Corpus Christi - Lindo, puro, santo e fontes de graças - Igreja Imaculada Conceição de Piracicaba, SP. 26/05/2016. Gloria à Eucaristia, fonte sempiterna de Amor e fornalha de Perdão e salvação...

Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento

https://www.youtube.com/watch?v=g1orD-RKxvQ&feature=youtu.be

Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento

Categoria (as): Transladação

1. Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento.

Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento.

És o Deus escondido, vivo e vencedor.

A teus pés depositamos todo o nosso amor.

2. Meus pecados redimiste sobre tua cruz,

com teu Corpo e com teu Sangue, ó Senhor Jesus!

Sobre os nossos altares, Vítima sem par,

teu divino Sacrifício queres renovar.

3. No Calvário se escondia tua divindade,

mas aqui também se esconde tua humanidade.

Creio em ambas e peço, como o bom ladrão:

no teu Reino, eterna mente, tua salvação!

4. Creio em ti ressuscitado, mais que São Tomé,

mas aumenta na minh’alma o poder da fé.

Guarda a minha esperança, cresce o meu amor!

Creio em ti ressuscitado, meu Deus e Senhor!

5. Ó Jesus, que nesta vida, pela fé eu vejo,

realiza, eu te suplico, este meu desejo:

ver-te, enfim, face a face, meu Divino Amigo!

Lá no Céu, eternamente, ser feliz contigo!

________________

http://pt.aleteia.org/2015/12/10/o-dia-em-que-os-caes-farejadores-detectaram-alguem-vivo-no-sacrario/

O site www.americaneedsfatima.org divulgou neste ano o impactante relato de um acontecimento registrado no último dia da viagem apostólica do papa São João Paulo II aos Estados Unidos em 1995. O relato é apresentado pelo pe. Albert J. Byrne em um artigo intitulado “Nature’s Evidence of the Real Presence” (“Uma evidência natural da Presença Real“), a propósito de Jesus Cristo presente e vivo em Carne, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia.

Segundo o relato, o Santo Padre estava em Baltimore, visitando o seminário de Santa Maria, e quis fazer uma visita não programada à capela do Santíssimo Sacramento. Os responsáveis pela sua segurança percorreram imediatamente todas as dependências do edifício com cães farejadores, daqueles que ajudam a localizar pessoas em desabamentos de prédios e catástrofes naturais, a fim de certificar-se de que não houvesse eventuais indivíduos escondidos no local.

Os cães também fizeram o seu trabalho dentro da capela, supostamente vazia. Quando chegaram diante do Sacrário, porém, eles pararam e ficaram olhando fixamente, como procedem quando detectam uma pessoa escondida entre escombros. De olhos fixos no Sacrário, eles cheiravam, grunhiam e se recusavam a sair do local. Para eles, havia ali dentro uma pessoa escondida.

Os cães só se retiraram depois de receber ordens dos seus responsáveis.

__________

Corpus Christi e a oração eucarística mais bela de todos os tempos

Una-se à tradição milenar da Igreja

digifan MONTFORT 26 DE MAIO DE 2016

http://pt.aleteia.org/2016/05/26/corpus-christi-e-a-oracao-eucaristica-mais-bela-de-todos-os-tempos/

___________

De onde veio a palavra “hóstia”? Frei José Ariovaldo da Silva, OFM

Os cristãos adotaram esta palavra para se referir ao Cordeiro imolado

ALETEIA TEAM 3 DE MAIO DE 2016

Eucaristia e esposos

Creative Commons

em latim, “hóstia” é praticamente sinônimo de “vítima“. Aos animais sacrificados em honra dos deuses, às vítimas oferecidas em sacrifício à divindade, os romanos chamavam de “hóstia”. Aos soldados tombados na guerra, vítimas da agressão inimiga, defendendo o imperador e a pátria, eles chamavam de “hóstia”. Ligada à palavra “hóstia” vem a palavra latina “hóstis“, que significa “inimigo”. Daí vêm palavras como “hostil” (agressivo, ameaçador, inimigo), “hostilizar” (agredir, provocar, ameaçar). A vítima fatal de uma agressão, por conseguinte, é uma “hóstia”.

