a instituiu?

1337-1340

1365, 1406

Depois de reunir os Apóstolos no Cenáculo, Jesus tomou nas suas mãos o pão, partiu-o e deu-lho dizendo: «Tomai e comei todos: isto é o meu corpo entregue por vós». Depois tomou nas suas mãos o cálice do vinho e disse-lhes: «tomai e bebei todos: este é o cálice do meu sangue para a nova e eterna aliança, derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim».

274. O que significa a Eucaristia na vida da Igreja?

1324-1327

1407

É fonte e cume da vida cristã. Na Eucaristia, atingem o auge a acção santificadora de Deus em nosso favor e o nosso culto para com Ele. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são significadas e realizadas na Eucaristia. Pela celebração eucarística unimo-nos desde já à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.

275. Como é chamado este sacramento?

1328 – 1332

A insondável riqueza deste sacramento exprime-se com diferentes nomes que evocam alguns dos seus aspectos particulares. Os mais comuns são: Eucaristia, Santa Missa, Ceia do Senhor, Fracção do pão, Celebração Eucarística, Memorial da paixão, da morte e da ressurreição do Senhor, Santo Sacrifício, Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios, Santíssimo Sacramento do altar, Santa Comunhão.

276. Qual o lugar da Eucaristia no desígnio da salvação?

1333 – 1344

Na Antiga Aliança, a Eucaristia é preanunciada sobretudo na ceia pascal anual, celebrada cada ano pelos judeus com os pães ázimos, para recordar a imprevista e libertadora partida do Egipto. Jesus anuncia-a no seu ensino e institui-a, celebrando com os seus Apóstolos a última Ceia, durante um banquete pascal. A Igreja, fiel ao mandamento do Senhor: «Fazei isto em memória de mim» (1 Cor 11, 24), sempre celebrou a Eucaristia, sobretudo ao Domingo, dia da ressurreição de Jesus.

277. Como se desenrola a celebração da Eucaristia?

1345 – 1355

1408

Desenrola-se em dois grandes momentos que formam um só acto de culto: a liturgia da Palavra, que compreende a proclamação e escuta da Palavra de Deus; e a liturgia eucarística, que compreende a apresentação do pão e do vinho, a oração ou anáfora, que contém as palavras da consagração, e a comunhão.

278. Quem é o ministro da celebração da Eucaristia?

1348

1411

É o sacerdote (Bispo ou presbítero), validamente ordenado, que age na Pessoa de Cristo Cabeça e em nome da Igreja.

279. Quais os elementos essenciais e necessários para realizar a Eucaristia?

1412

São o pão de trigo e o vinho da videira.

280. Como é que a Eucaristia é memorial do sacrifício de Cristo?

1362– 1367

A eucaristia é memorial no sentido que torna presente e actual o sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai, uma vez por todas, na cruz, em favor da humanidade. O carácter sacrificial da Eucaristia manifesta-se nas próprias palavras da instituição: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós» e «este cálice é a nova aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós» (Lc 22,19-20). O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Idênticos são a vítima e Aquele que oferece, diverso é só o modo de oferecer-se: cruento na cruz, incruento na Eucaristia.

281. Como é que a Igreja participa no sacrifício eucarístico?

1368 – 1372

1414

Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do seu Corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho são unidos aos de Cristo. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida por todos os fiéis vivos e defuntos, em reparação dos pecados de todos os homens e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais. A Igreja do céu está unida também à oferta de Cristo.

282. Como é que Jesus está presente na Eucaristia?

1373 – 1375

1413

Jesus Cristo está presente na Eucaristia dum modo único e incomparável. De facto, está presente de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está presente em modo sacramental, isto é, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo completo: Deus e homem.

283. Que significa transubstanciação?

1376 – 1377

1413

Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Esta conversão realiza-se na oração eucarística mediante a eficácia da palavra de Cristo e a acção do Espírito Santo. Todavia as características sensíveis do pão e do vinho, isto é as «espécies eucarísticas», permanecem inalteradas.

284. A fracção do pão divide Cristo?

1377

A fracção do pão não divide Cristo: Ele está presente todo inteiro em cada uma das espécies eucarísticas e em cada uma das suas partes.

285. Até quando continua a presença eucarística de Cristo?

1377

Ela continua enquanto subsistem as espécies eucarísticas.

286. Que tipo de culto é devido ao sacramento da Eucaristia?

1378 – 1381

1418

É devido o culto de latria, isto é, de adoração reservado só a Deus quer durante a celebração eucarística quer fora dela. De facto, a Igreja conserva com a maior diligência as Hóstias consagradas, leva-as aos enfermos e às pessoas impossibilitadas de participar na Santa Missa, apresenta-as à solene adoração dos fiéis, leva-as em procissão e convida à visita frequente e à adoração do Santíssimo Sacramento conservado no tabernáculo.

