VOU-ME EMBORA PARA VALI OÃS CRICOSFAN...

Nasci num lar composto por Minha Avó Materna, Minha Mãe, Minha Tia Materna e Meus meio-irmãos (um menino e uma menina). Minha avó, uma kariri, sequestrada de sua aldeia, quando criança e criada por agricultores ‘bem-de-vida’, odiava igrejas, de qualquer tipo. Dizia que só ao passar em frente a uma igreja, sua cabeça doía de estourar! Minha mãe, sua filha, era mestra de reisado e guerreiro. .. até ficar grávida pela terceira vez (eu estava a caminho). Minha tia, até onde lembro, era uma jovem trabalhadora, amorosa com a mãe, a irmã e os sobrinhos. Calada feito uma ostra. Meus irmãos... bom, eram meus irmãos, sem meio termo (até se tornarem adultos). Fui criada ouvindo falar em Deus, Jesus, Maria, Anjos e Santos. Desenvolvi uma forma muito minha de ver o mundo e seu conteúdo... nominar, encarar, amar, temer pessoas, coisas e situações. Quando alguém falava em Deus, eu só conseguia ver uma mulher linda e afetuosa... parecendo Minha Avó. Quando se falava sobre o demônio ou o inferno, eu só conseguia enxergar um fosso profundo com várias bifurcações... escuro, sombrio em amarelo, preto e marrom (eu odiava essas cores, me lembravam a estiagem). Aprendi que havia um Papa-figo e um Velho do Surrão... de cabelos longos e barbas compridas. Ficava apavorada quando era obrigada a olhar para a imagem de Jesus Cristo na igreja. Pra mim, ele era o Papa-figo e o Velho do Surrão que sequestrava as criancinhas. Aprendi que quando criança morria, virava anjinho, com asa e tudo e ia pro céu, pros pés de Nossa Senhora... tudo isso era minha mãe, agora católica, quem me ensinava. Fui crescendo e observando... a história é longa e cansativa, chata mesmo. Resumindo, hoje aos 60 anos, adoro ler quase tudo que me cai nas mãos... continuar lendo são outros quinhentos. Igual àquele tempo, odeio a ideia de que pra acabar, a vida precise de um motivo (doença, acidente, assassinato) e se era pra morrer, qual é a graça em haver nascido? Que o mesmo Deus que fala de misericórdia e livre-arbítrio, dizem, nos castiga. Que Amor Incondicional é o Amor de Deus, pregado por milhões de pessoas preconceituosas ao extremo. Creio que ... vou-me embora pra Vali Oãs Cricosfan! Lugar que não consta em nenhum mapa, logo ali... a meio caminho de Pasárgada. Lugar destrambelhado, esse mundo. Eu hein?!

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 05/08/2018
Reeditado em 02/03/2022
Código do texto: T6410635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.