Direitos dos animais: respeitar e proteger, denunciar maus tratos. Deus se importa conosco e com os animais?

Sempre ao Seu Lado (2009) Trailer Oficial Legendado.

Publicado em 12 de nov de 2009

"Quando Hachiko, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado

perdido em uma estação de trem por Parker (Richard Gere), ambos se

identificam rapidamente. O filhote acaba conquistando todos na casa de

Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade.

Baseado em uma história real, Sempre ao seu Lado, é um

emocionante filme sobre lealdade."

https://www.youtube.com/watch?v=UFY8vW5IedY

_____

ESTAREI EM CASA PARA O NATAL(2016)-DUBLADO

https://www.youtube.com/watch?v=KJ2DoB1MEF0

____________

A provisão do sábado — um dia semanal de completo repouso — dava a oportunidade de descansar não só aos israelitas, mas também a seus animais. (Êxodo 23:12) É notável que, embora nenhum trabalho fosse permitido nesse dia sagrado, as pessoas deviam socorrer animais em perigo. (Lucas 14:5) Deus também ordenou que o gado não fosse privado de alimento enquanto trabalhava e que os animais não transportassem cargas muito pesadas. (Êxodo 23:5; Deuteronômio 25:4) Era proibido colocar um touro e um jumento sob o mesmo jugo, ou canga, evitando prejudicar os animais. (Deuteronômio 22:10) Assim, fica claro que a Bíblia ensina que os animais deviam ser tratados com respeito, consideração e compaixão.

“Eu, da minha parte, não devia ter pena de Nínive, a grande cidade, em que há mais de cento e vinte mil homens que absolutamente não sabem a diferença entre a sua direita e a sua esquerda, além de haver muitos animais domésticos?” (Jonas 4:11) Isso prova que o Criador tem compaixão pelos animais.

A Bíblia diz que ele “pôde ver que [tudo] era bom”. (Gênesis 1:21, 25)

Deus quis que Adão conhecesse os animais e a criação: então, quis “trazê-los [os animais] ao homem para ver como chamaria a cada um deles”. (Gênesis 2:19)

"O homem só conseguiria cuidar bem dos animais se seguisse as orientações de seu Criador."

Deus se importa com a maneira que os homens tratam os animais? — Provérbios 12:10; Mateus 10:29.

● É possível que homens e animais convivam em plena harmonia? — Isaías 11:6-9.

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102011444

____

Jesus entra em Jerusalém montado num jumentinho | História bíblica

https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/historias-biblicas/6/jesus-entra-em-jerusalem/

Antigamente, em Israel, os novos reis costumavam entrar em Jerusalém montados em jumentos novos para se apresentar ao povo. Isso foi o que Jesus fez. E essas pessoas mostraram que queriam a Jesus como rei. Mas nem todos o queriam. Vemos isso no que aconteceu quando Jesus entrou no templo. No templo ...

______

"Carta de São Paulo aos Romanos 8:22 Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece ...

bibliaportugues.com/romans/8-22.htm

Bíblia King James Atualizada ... Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; ... A mulher que está dando à luz sofre dores e tem medo, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela já não mais se lembra da angústia, por causa da alegria de ter vindo ao ...

________________

Como foram atribuídos os símbolos dos quatro Evangelhos? A arte cristã sempre representou cada evangelista por um ser vivente: São Mateus é simbolizado por um homem; São Marcos, por um leão; São Lucas, por um touro; e São João, por uma águia.

O fundamento desses ícones é bíblico. O livro do Apocalipse de São João, por exemplo, traz a visão de quatro seres viventes que rendiam glória a Deus:

“O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo. (...) Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar." [1]

Os mesmos quatro animais estão em outra visão do profeta Ezequiel:

“Distinguia-se no centro a imagem de quatro seres que aparentavam possuir forma humana. (...) Quanto ao aspecto de seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia." [2]

E São Gregório Magno nos exorta e ensina de modo didático e bíblico:

“De fato, cada pessoa eleita e perfeita no caminho de Deus é seja homem, seja bezerro, seja leão, seja águia. De fato o homem é um animal racional. O bezerro é o que se costuma oferecer em sacrifício. O leão é a mais forte das feras, como está escrito: 'O leão, o mais bravo dos animais, que não recua diante de nada' (Pr 30, 30). A águia voa para as alturas, e sem piscar dirige seus olhos aos raios do sol. Assim, todo o que é perfeito na inteligência é homem. E quando mortifica a si mesmo e a concupiscência deste mundo é bezerro. É leão porque, por sua própria e espontânea mortificação, tem a fortaleza da segurança contra todas adversidades, como está escrito: 'O justo sente-se seguro e sem medo como um leão' (Pr 28, 1). É águia porque contempla de forma sublime as coisas celestes e eternas. Sendo assim, qualquer justo é verdadeiramente constituído homem pela razão, bezerro pelo sacrifício de sua mortificação, leão pela segurança da fortaleza, águia pela contemplação. Assim, através destes santos animais, se pode simbolizar cada um dos perfeitos." [5]

REFERÊNCIAS BÍBLICAS E HOMILÉTICAS

Ap 4, 7-8

Ez 1, 5.10. Trata-se de uma visão provavelmente influenciada pela cultura assíria – lembrar que, nessa época, o povo de Deus estava exilado na Síria –, que tinha o Lamassu, um touro com cabeça de homem, patas de leão e asas de águia, como divindade protetora.

Contra as Heresias, 3.11.8

O Consenso dos Evangelistas, 1.6.9

São Gregório Magno, Homilia sobre Ezequiel, 4.1-2

Cf. Jo 20, 30-31

https://padrepauloricardo.org/episodios/de-onde-vieram-os-quatro-simbolos-dos-evangelhos

______

A VIDA DE DOM BOSCO IV – Apóstolo dos tempos modernos ...

www.dombosco.net/.../a-vida-de-dom-bosco-iii-apostolo-dos-tempos-modernos/

Um cão chamado Grigio toma-se grande protetor de D. Bosco nas suas saídas à noite. ... Sensibilizado no ideal de são João Bosco, “Dai-me almas” deseja salvar a alma de todos e funda a companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores ... E como por encanto logo aparece ali um templo grandioso.

Imagens de cão aparece p

____________

Os animais nos acompanham parte de nossas vidas.

Deus nos deu os animais para cuidar de nós e nós deles. É uma boa parceria...

Um cão amigo é um amigo cão.

"Quero um amigo cão mas não um um que finge ser meu amigo..."

Ás vezes, acordamos para ver que eles nos fazem bem e nos ajudam e muito.

Se erram precisam como nós de ajuda.

Saiba como cuidar de seu cão e gato...

____________

Para alguns, infelizmente a punição da lei quando não respeitam a natureza e os animais...

“O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis.” — Provérbios 12:10.

Punição

Segundo a Prefeitura, o Canil Municipal aplica penalidades administrativas, mas para que os autores de maus-tratos respondam pelo crime é necessário que o denunciante acione também as polícias Militar e Civil e registre um boletim de ocorrência. A lei número 9.605/98 prevê pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de multa.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone do Serviço de Informação à População (SIP), número 156.

https://anda.jusbrasil.com.br/noticias/111965259/piracicaba-sp-registra-605-denuncias-de-maus-tratos-a-animais-em-9-meses

_______________

Saiba como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer a Lei Federal.

_________________

Constituição Federal Brasileira

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

VII – "proteger o Meio Ambiente adotando iniciativas como: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.”A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais*. Também se pode denunciar diretamente no Ministério Público ou no IBAMA.

____

Lei de Crimes Ambientais

"Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º. "A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

_________

Em São Paulo, você pode realizar a denuncia através da Divisão de investigações sobre Infrações de Maus Tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente. Endereço: Av. São João, 1247 - 7º andar - Centro, das 9 às 19h. Tel.: (11) 3224-8208, (11) 3224-8480 e (11) 3331-8969.

IBAMA

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo e-mail para linha verde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

J B Pereira e http://www.direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=834A348B-263E-6DD6-0512-A36498F6DBAD
Enviado por J B Pereira em 06/03/2018
Reeditado em 06/03/2018
Código do texto: T6272320
Classificação de conteúdo: seguro