287. Porque é que a Eucaristia é banquete pascal?

1382 – 1384

1391 – 1396

A Eucaristia é o banquete pascal, porque Cristo, pela realização sacramental da sua Páscoa, nos dá o seu Corpo e o seu Sangue, oferecidos como alimento e bebida, e nos une a si e entre nós no seu sacrifício.

288. Que significa o altar?

1383

1410

O altar é o símbolo do próprio Cristo, presente como vítima sacrificial (altar- sacrifício da cruz) e como alimento celeste que se nos dá (altar-mesa eucarística).

289. Quando é que a Igreja obriga a participar na santa Missa?

1389

1417

A Igreja obriga os fiéis a participar na santa Missa cada Domingo e nas festas de preceito, e recomenda a participação nela também nos outros dias.

290. Quando se deve comungar?

1389

A Igreja recomenda aos fiéis que participam na santa Missa que também recebam, com as devidas disposições, a sagrada Comunhão, prescrevendo a obrigação de a receber ao menos pela Páscoa.

291. Que se requer para receber a sagrada Comunhão?

1385–1389;

1415

Para receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à Igreja católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes da Comunhão. São também importante o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes), como sinal de respeito para com Cristo.

292. Quais são os frutos da sagrada Comunhão?

1391 – 1397

1416

A sagrada Comunhão aumenta a nossa união com Cristo e com a sua Igreja, conserva e renova a vida da graça recebida no Baptismo e no Crisma, e faz-nos crescer no amor para com o próximo. Fortalecendo-nos na caridade, perdoa os pecados veniais e preserva-nos dos pecados mortais, no futuro.

293. Quando é possível administrar a sagrada Comunhão aos outros cristãos?

1398-1401

Os ministros católicos administram licitamente a sagrada comunhão aos membros das Igrejas orientais que não têm plena comunhão com a Igreja católica, sempre que estes espontaneamente a peçam e com as devidas disposições.

No que se refere aos membros doutras Comunidades eclesiais, os ministros católicos administram licitamente a sagrada comunhão aos fiéis, que, por motivos graves, a peçam espontaneamente, tenham as devidas disposições e manifestem a fé católica acerca do sacramento.

294. Porque é que a Eucaristia é «penhor da futura glória»?

1402 – 1405

Porque a Eucaristia nos enche das graças e bênçãos do Céu, fortalece-nos para a peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna, unindo-nos desde já a Cristo, sentado à direita do Pai, à Igreja do Céu, à santíssima Virgem e a todos os santos.

Na Eucaristia, partimos «o mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver eternamente em Jesus Cristo» (S. Inácio de Antioquia).

«O que o nosso espírito, quer dizer, a nossa alma, é para os nossos membros, o Espírito Santo é-o para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja» (S. Agostinho).

597. Porque concluímos pedindo: «Mas livra-nos do Mal»?

2850-2854

2864

O Mal indica a pessoa de Satanás que se opõe a Deus e que é «o sedutor de toda a terra» (Ap12, 9). A vitória sobre o diabo já foi alcançada por Cristo. Mas nós pedimos para que a família humana seja libertada de Satanás e das suas obras. Pedimos também o dom precioso da paz e a graça da esperança perseverante da vinda de Cristo, que nos libertará definitivamente do Maligno.

598. O que significa o Ámen final?

2855 - 2856

2865

«Depois, acabada a oração, tu dizes: Ámen, corroborando com o Ámen, que significa “Assim seja, que isso se faça”, tudo o que está contido na «oração que Deus nos ensinou»(S. Cirilo de Jerusalém).

APÊNDICE

A) ORAÇÕES COMUNS

B) FÓRMULAS DE DOUTRINA CATÓLICA

A) ORAÇÕES COMUNS

Sinal da Cruz

Em nome do Pai e do Filho

e do Espírito Santo. Ámen.

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho

e ao Espírito Santo.

Como era, no princípio,

agora e sempre.

Ámen.

Avé Maria

Avé Maria, cheia de graça,

o Senhor é convosco,

bendita sois vós entre as mulheres

e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,

rogai por nós pecadores,

agora e na hora da nossa morte. Ámen

Ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

pois que a ti me confiou a Piedade divina,

hoje e sempre

me governa, rege, guarda e ilumina.

Ámen.

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso

Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso

Entre os esplendores da luz perpétua.

Descansem em paz. Ámen.

Angelus (A Trindades)

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria

R. E Ela concebeu pelo Espírito Santo

Avé Maria...

V. Eis a escrava do Senhor.

R. Faça-se em mim,

segundo a Vossa palavra.

Avé Maria....

V. E o Verbo Divino encarnou.

R. E habitou entre nós.

Avé Maria.......

