Pós-graduação na Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul.

Sabemos a profunda verdade do aforismo: uma árvore a cair faz mais barulho do que uma floresta a crescer. Sejamos daqueles que fazem crescer todos os dias a floresta da esperança e do sentido da vida em tantas pessoas que nada têm a perder, porque já perderam tudo, mas têm muito a ganhar.

Seja este o compromisso da Família Salesiana no mundo.

http://www.boletimsalesiano.org.br/index.php/reitor-mor/item/6770-os-milagres-da-educacao

____________

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130 - Atendimento ao cliente

Chat on-line

Atendimento por e-mail

Ligue agora 0800 707 4520 ou 3003 4580

http://www.portaleducacao.com.br/adnet/lppos/?adnt=zanox&utm_source=zanox&utm_medium=email&utm_campaign=zanox_abril2016&zanpid=2189570224255736832

________________

BOLETIM SALESIANO

133 anos da presença dos salesianos no Brasil Destaque

Escrito por padre Jurandyr Araujo

Dom Bosco enviou a primeira expedição missionária à América.

O primeiro contato foi com o Brasil no dia 7 de dezembro de 1875.

O Destino era Buenos Aires.

Ao entrarem na baia da Guanabara ficaram admirados. Escreveram: “Uma das maravilhas do mundo. Na Europa não há coisa semelhante. É um dos portos mais belos do mundo”. Desceram na Praça XV e um ex-aluno foi o cicerone. Visitaram vários locais do Rio e a Dom Lacerda.

Em 1877, Dom Pedro Maria de Lacerda, bispo do Rio de Janeiro, encontrou-se com Dom Bosco e fez um pedido a Dom Bosco.

Ele disse a Dom Bosco que tinha 40 paróquias sem padre. Na época, a Sociedade de São Francisco de Sales tinha 18 anos de fundação e já estava presente na Argentina e no Uruguai.

Na época que chegaram tinha febre amarela e tuberculose. Só nos primeiros 15 dias de maio morreram 421 pessoas. Havia também escravos. Em 1882, em maio, quando o padre Lasagna esteve no Rio de Janeiro leu um anúncio da venda de um jovem negro, de 14 anos e exclamou: “Me fez mal ao coração”.

Em 24 a 27 de maio de 1882, padre Lasagna visitou Niterói, mostraram uma chácara em Jurujuba, mas não gostou do lugar, afastado, sem caminho e só acessível pelo mar.

No dia 7 de julho de 1882, padre Lasagna, Guilherme Mourrissy e Antônio Correa de Melo foram à Santa Rosa, na Rua do Atalaia. Número 2: “Um lugar ideal para o Colégio Salesiano”.

Os Salesianos enviados ao Brasil partiram do Uruguai no dia 10 de julho de 1883: três sacerdotes, um seminarista e três salesianos irmãos.

No dia 14 de julho de 1883, num sábado, às 13 h os salesianos chegaram ao Brasil, entrando pela baia da Guanabara. Às 16 h desembarcaram na Praça XV (Cais Pharoux). Dom Pedro Maria de Lacerda, não estava no Rio de Janeiro. Estava em visita a Minas Gerais.

Eram sete sacerdotes, coordenados pelo inspetor padre Luís Lasagna. Foram para Niterói, onde hoje funciona a primeira escola salesiana no país, o Colégio Santa Rosa. Ofereceram uma casa minúscula e muito simples. Quando chegaram a casa estava fechada. E as chaves?

Onde estava o encarregado? Arrobaram uma janela e por ela saltaram para dentro.

Dentro da casa nada havia. O primeiro alimento foram alguns ovos, queijo e pão, oferecido por quatro amigos: cônego Luís de Brito, Benevides (vizinho), Antônio Correa e Mourissy.

Sempre nessa data a família Mourissy oferecia queijo aos Salesianos. Hoje continua a tradição de entregar queijo e rapadura (esta entrou posteriormente).

Padre Jurandyr Araujo

http://boletimsalesiano.org.br/index.php/noticias-bs/item/6799-133-anos-da-presenca-dos-salesianos-no-brasil

__________

Copyright © 2016 Portal Boletim Salesiano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Lemoura.com.br

A história do primeiro salesiano sacerdote paquistanês

A história do primeiro salesiano sacerdote paquistanês

Padre Noble Lal, primeiro salesiano padre paquistanês, ordenado sacerdote em 24 de maio, contou sua história vocacional a Agência de Notícias Salesianas (InfoANS). Leia abaixo:

http://boletimsalesiano.org.br/index.php/salesianidade/itemlist/date/%7Byear%7D/%7Bmonth%7D/%7Bday%7D?start=104

_______________

http://www.portaleducacao.com.br/adnet/lppos?adnt=zanox E http://boletimsalesiano.org.br/index.php/noticias-bs/item/6799-133-anos-da-presenca-dos-salesianos-no-brasil
Enviado por J B Pereira em 16/07/2016
Reeditado em 16/07/2016
Código do texto: T5699960
Classificação de conteúdo: seguro