Valorizar o potencial e o respeito ao protagonismo: superar barreiras socioemocionais e reduz as desigualdades sociais (origem desfavorável dos estudantes e desvalorização sistêmica do educador).
Instituto Ayrton Senna Curtir Página - 18 de setembro de 2014 • http://bit.ly/FórmulaDaVitória
Despertar o desejo da leitura e a curiosidade dos alunos ajuda muito na aprendizagem. Assim, os estudantes passam a produzir textos com clareza e coesão.
A nossa missão é promover o potencial transformador das pessoas por meio do desenvolvimento integral dos estudantes e educadores. O trabalho em parceria, a crença no potencial e o respeito ao protagonismo são alicerces do nosso trabalho.
http://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudo/noticias_importadas/Competncias_socioemocionais_podem_ajudar_a_reduzir_desigualdades.html
13 de abril de 2017
Competências socioemocionais podem ajudar a reduzir desigualdades
“Uma formação sólida nessas disciplinas certamente é importante para o futuro desempenho acadêmico e profissional. (...) [É preciso] compreender também a relação entre o alfabetismo funcional e diversas dimensões da vida: mundo do trabalho, educação financeira, letramento no contexto digital e competências socioemocionais na vida adulta (especificamente, abertura ao novo, autogestão e autoconceito).”
“o nível socioemocional pode aumentar a capacidade de realização de quem tem uma origem desfavorável e precisa superar mais barreiras", diz Ricardo Paes de Barros, economista‐chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. “
Conheça algumas das metodologias que serão utilizadas pelos professores:
1. Problematização: o estudante será "provocado" a participar e a resolver os desafios por meio de perguntas desafiadoras. Os estudantes refletem e se mobilizam.
2. Presença Pedagógica: o professor acolhe e dá abertura ao aluno, de forma a mediar conflitos e resolver problemas. O professor é um mediador na aprendizagem do aluno.
3. Aprendizagem Colaborativa: é a metodologia que constrói o conhecimento e a autonomia por meio da interação entre professores e estudantes, e entre os próprios estudantes.
Conheça alguns dos componentes curriculares inovadores:
1. Projeto de Vida: o jovem será protagonista, irá descobrir quem é, o que deseja ser, seus sonhos e a forma de alcançá‐los.
2. Projeto de Pesquisa: o aluno irá construir o conhecimento em relação ao tema escolhido e ter contato com metodologia da pesquisa de como selecionar, organizar, tratar e analisar informações e conteúdos.
3. Estudos Orientados: Os jovens irão aprofundar seu autoconhecimento de modo que possam estudar e desenvolver atividades propostas nas �?reas de Conhecimento e nos demais componentes do Núcleo Articulador.
http://institutoayrtonsenna.org.br/content/institutoayrtonsenna/pt-br/conteudo/noticias_importadas/Coordenadores_Regionais_e_Gestores_das_Escolas_participam_de_formao_em.html