V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Oremos:

Infundi, Senhor, a vossa graça, em nossas almas,

para que nós, que, pela anunciação do Anjo,

conhecemos a encarnação de Cristo,

vosso Filho,

pela sua paixão e morte na cruz,

sejamos conduzidos à glória da Ressurreição.

Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Ámen.

Rainha do Céu

(no Tempo Pascal)

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!

Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!

Ressuscitou como disse. Aleluia!

Rogai por nós a Deus. Aleluia!

D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!

C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

Oremos.

Ó Deus, que enchestes o mundo de alegria

com a ressurreição do Vosso Filho, nosso

Senhor Jesus Cristo,

concedei, nós vo-lo pedimos,

que pela intercessão da Virgem Maria,

Sua Mãe,

alcancemos as alegrias da vida eterna.

Por Cristo, Senhor nosso.

Salvé Rainha

Salvé, Rainha,

mãe de misericórdia,

vida, doçura, esperança nossa, salve!

A Vós bradamos,

os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,

esses Vossos olhos misericordiosos

a nós volvei.

E, depois deste desterro,

nos mostrai Jesus, bendito fruto

do Vosso ventre.

Ó clemente, ó piedosa,

ó doce Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Magnificat

A minha alma glorifica ao Senhor

e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:

de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:

Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração

sobre aqueles que O temem.

Manifestou o poder do seu braço

e dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos

e exaltou os humildes.

Aos famintos encheu de bens

e aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu Israel seu servo,

lembrado da sua misericórdia,

como tinha prometido a nossos pais,

a Abraão e à sua descendência

para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho

e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre.

Ámen.

Sob a Tua Protecção

À Vossa protecção, recorremos,

Santa Mãe de Deus;

não desprezeis as nossas súplicas

em nossas necessidades;

mas livrai-nos

de todos os perigos,

ó Virgem gloriosa e bendita.

Benedictus

Bendito o Senhor Deus de Israel

que visitou e redimiu o seu povo,

e nos deu um Salvador poderoso

na casa de David, seu servo,

conforme prometeu pela boca

dos seus santos,

os profetas dos tempos antigos,

para nos libertar dos nossos inimigos,

e das mãos daqueles que nos odeiam.

Para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais,

recordando a sua sagrada aliança,

e o juramento que fizera a Abraão,

nosso pai,

que nos havia de conceder esta graça:

de O servirmos um dia, sem temor,

livres das mãos dos nossos inimigos,

em santidade e justiça, na sua presença,

todos os dias da nossa vida.

E tu, menino, serás chamado profeta

do Altíssimo,

porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,

para dar a conhecer ao seu povo a salvação

pela remissão dos seus pecados,

graças ao coração misericordioso

do nosso Deus,

que das alturas nos visita

como sol nascente,

para iluminar os que jazem nas trevas

e na sombra da morte

e dirigir os nossos passos no caminho da paz.

Glória ao Pai e ao Filho

e ao Espírito Santo.

Como era no princípio,

agora e sempre. Ámen.

Te Deum

Nós Vos louvamos, ó Deus,

nós Vos bendizemos, Senhor.

Toda a terra Vos adora,

Pai eterno e omnipotente.

Os Anjos, os Céus

e todas as Potestades,

os Querubins e os Serafins

Vos aclamam sem cessar:

Santo, Santo, Santo,

Senhor Deus do Universo,

o céu e a terra proclamam a vossa glória.

O coro glorioso dos Apóstolos,

a falange venerável dos Profetas,

o exército resplandecente dos Mártires

cantam os vossos louvores.

A santa Igreja anuncia por toda a terra

a glória do vosso nome:

Deus de infinita majestade,

Pai, Filho e Espírito Santo.

Senhor Jesus Cristo, Rei da glória,

Filho do Eterno Pai,

para salvar o homem, tomastes

a condição humana no seio da Virgem Maria.

Vós despedaçastes as cadeias da morte

e abristes as portas do céu.

Vós estais sentado à direita de Deus,

na glória do Pai,

e de novo haveis de vir para julgar

os vivos e os mortos.

Socorrei os vossos servos, Senhor,

que remistes com vosso Sangue precioso;

e recebei-os na luz da glória,

na assembleia dos vossos Santos.

Salvai o vosso povo, Senhor,

e abençoai a vossa herança;

sede o seu pastor e guia através dos tempos

e conduzi-o às fontes da vida eterna.

Nós Vos bendiremos todos os dias da nossa vida

e louvaremos para sempre o vosso nome.

Dignai-Vos, Senhor, neste dia, livrar-nos do pecado.

Tende piedade de nós,

Senhor, tende piedade de nós.

Desça sobre nós a vossa misericórdia,

Porque em Vós esperamos.

Em Vós espero, meu Deus,

não serei confundido eternamente.

Veni Creator Spiritus

Vem, ó Espírito Santo,

E da tua luz celeste

Soltando raios piedosos

Nossos ânimos reveste.

Pai carinhoso dos pobres.

