Você Conhece João? - (O nome João, na fauna e flora do Brasil)
VEGETAIS:
João-Correia: denominação paulista de certa árvore tortuosa.
João-da-Costa: (apocinácea, echis tes peltata) também chamada capa-homem e paina-de-penas. Apocinácea são árvores, arbustos, ervas e principalmente lianas, quase sempre leitosas, de folhas simples, ger. opostas, flores hermafroditas, frequentemente vistosas, e frutos diversos, com sementes achatadas, Nativas de regiões tropicais, poucas de áreas temperadas, muitas são cultivadas como ornamentais, p.ex. a espirradeira, para produção de drogas medicinais, para extração de madeiras, borracha, tinturas, fibras, e poucas pelos frutos, como a mangabeira.
João-Gomes: (portulacácea, talinum patens), também conhecida por maria-gomes e mariangombe. São pequenas árvores, arbustos e ervas, frequentemente suculentas, com folhas opostas ou em espiral, flores ger. hermafroditas, solitárias ou em inflorescências, freq. em capítulos, e frutos capsulares, raramente indeiscentes. De distribuição cosmopolita, algumas são comestíveis, esp. as do gên. Portulaca, e várias são cultivadas em vasos e canteiros, como as flores chamadas de “onze horas”.
João-mole: (nigtaginácea, pisonia tomentosa), árvore, e flor de São João.
ANIMAIS:
João-barbudo: (buconídeo, malacoptila striata), joão-doido: ave (em alguns lugares do leste do Brasil o chamam de João-botina, apodo que indica o formato de ninho feito com gravetos, do qual este autor observou por inúmeras vezes.
João-de-Barro: (fumarius-furnarídeos), ave - também chamada de amassa-barro, pedreiro, oleiro, forneiroe João-barreiro.
João-bobo: (buconídeo, nystalus chacuru), ave também conhecida por fevereiro, dormião, joão-tolo, colhereiro, capitão-de-bigode, jucuru, paulo-pires, pedreiro, tamatiá, alegrinho e sucuru.
João-caçador: himenóptero do gênero pépsis. Grande ordem de insetos. A palavra hymenoptera, origem de himenópteros, significa de asas membranosas; as vespas, as abelhas e as formigas pertencem a essa ordem.
João-congo ou jocongo: (icterídeo, cacicus haemorrhous), ave.
João-mede-léguas: ave, também conhecida por curiango.
João-ronguinho: (icterídeo, cacicus cela), ave conhecida por xexéu, em Goiás
João-corta-pau: (carrimulgídeo, caprimulgue rufus), ave.
João-de-barro: (dendrocolaptídeo, furnarius rufus), ave também chamada forneiro.
João-de-cristo: (tordus poliocephalus), vulgarmente conhecido em São Paulo por teque-teque. Turdus (ou tordus) é um género de aves da família Turdidae, que engloba 66 espécies de melros, tordos, caraxués e sabiás de médio e grande porte, caracterizados pelas suas cabeças arredondadas e longas asas pontiagudas, e por geralmente possuirem um canto melodioso.
João-de-pau: (dendrocolaptídeo, phacelodomus rufifrons), ave.
João-doido: (buconídeo, monasa morpheus), ave também conhecida por juiz-do-mato.
João-do-mato: (buconídeo, notharcus Swainson), ave.
João-Pinto: (icterus jamacali croconotus), ave, também conhecida por corrupião.
João-Porca: (lochmias nematura, da família dos furnarídeos), ave; a qual gosta de se alimentar de dejetos de chiqueiros, ganhando apodos como presidente-da-porcaria, capitão-das-porcarias e joão-suriri.
João-grande: (ardeídeo, árdea sacoi), ave, cujo nome é aplicado às pessoas altas.
João-guruçu: certo peixe marinho.
João-magro: bicho-de-pau, inseto também conhecido por gafanhoto-de-jurema e gafanhoto-de-marmeleiro.
João-paraná: certo passarinho assim vulgarmente chamado em São Paulo.
João-pinto: (icterídeo, xhanthornus jacamai), ave também chamada corrupião e sofrê.
João-teneném: (dendrocolaptídeo, synallaxis Spixi), ave também chamada bentererê, pixororê, joão-penenê e joão-tiriri.
João-torresmo: o mesmo que pão-de-galinha, denominação vulgar da larva de certos besouros.
João-velho: (picídeo, celeus flavescen); ave (pica-pau de cabeça amarela).
JOÃO-DEITADO: O mesmo que cobu, nome vulgar em Minas Gerais, de um biscoito de fubá, assado sobre pedaços de folhas de bananeira. (N.A.).
JOÃO-GALAMARTE: (também jangalamarte e jangalamaste), denominações pernambucanas de brinquedo infantil chamado burrica.
N.A.: adendos e fontes
1. A mãe deste autor era mineira de Curvelo e uma quitandeira de mão cheia; habilidade herdada da minha avó Biluca, também mineira, de Juiz de Fora. Pois bem; minha mãe fazia os tais biscoitos de fubá, listado acima como “João Deitado”; porém minha mãe e minha avó os chamavam de “pau-a-pique”!
2. Além de corresponder a João-ninguém, isto é, homem sem importância social, a expressão João-Fernandes é também aplicada a uma dança sertaneja; o conhecido fandango.
3. Ver: www.jangadabrasil.com.br/marco/al70300a.htm
4. Ver: http://www.pt.wikipedia.org