Então aconteceu o seguinte: o cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou no seu linguajar teológico e litúrgico a palavra “hóstia” exatamente para se referir à maior “vítima” fatal da agressão humana: Cristo, morto e ressuscitado.

Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para se referir ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo, ressuscitado, presente na Eucaristia. A palavra “hóstia” passa, pois, a significar a realidade que Cristo mesmo mostrou naquela ceia derradeira:

“Isto é o meu corpo entregue… o meu sangue derramado”.

O pão consagrado, portanto, é uma “hóstia”, aliás, a “hóstia” verdadeira, isto é, o próprio Corpo do ressuscitado, uma vez mortalmente agredido pela maldade humana e agora vivo entre nós, feito pão e vinho, entregue como alimento e bebida: Tomai e comei… Tomai e bebei…

(...)

Hoje, quando falo em “hóstia”, penso na “vítima pascal”, penso na morte de Cristo e na sua ressurreição, penso no mistério pascal. Hóstia para mim é isto: a morte do Senhor e a sua ressurreição, sua total entrega por nós, presente no pão e no vinho consagrados. Por isso que, após a invocação do Espírito Santo sobre o pão e o vinho e a narração da última ceia do Senhor, na missa, toda a assembleia canta: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”.

Diante desta “hóstia”, isto é, diante deste mistério, a gente se inclina em profunda reverência, se ajoelha e mergulha em profunda contemplação, assumindo o compromisso de ser também assim: corpo oferecido “como hóstia viva, santa, agradável a Deus” (Rm 12,1). Adorar a “hóstia” significa render-se ao seu mistério para vivê-lo no dia-a-dia. E comungar a “hóstia” significa assimilar o seu mistério na totalidade do nosso ser para nos tornarmos o que Cristo é: hóstia, entregue em serviço aos irmãos.

E agora entendo melhor quando o Concílio Vaticano II, ao exortar para a participação consciente, piedosa e ativa no “sacrossanto mistério da Eucaristia”, completa: “E aprendam a oferecer-se a si próprios oferecendo a hóstia imaculada não só pelas mãos do sacerdote, mas também juntamente com ele, e, assim, tendo a Cristo como Mediador, dia a dia se aperfeiçoem na união com Deus e entre si, para que, finalmente, Deus seja tudo em todos” (SC 48).

http://pt.aleteia.org/2016/05/03/de-onde-veio-a-palavra-hostia/

______________

Tapetes, missa, cantos, procissão, tudo para Jesus. O povo ama e quer Jesus no coração e na eternidade.

Publicado em Galeria de Imagens em 26 mai 2016

http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/corpus-christi-enfeites-para-a-procissao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ParoquiaImaculadaConceicao+%28Paroquia+Imaculada+Concei%C3%A7%C3%A3o%29

Um comentário

27 mai 2016 às 5:22 am, MARY STELAN CARNIO Diz:

Maravilhoso, parabéns

27 mai 2016 às 9:29 pm, joão bosco Diz:

Seu comentário está aguardando moderação.

“Por Jesus tudo vale a pena… tapete Corpus Christi na Imaculada… Teu eu sou! Jesus, eu confio em vós!” André Correr –

Comentário de J B Pereira – um dos catequistas da Crisma na Imaculada Conceição 2016:

Festa do Corpo de Jesus – SACRAMENTO E EXPRESSÃO DE FÉ DO POVO DE DEUS – Eucaristia: fonte de graças e encontro pessoalmente radical com Jesus por uma mundo ético e fraterno:

cada um se fizer sua parte o mundo será melhor e o governo será melhor se escolhermos melhor nossos candidatos.

"Oremos pelo nosso Brasil e vençamos juntos com ética e oração tudo que não for conforme o projeto de Deus a nosso respeito e por um mundo segundo nosso Deus. Amém." Pregação e um dos momentos de homilia no Corpus Christi: Padre Paulo Saraiva, nosso Pároco.