Distribuidor da riqueza,

Vem, ó luz dos corações,

Amparar a natureza.

Vem, Consolador supremo,

Das almas hóspede amável,

Suavíssimo refrigério

Do mortal insaciável.

És no trabalho descanso,

Refresco na calma ardente;

És no pranto doce alívio

De um ânimo penitente.

Suave origem do bem,

Ó fonte da luz divina,

Enche nossos corações,

Nossas almas ilumina.

Sem o teu celeste influxo,

No mortal nada há perfeito;

A tudo quanto é nocivo

Está o homem sujeito.

Lava o que nele há de impuro,

Quanto há de árido humedece;

Sara-lhe quanto é moléstia,

Quanto na vida padece.

O que há de dureza abranda,

O que há de mais frio aquece;

Endireita o desvairado

Que o caminho desconhece.

Os sete dons com que alentas

Os que humildes te confessam,

Aos teus devotos concede

Sempre fiéis to mereçam.

Por virtudes merecidas,

Dá-lhes fim que leve aos Céus;

Dá-lhes eternas delícias

Que aos bons prometes, meu Deus.

Vem, Espírito Santo

(Sequência de Pentecostes)

Vinde, ó santo Espírito,

vinde Amor ardente,

acendei na terra vossa luz fulgente.

Vinde, Pai dos pobres:

na dor e aflições,

vinde encher de gozo

nossos corações.

Benfeitor supremo

em todo o momento,

habitando em nós

sois o nosso alento.

Descanso na luta

e na paz encanto,

no calor sois brisa,

conforto no pranto.

Luz de santidade,

que no Céu ardeis,

abrasai as almas

dos vossos fiéis,

Sem a vossa força

e favor clemente,

nada há no homem

que seja inocente.

Lavai nossas manchas,

a aridez regai,

sarai os enfermos

e a todos salvai.

Abrandai durezas

para os caminhantes,

animai os tristes,

guiai os errantes.

Vossos sete dons

concedei à alma

do que em Vós confia:

Virtude na vida,

amparo na morte,

no Céu alegria.

Alma de Cristo

Alma de Cristo, santificai-me.

Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me.

Água do lado de Cristo, lavai-me

Paixão de Cristo, confortai-me.

Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro das Vossas chagas, escondei-me.

Não permitais que eu me separe de Vós.

Do inimigo maligno defendei-me.

Na hora da minha morte, chamai-me.

Mandai-me ir para Vós,

Para que Vos louve com os Vossos Santos

Pelos séculos dos séculos. Ámen.

Lembrai-vos

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,

que nunca se ouviu dizer que algum

daqueles que tenha recorrido à Vossa protecção,

implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, de igual confiança,

a Vós, Virgem entre todas singular,

como a Mãe recorro, de Vós me valho,

e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro aos Vossos pés.

Não desprezeis as minhas súplicas,

ó Mãe do Filho de Deus humanado,

mas dignai- Vos de as ouvir propícia

e de me alcançar o que Vos rogo. Ámen.

Rosário

Mistérios Gozosos

(Segundas e Sábados)

A anunciação do Anjo à Virgem Maria.

A visita de Maria a Santa Isabel.

O nascimento de Jesus em Belém.

A apresentação de Jesus no Templo.

A perda e encontro de Jesus no Templo.

Mistérios da Luz

(Quintas Feiras)

O baptismo de Jesus no Jordão.

A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná.

O anúncio do Reino e o convite à conversão.

A transfiguração de Jesus no Tabor.

A instituição da Eucaristia.

Mistérios Dolorosos

(Terças e Sextas)

Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

Flagelação de Jesus, preso à coluna.

Coroação de espinhos.

Jesus carrega a cruz a caminho do Calvário.

Jesus é crucificado e morre na cruz.

Mistérios Gloriosos

(Quartas e Domingo )

A ressurreição de Jesus.

A ascensão de Jesus ao céu.

A descida do Espírito Santo.

A assunção da Santíssima Virgem ao céu.

A coroação de Nossa Senhora,

como Rainha do céu e da terra.

Oração no fim do Santo Rosário

D./ Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

C./ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Deus, que, pela vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Unigénito, nos adquiristes o prémio da salvação eterna: concedei-nos, Vos pedimos, que venerando os mistérios do santíssimo Rosário da Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e alcancemos o que eles prometem. Por Cristo Senhor nosso. Ámen.

Oração do Incenso

(Tradição Copta)

Ó Rei da paz, concedei-nos a Vossa paz e perdoai os nossos pecados. Afugentai os inimigos da Igreja e defendei-a, para que não pereça. O Emanuel, nosso Deus, está no meio de nós na glória do Pai e do Espírito Santo. Ele nos abençoe, purifique o nosso coração e cure as doenças da alma e do corpo. Nós Vos adoramos, ó Cristo, com o Vosso Pai misericordioso e o Espírito Santo, porque viestes até junto de nós e nos salvastes.

