A REALIDADE DE UMA VIDA EM CONSTRUÇÃO!
A REALIDADE DE UMA VIDA EM CONSTRUÇÃO!
A realidade de nossas crianças de um modo geral, é muito triste. Enquanto uns tem muito, outros nada tem. Não sei o que é pior para elas, se é não ter o que comer, vestir e calçar, ou se é não ter amor em seu meio social. Que esperança essas crianças podem ter? Qual a consequência de todas as vezes que seus sentimentos forem feridos por aqueles que deveriam ser a base construtiva para um grande futuro? Como mostrar para nossas crianças que elas podem construir um futuro melhor?
Talvez mostrando que o amor constrói? Ou quem sabe que a educação por mais que desvalorizada ainda é o melhor caminho?
Hoje me peguei a observar, são tantas cabecinhas pensantes, cada uma com uma história de vida diferente e se elas pudessem falar o que diriam?
- Hoje eu não comi nada, por que na minha casa não tinha o que comer.
- Hoje não vi minha mãe, por que ela foi cedo trabalhar e ainda não voltou.
- Estou com saudades do meu pai, por que a mim ele não suportou.
- Moro com minha vó, durmo no chão da cozinha, por que o meu quarto ainda não pode existir.
- Ando descalço e com os pés sujos, por que o dinheiro para pagar a conta da água que lava a minha sujeira, ainda não conseguimos.
- O tia! Que horas é o recreio? Estou com fome?
O que elas podem esperar do futuro se sobreviver é a maior preocupação nesse instante?
Só não estuda quem não quer, ou quem saber não vê na educação um futuro melhor, por que talvez ele vê ali a continuação do que ele vivencia em sua casa, por que como professora que sou, o que mais se escuta, é que temos que cumprir isso ou aquilo. Sei e compreendo que as normas existem para serem cumpridas, mas as vezes vejo que é muito mais do que cumprir as vontades de um sistema que não tem vontades de mudar ou transformar a vida de alguém, sei que uma andorinha sozinha não consegue mudar o mundo, mas ela pode carregar sementes e as esparramar por ai. Por isso quero pedir a você que tem um coração batendo dentro de você, não importa o que você acha ou pensa, mas ajude uma criança. Elas estão gritando em nossos ouvidos, elas querem ser ouvidas, elas querem sentir o peso do seu amor. Sentir na força do seu abraço que vale a pena sonhar, realizar e acreditar que vale a pena estudar sim,mesmo que sujo e descalço, que vale a pena ser digno, que vale a pena ter esperança e que vale mais do que nunca simplesmente amar e ser amada.
Maria Aparecida Ribeiro Lira❤️