Resenha: Como Viver Certo Num Mundo Torto - de William H. Hinson

O livro contém: introdução, 13 capítulos e uma conclusão.

A pós-modernidade colocou em crise a modernidade, a tradição, a religião. "Tudo que é sólido desmancha no ar." O livro propõe um olhar sobre os cacos do real e da vida emocional e as perseguições contra a fé. A ambição, o egoísmo, o poder, o lucro, etc. Propõe o cristocentrismo!

Também a espiritualidade deve amadurecer com as crises, o mundo fragmentado e valores desmoronando. Os profetas e o próprio Jesus tudo enfrentaram no deserto e nas perseguições.

Nada é impossível a Deus e Ele realiza maravilhas em nossa vida. Jesus é o bom pastor que cuida de todos nós. João 10,11.

Se estamos à procura de Deus, Ele nos envia Jesus.Sintonizemos nossa vidas no Evangelho.

É corajoso perdoar, quando se quer tudo superar e vencer toda mágoa e tentação. Como o atleta. encorajemo-nos no espirito santo de Deus na corrida da vida, melhorando nosso curriculum vitae para a eternidade. Deus é Misericórdia! 'Deus bate à nossas porta com dedos ensanguentados!" (cap. VI) Não deixe a fé esfriar. Não sejam mornos...Grite, Jesus, tem piedade de mim. Jesus, socorro! E se pelo menos incentivamos os outros, encontraremos a graça de aquecer a fé em nós!

Também os cristãos devem ter um linguajar e exemplos de vida saudáveis. "Buscai as coisas do Alto... Colossenses 3, 1-8.

"A esperança sem ajuda": Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.

Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel.

Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.

Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.

Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.

Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia."

Salmos 71:3-8. Por isso, "...Alegrai-vos sempre no Senhor..." Filipenses 4:4

O livro com valor de discernimento espiritual cristão vocaliza as virtudes para viver o cotidiano e fazer a diferença pela coragem da fé e da esperança. Sem desanimar diante dos desafios da vida e dos problemas sociais e familiares, por piores que sejam. Quando quase todos nos abandona, é preciso buscar Deus acima de tudo. "Eu jamais abandonarei meu servo".

O cristão não deve adotar a indiferença, mas o discernimento, não se nivelar ao mundo e pedir ajuda ou buscar ajuda na igreja, nos amigos, confiar mais em Jesus e serenidade para superar toda dificuldade como construção de si e do "homem novo", segundo Jesus.

"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4:22-24

A obra avança em boa argumentação existencial sobre exemplos práticos e a reflexão do eu profundo diante do medo, da maldade, da fragmentação social. É um encorajamento de observar e agir conforme a ética cristã para transformar "as dores do parto" em momentos de libertação interior e comunitária. A oração em comunidade pode fazer a diferença! Deus ouve nossos gemidos e nos fortalece na prática do amor, do perdão, do bem, da escuta, da paciência. "Com Deus, faremos proeza." Salmos 60:12

Não se trata de alienar-se das mídias, trancar-se em igrejas, mas aprender a fortaleza e a vontade para ser segundo o projeto de Deus no mundo. Deus não nos deixará sem sinais e e "nos dará o pão cotidiano". Lucas 11:3

O poder da oração está na humildade e na coragem de viver. A alegria de viver e saber que Deus nos ouve quando o invocamos com fé e esperança. É preciso orar sempre!

E o mesmo "Deus que nos guia, também nos precede!" Cap. XIII. Os Atos dos Apóstolos nos apresenta Pedro e Paulo como confiantes em Deus, mesmo na provação. Deus nos dá prorrogações e oportuniza graças de encontro com Jesus, nosso Salvador. Então, na conclusão, o autor nos conclama a "Conservar a fé mesmo com o mundo desmoronando." Com Jesus, caminhemos ao encontro das promessas de Deus e vençamos em nós o mundo e seus apetites. Cada ato de amor se torna eternidade. O amor está no ar: a certeza de que Deus nos salvará para sempre se vivermos seu amor aqui e agora, para desfrutar de sua presença eterna com todos que nos amaram e todos que perdoamos. A vitória maior será de Jesus! Amém.

Boa leitura! São 138 páginas de sabor e saber de fé, esperança e caridade. Deus é amor e você pode amar - porque foi chamado à vida por amor.

J B Pereira e https://books.google.com.br/books/about/Como_viver_certo_num_mundo_torto.html?id=iq4BHQAACAAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR
Enviado por J B Pereira em 20/08/2016
Código do texto: T5734631
Classificação de conteúdo: seguro