Oração de «Adeus ao Altar», antes de deixar a Igreja após a liturgia

(Tradição Siro-Maronita)

Permanece em paz, ó Altar de Deus. A oblação que de ti recebi me sirva para remissão das ofensas e perdão dos pecados, e me obtenha a graça de comparecer diante do tribunal de Cristo sem condenação e sem confusão. Não sei se me será concedido voltar e oferecer sobre ti um outro Sacrifício. Protegei-me, Senhor, e conservai a Vossa Igreja, como caminho de verdade e salvação. Ámen.

Oração pelos Defuntos

(Tradição bizantina)

Ó Deus dos espíritos e de toda a carne, que vencestes a morte, aniquilastes o diabo e destes a vida ao mundo; Vós, ó Senhor, concedei à alma do Vosso servo N. defunto o descanso num lugar luminoso, num lugar verdejante, num lugar de frescura, onde não há sofrimento, dor e gemidos.

Porque sois um Deus bom e misericordioso, perdoai toda a culpa por ele cometida em palavras, obras ou pensamentos, uma vez que não há homem que não peque, que só Vós sois sem pecado, a Vossa justiça é justiça eterna e a Vossa palavra é a verdade.

Vós que sois a ressurreição, a vida e o repouso do Vosso servo N. defunto, ó Cristo nosso Deus, nós Vos damos glória, em comunhão com o Vosso Pai ingénito e com o Vosso santíssimo bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Descanse em paz. Ámen.

Acto de Fé

Meu Deus, eu creio tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja nos ensina, porque não podeis enganar-Vos nem enganar-nos.

E, expressamente, creio em Vós, único e verdadeiro Deus em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo; e creio em Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado por nós, e que a cada um dará, segundo as suas obras, o prémio ou o castigo eterno. Nesta fé quero viver e morrer.

Senhor, aumentai a minha fé. Ámen.

Acto de Esperança

Meu Deus, porque sois omnipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo às Vossas promessas, eu espero da Vossa bondade que, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, nosso Salvador, me dareis a vida eterna e as graças necessárias para a alcançar, como prometestes aos que praticassem as boas obras, que eu me proponho realizar ajudado com o auxílio da Vossa divina graça. Senhor, minha esperança, na qual quero viver e morrer: jamais serei confundido. Ámen.

Acto de Caridade

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, eu Vos amo de todo o meu coração, a exemplo de Jesus; e, por Vosso amor, amo também o meu próximo como a mim mesmo. Senhor, fazei que eu Vos ame cada vez mais. Ámen.

Acto de Contrição

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

Signum Crucis

In nómine Patris

et Filii

et Spíritus Sancii. Amen.

Gloria Patri

Glória Patri

et Fílio

et Spirítui Sancto.

Sicut erat in princípio,

et nunc et semper

et in sǽcula sæculórum. Amen.

Ave, Maria

Ave, Maria, grátia plena,

Dóminus tecum.

Benedícta tu in muliéribus,

et benedíctus fructus ventris tui, Iesus.

Sancta María, Mater Dei,

ora pro nobis peccatóribus, nunc et in hora mortis nostræ.

Amen.

Angele Dei

Ángele Dei,

qui custos es mei,

me, tibi commíssum pietáte supérna,

illúmina, custódi,

rege et gubérna.

Amen.

Requiem Æternam

Réquiem ætérnam dona eis, Dómine,

et lux perpétua lúceat eis.

Requiéscant in pace. Amen.

Angelus Domini

Ángelus Dómini

nuntiávit Mariæ.

Et concépit

de Spíritu Sancto.

Ave, María...

Ecce ancílla Dómini.

Fiat mihi secúndum

verbum tuum.

Ave, María...

Et Verbum caro factum est.

Et habitávit in nobis.

Ave, Maria...

Ora pro nobis, sancta Dei génetrix.

Ut digni efficiámur

promissiónibus Christi.

Orémus.

Grátiam tuam, quǽsumus,

Dómine, méntibus nostris infunde;

ut qui, Ángelo nuntiánte,

Christi Fílii tui incarnatiónem

cognóvimus,

per passiónem eius et crucem,

ad resurrectiónis glóriam perducámur.

Per eúndem Christum

Dóminum nostrum. Amen.

Glória Patri...

Regina Cæli

Regína cæli lætáre,

allelúia.

Quia quelli merúisti portáre,

allelúia.

Resurréxit, sicut dixit,

allelúia.

Ora pro nobis Deum,

allelúia.

Gaude et lætáre, Virgo María,

allelúia.

Quia surréxit Dominus vere,

allelúia.

Orémus.

Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Iesu Christi mundum lætificáre dignátus es, præsta, quǽsumus, ut per eius Genetrícem Virginem Maríam perpétuæ capiámus gáudia vitæ.

