Da Miséria a Honradez.

" A vida é assim: Há dias de muito lamento e dias, também, de riso largo, de comemorar, agradecer, ou até dia de mudança, de uma nova vida.

Analisando a história de Mefibosete, filho de Jônathas, filho do Rei Saul da Bíblia, você percebe que ele sofreu muitíssimo. Era o que, diríamos, um filho do Rei, mas desmerecido pelas circunstâncias, pois era coxo, manco, aleijado de ambos os pés, abandonado pelo seu pai, e desamparado por Deus, será? Claro que não. Tudo, na verdade, não passava de um plano do Senhor, para, na hora certa, cumprir o seu desígnio em sua vida.

Vejamos: Mefibosete nasceu são, mas a sua mãe faleceu em seu parto, por isso seu pai, Jônathas, o abandonara a partir de então. Por enquanto ele vivia com seus avô, o rei Saul, à época. Ocorre que, em virtude das invasões e guerras, o rei Saul, atual rei de Israel, sem contar mais com o profeta Samuel, o qual morrera, abandonara a sua fé ao Senhor Deus e até buscou feitiçaria para saber acerca das decisões que deveria tomar, o que aborreceu o Todo Poderoso. Isso só mostrou o quão longe estava da presença de Deus, e que o Senhor já tinha escolhido outro Rei para Israel, segundo o seu coração. Quem seria? Davi, seu algoz e amigo íntimo de seu filho Jônathas.

Diante das batalhas travadas, Saul cada vez mais longe de Deus e só confrontando a Davi, acabam sendo saqueados por povos e morre. Em seguida acontece o mesmo com Jônathas e todos da sua família... Tentando fugir a ama de Mefibosete, no desespero, deixa cair a criança que, imediatamente, quebra ambos os pés, sendo coxo a partir de então, e, ao mesmo tempo, a único sobrevivente da família real,de Saul.

Mefibosete passa a viver em Jerusalém, agora, manco, e, ainda que descendente do trono, abastado, sobrevivendo de forma miserável por longo tempo de sua vida.

Imagine a cabeça desta pessoa: Injustiçada pela vida, herdeira do trono que não mais existia, apontada como o neto do Rei Saul, aquele que traiu ao Senhor Deus e ao povo de Israel, abandonado por seu pai, deficiente e pobre? Deprimente não?

Mas o Senhor Deus não desampara o seus servos e age com fidelidade sempre.

Depois da morte de seu avô, Saul, e pai, Jônathas, o que lhe restava era o fato de ter sido o único da sua família a está vivo, ainda que na condição de miserabilidade e desamparo total, além do olhar diário de desprestígio pela população por ter sido descendente do Rei traidor.

O Rei Davi, antigo inimigo de seu avô, e amigo íntimo, quase irmão de seu pai, Jonathas, era o novo Rei de Israel, constituído não por homens, mas pelo próprio Deus, segundo o seu coração.

Ele tivera feito um pacto de fidelidade com o seu pai, (1 Sm 20.11-23) e, após variadas conquistas e batalhas vencidas, após lamentar a morte de Saul e Jônathas, decide cumprir o acordo e procura saber se ainda existia alguém vivo da família de Jônathas. E é avisado que havia um, chamado Mefibosete, aleijado de ambos os pés (2 Sm 9.3).

Assim, decide visitá-lo e honrá-lo.

O tempo de chorar havia acabado para o coxo. Tudo faria sentido a partir de agora. Chegou a hora de recompensá-lo, restabelecer a sua condição de majestade.

O que aconteceu de forma imediata. Mefibosete foi elevado a sua condição de filho de Jônathas, herdeiro do Antigo Rei- Saul, amigo do Novo Rei- Davi, foi laureado.

A promessa dada por Deus se cumprira, independente das circunstâncias.

O Rei Davi cumpriu o seu pacto, por amor de Jônathas, seu eterno amigo, pai que desamparou a Mefibosete, mas o Pai maior, Deus, o elevou sobremaneira, a seu tempo, restabelecendo a sua real condição de nobre, o qual passou a sentar-se a mesa todos os dias da sua vida, após este dia.

O único herdeiro de Saul vivo, mas, afora os detalhes da vida, a sua deficiência, Deus não se esqueceu dele, o fez triunfar no momento certo.

Deus não desampara, tudo tem o seu propósito e tempo para se realizar. Viu? Assim também é nas nossas vidas. Confie e aguarde o Rei mandar te chamar. Você ocupará o seu lugar e passará da miséria para a honradez, fiel é o que vos chama, o qual também o fará, diz as Escrituras, 1 Tessa 5.24.

Shalom Adonai".