Per Christum Dóminum nostrum. Amen.

Salve, Regina

Salve, Regína,

Mater misericórdiæ,

vita, dulcédo et spes nostra, salve.

Ad te clamámus,

éxsules filii Evæ.

Ad te suspirámus geméntes et flentes

in hac lacrimárum valle.

Eia ergo, advocáta nostra,

illos tuos misericórdes óculos

ad nos convérte.

Et Iesum benedíctum fructum

ventris tui,

nobis, posi hoc exsílium, osténde.

O clemens, o pia, o dulcis Virgo María!

Magnificat

Magníficat ánima mea Dóminum,

et exsultávit spíritus meus

in Deo salvatóre meo,

quia respéxit humilitátem

ancíllæ suæ.

Ecce enim ex hoc beátam

me dicent omnes generatiónes,

quia fecit mihi magna,

qui potens est,

et sanctum nomen eius,

et misericórdia eius in progénies

et progénies timéntibus eum.

Fecit poténtiam in bráchio suo,

dispérsit supérbos mente cordis sui;

depósuit poténtes de sede

et exaltávit húmiles.

Esuriéntes implévit bonis

et divites dimisit inanes.

Suscépit Ísrael púerum suum,

recordátus misericórdiæ,

sicut locútus est ad patres nostros,

Àbraham et sémini eius in sǽcula.

Glória Patri et Fílio

et Spirítui Sancto.

Sicut erat in princípio,

et nunc et semper,

et in sǽcula sæculórum.

Amen.

Sub tuum præsidium

Sub tuum præsídium confúgimus,

sancta Dei Génetrix;

nostras deprecatiónes ne despícias

in necessitátibus;

sed a perículis cunctis

líbera nos semper,

Virgo gloriósa et benedícta.

Benedictus

Benedíctus Dóminus, Deus Ísrael,

quia visitávit

et fecit redemptiónem plebi suæ,

et eréxit cornu salútis nobis

in domo David púeri sui,

sieut locútus est per os sanctórum,

qui a sæculo sunt, prophetárum eius,

salútem ex inimícis nostris

et de manu ómnium,

qui odérunt nos;

ad faciéndam misericórdiam

eum pátribus nostris

et memorári testaménti sui sancti,

iusiurándum, quod iurávit

ad Ábraham patrem nostrum,

datúrum se nobis,

ut sine timóre,

de manu inimicórum liberáti,

serviámus illi

in sanetitáte et iustítia coram ipso

omnibus diébus nostris.

Et tu, puer,

prophéta Altíssimi vocáberis:

præíbis enim ante fáciem Dómini

paráre vias eius,

ad dandam sciéntiam salútis

plebi eius

in remissiònem peccatòrum eòrum,

per víscera misericòrdiæ Dei nostri,

in quibus visitábit nos óriens ex alto,

illumináre his, qui in ténebris

et in umbra mortis sedent,

ad dirigéndos pedes nostros

in viam pacis.

Glória Patri et Fílio

et Spirítui Sancto.

Sicut erat in princípio,

et nunc

et semper,

et in sǽcula sæculòrum. Amen.

Te Deum

Te Deum laudámus:

te Dóminum confitémur.

Te ætérnum Patrem,

omnis terra venerátur.

tibi omnes ángeli,

tibi cæli

et univérsæ potestátes:

tibi chérubim et séraphim

incessábili voce proclámant:

Sanctus, Sanctus, Sanctus,

Dòminus Deus Sábaoth.

Pleni sunt cæli et terra

maiestátis glóriæ tuæ.

Te gloriòsus

apostolòrum chorus,

te prophetárum

laudábilis númerus,

te mártyrum candidátus

laudat exércitus.

Te per orbem terrarum

sancta confitétur Ecclésia,

Patrem imménsæ maiestátis;

venerándum tuum verum

et únicum Filium;

Sanctum quoque

Paráclitum Spíritum.

Tu rex glòriæ, Christe.

Tu Patris sempitérnus es Filius.

Tu, ad liberándum susceptúrus

hóminem,

non horrúisti Virginis úterum.

Tu, devícto mortis acúleo,

aperuísti credéntibus regna cælórum.

Tu ad déxteram Dei sedes,

in glória Patris.

Iudex créderis esse ventúrus.

Te ergo quǽsumus,

tuis famulis súbveni,

quos pretiòso sanguine redemísti.

Ætérna fac curo sanctis tuis

in glória numerári.

Salvum fac pópulum tuum, Dómine,

et bénedic hereditáti tuæ.

Et rege eos, et extólle illos

usque in ætérnum.

Per síngulos dies benedícimus te;

et laudámus nomen tuum

in sǽculum, et in sǽculum sǽculi.

Dignáre, Dòmine,

die isto sine peccáto nos custodíre.

Miserére nostri, Dómine, miserére nostri.

Fiat misericórdia tua,

Dómine, super nos,

quemádmodum sperávimus in te.

In te, Dómine, sperávi:

non confúndar in ætérnum.

Veni, Creator Spiritus

Veni, creátor Spíritus,

mentes tuòrum vísita,

imple supérna grátia,

quæ tu creásti péctora.

Qui díceris Paráclitus,

altíssimi donum Dei,

fons vivus, ignis, cáritas,

et spiritális únctio.

Tu septifòrmis múnere,

dígitus patérnæ déxteræ,

tu rite promíssum Patris,

sermóne ditans gúttura.

Accénde lumen sénsibus,

infúnde amórem córdibus,

infírma nostri córporis

virtúte firmans pérpeti.

Hostem repéllas lóngius

pacémque dones prótinus;

ductóre sic te prævio

vitémus omne nóxium.

Per Te sciámus da Patrem

noscámus atque Fílium,

teque utriúsque Spíritum

credámus omni témpore.

Deo Patri sit glória,

et Fílio, qui a mórtuis

surréxit, ac Parác1ito,

in sæculórum sǽcula. Amen.

Veni, Sancte Spiritus

Veni, Sancte Spíritus,

et emítte cǽlitus

lucis tuæ rádium.

Veni, pater páuperum,

veni, dator múnerum,

veni, lumen córdium.

Consolátor óptime,

dulcis hospes ánimæ,

dulce refrigérium.

In labóre réquies,

in æstu tempéries,

in fletu solácium.

O lux beatíssima,

reple cordis íntima

tuórum fidélium.

Sine tuo númine,

nihil est in hómine

nihil est innóxium.

Lava quod est sórdidum,

riga quod est áridum,

sana quod est sáueium.

Flecte quod est rígidum,

fove quod est frígidum,

rege quod est dévium.

Da tuis fidélibus,

in te confidéntibus,

sacrum septenárium.

Da virtútis méritum,

da salútis éxitum,

da perénne gáudium.

Amen.

Anima Christi

Ánima Christi, sanctífica me.

Corpus Christi, salva me.

Sanguis Christi, inébria me,

Aqua láteris Christi, lava me.

Pássio Christi, confórta me,

O bone Iesu, exáudi me.

Intra tua vúlnera abscónde me.

Ne permíttas me separári a te.

Ab hoste malígno defénde me.

In hora mortis meæ voca me.

Et iube me veníre ad te,

ut cum Sanctis tuis laudem te

in sǽcula sæculórum.

Amen.

Memorare

Memoráre, o piíssima Virgo María, non esse auditum a sǽculo, quemquam ad tua curréntem præsidia, tua implorántem auxilia, tua peténtem suffrágia, esse derelíctum. Ego tali animátus confidéntia, ad te, Virgo Virginum, Mater, curro, ad te vénio, coram te gemens peccator assisto. Noli, Mater Verbi, verba mea despícere; sed áudi propitia et exáudi.

Amen.

Rosarium

Mystéria gaudiosa

(in feria secunda et sabbato)

Annuntiátio.

Visitátio.

Natívitas.

Præsentátio.

Invéntio in Tempio.

(in feria quinta)

Baptísma apud Iordánem.

Autorevelátio apud Cananénse

matrimónium.

Regni Dei proclamátio

coniúcta cum invitaménto

ad conversiónem.

Transfigurátio.

Eucharístiæ Institútio.

Mystéria dolorósa

(in feria tertia et feria sexta)

Agonía in Hortu.

Flagellátio.

Coronátio Spinis.

Baiulátio Crucis.

Crucifíxio et Mors.

Mystéria gloriósa

(in feria quarta et Dorninica)

Resurréctio.

Ascénsio.

Descénsus Spíritus Sancti.

Assúmptio.

Coronátio in Cælo.

Oratio ad finem Rosarii dicenda

Ora pro nobis, sancta Dei génetrix.

Ut digni efficiámur

promissiónibus Christi.

Orémus.

Deus, cuius Unigénitus per vitam, mortem et resurrectiónem suam nobis salútis ætérnæ prǽmia comparávit, concéde, quǽsumus: ut hæc mystéria sacratíssimo beátæ Maríæ Virginis Rosário recoléntes, et imitémur quod cóntinent, et quod promíttunt assequámur. Per Christum Dóminum nostrum. Amen.

Actus fidei

Dómine Deus, firma fide credo et confíteor ómnia et síngula quæ sancta Ecclésia Cathólica propónit, quia tu, Deus, ea ómnia revelásti, qui es ætérna véritas et sapiéntia quæ nec fállere nec falli potest.

In hac fíde vívere et mori státuo. Amen.

Actus spei

Dómine Deus, spero per grátiam tuam remissiónem ómnium peccatórum, et post hanc vitam ætérnam felicitátem me esse consecutúrum: quia tu promisísti, qui es infiníte potens, fidélis, benígnus, et miséricors.

In hac spe vívere et mori státuo.

Amen.

Actus caritatis

Dómine Deus, amo te super ómnia et próximum meum propter te, quia tu es summum, infinítum, et perfectíssimum bonum, omni dilectióne dignum. In hac caritáte vívere et mori státuo. Amen.

Actus contritionis

Deus meus, ex toto corde pǽnitet me ómnium meórum peccatórum, éaque detéstor, quia peccándo, non solum pœnas a te iuste statútas proméritus sum, sed præsértim quia offéndi te, summum bonum, ac dignum qui super ómnia diligáris. Ideo fírmiter propóno, adiuvánte grátia tua, de cétero me non peccatúrum peccandíque occasiónes próximas fugitúrum. Amen.

B) FÓRMULAS DE DOUTRINA CATÓLICA

Os dois mandamentos de caridade

1. Amarás o Senhor teu Deus,

com todo o teu coração,

com toda a tua alma

e com toda a tua mente.

2. Amarás ao próximo como a ti mesmo.

A regra de ouro (Mt 7, 12)

Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também.

As Bem-aventuranças (Mt 5, 3-12)

Bem-aventurados os pobres em espírito,

porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram,

porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos,

porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,

porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos,

porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração,

porque verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores,

porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça,

porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados sereis quando vos insultarem,

vos perseguirem e, mentindo,

disserem toda a espécie de calúnias contra vós.

Alegrai-vos e exultai,

porque será grande a vossa recompensa nos céus.

As três virtudes teologais:

1. Fé

2. Esperança

3. Caridade.

As quatro virtudes cardeais:

1. Prudência

2. Justiça

3. Fortaleza

4. Temperança.

Os sete dons do Espírito Santo:

1. Sabedoria

2. Entendimento

3. Conselho

4. Fortaleza

5. Ciência

6. Piedade

7. Temor de Deus.

Os doze frutos do Espírito Santo:

1. Amor

2. Alegria

3. Paz

4. Paciência

5. Longanimidade

6. Benignidade

7. Bondade

8. Mansidão

9. Fé

10. Modéstia

11. Continência

12. Castidade.

Os cinco preceitos da Igreja:

1. Participar na Missa, aos domingos e festas de guarda e abster-se de trabalhos e actividades que impeçam a santificação desses dias.

2. Confessar os pecados ao menos uma vez cada ano.

3. Comungar o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa.

4. Guardar a abstinência e jejuar nos dias determinados pela Igreja.

5. Contribuir para as necessidades materiais da Igreja, segundo as possibilidades.

As sete obras de misericórdia corporais:

1. Dar de comer a quem tem fome

2. Dar de beber a quem tem sede

3. Vestir os nus

4. Dar pousada aos peregrinos

5. Visitar os enfermos

6. Visitar os presos

7. Enterrar os mortos.

As sete obras de misericórdia espirituais:

1. Dar bons conselhos

2. Ensinar os ignorantes

3. Corrigir os que erram

4. Consolar os tristes

5. Perdoar as injúrias

6. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo

7. Rezar a Deus por vivos e defuntos.

Os sete pecados capitais:

1. Soberba

2. Avareza

3. Luxúria

4. Ira

5. Gula

6. Inveja

7. Preguiça.

Os quatro novíssimos:

1. Morte

2. Juízo

3. Inferno

4. Paraíso.

________________________________________

ABREVIATURAS BÍBLICAS

Ap Apocalipse de João

Act Actos dos Apóstolos

Cl Epístola aos Colossenses

1 Cor 1ª Epístola aos Coríntios

2 Cor 2ª Epístola aos Coríntios

Dt Livro do Deuteronómio

Ef Epístola aos Efésios

Ex Livro do Êxodo

Ez Profecia de Ezequiel

Fl Epístola aos Filipenses

Gl Epístola aos Gálatas

Gn Livro do Génesis

Heb Epístola aos Hebreus

Is Livro de Isaías

Jo Evangelho segundo S. João

1 Jo 1ª Epístola de S. João

Lc Evangelho segundo S. Lucas

2 Mac 2º Livro dos Macabeus

Mc Evangelho segundo S. Marcos

Mt Evangelho segundo S. Mateus

1 Pe 1ª Epístola de S. Pedro

2 Pe 2ª Epístola de S. Pedro

1 Rs 1º Livro dos Reis

Rm Epístola aos Romanos

Sl Livro dos Salmos

Tg Epístola de S. Tiago

1 Ts 1ª Epístola aos Tessalonicenses

1 Tm 1ª Epístola a Timóteo

2 Tm 2ª Epístola a Timóteo

Tt Epístola a Tito

FONTE:

J B Pereira e http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html
Enviado por J B Pereira em 04/09/2018
Reeditado em 04/09/2018
Código do texto: T6438820
Classificação de conteúdo: seguro