Coordenador da Crisma 2016. André Correr: Idealizador e executor junto com outros agentes da pastoral e espiritualidade da nossa Igreja paroquial. Parabéns André por sua dedicação inconteste e seu amor à Igreja, aos jovens, à música, à pastoral da crisma, ao retiro juvenil com todo louvor e sucesso para a Glória de Deus e a salvação das Almas, ao lado dos catequistas, tantos outros como você vêm se emprenhando profundamente na ação de evangelização e transformação do mundo e da sociedade segundo o coração de Jesus, Maria Virgem Imaculada e seu casto e justo São José. Amém. Aleluia!

O tapete do “Corpus Christi” – lucidamente amoroso e eclesialmente revestido de amor aos que estão devotados ao Senhor Jesus Eucarístico é lindo, porque veio de um coração pastoralmente fiel e capaz de tudo superar por amor a Deus, à Igreja, aos irmãos de Jesus. Amor vocês. Jesus quer continuar a caminhar no tapete da graça colorida em nosso coração e na pista de esperança da nossa alma, vitrine de um mundo sobrenatural para a salvação do mundo. J B Pereira.

_______________________

IGREJA

Ouça os cantos gregorianos da “Missa de Angelis”, na voz sublime dos monges de Silos

A mais conhecida e cantada das 18 missas do Kyriale nos eleva ainda mais até Deus

ALETEIA TEAM 27 DE ABRIL DE 2016

http://pt.aleteia.org/2016/04/27/ouca-os-cantos-gregorianos-da-missa-de-angelis-na-voz-sublime-dos-monges-de-silos/

______________

1.Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida,

Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências,

A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro,

Porque, vos contemplando, tudo desfalece.

2.A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós

Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.

Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus,

Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.

3.Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,

Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade.

Eu, contudo, crendo e professando ambas,

Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

4.Não vejo, como Tomé, as vossas chagas

Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus

Faça que eu sempre creia mais em Vós,

Em vós esperar e vos amar.

5.Ó memorial da morte do Senhor,

Pão vivo que dá vida aos homens,

Faça que minha alma viva de Vós,

E que à ela seja sempre doce este saber.

6.Senhor Jesus, bondoso pelicano,

Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue

Pois que uma única gota faz salvar

Todo o mundo e apagar todo pecado.

7.Ó Jesus, que velado agora vejo

Peço que se realize aquilo que tanto desejo

Que eu veja claramente vossa face revelada

Que eu seja feliz contemplando a vossa glória. Amém.

A liturgia da festa de Corpus Christi é repleta de orações extremamente belas tanto pela composição e quanto pela profunda teologia que nelas se encontram.

A história desta festa também é bastante edificante.

No ano de 1263, um padre de nome Pedro de Praga, vacilante sobre a veracidade da transubstanciação, fez uma peregrinação de Praga a Roma, a fim de alcançar uma graça para que esta tentação o deixasse. Foi, então, que o prodígio ocorreu enquanto celebrava a Santa Missa perto donde repousava o corpo de S. Cristina em Bolsena.

Padre Pedro, no momento da consagração, viu gotejar sangue da Hóstia então consagrada e banhar o corporal e os linhos litúrgicos. O sacerdote, impressionado com o acontecimento, vai para Orvieto onde residia o Papa Urbano IV, o qual mandou para Bolsena o bispo Giacomo para verificar o ocorrido e recolher o linho manchado com o Sangue de Cristo.

No ano seguinte, o Papa promulgou a bula “Transiturus” que instaurava para toda a cristandade a Festa do Corpo de Deus na cidade que até então estava infestada de Cátaros – hereges que negavam o Sacramento da Eucaristia. O Papa pediu, então, para Santo Tomás de Aquino compor o ofício de Corpus Christi.

Uma das orações compostas por Santo Tomás foi o belíssimo “Adoro Te Devote”. Esta é sua versão em latim:

1.Adoro te devote, latens Deitas,

Quae sub his figúris vere látitas

Tíbi se cor méum tótum súbjicit

Quia te contémplans tótum déficit.

2.Vísus, táctus, gústus in te fállitur,

Sed audítu sólo tuto creditur

Credo quídquid díxit Dei Fílius

Nil hoc verbo veritátis vérius.

3.In crúce latébat sola Deitas,

At hic látet simul et humánitas

Ambo tamen crédens atque cónfitens,

Péto quod petívit látro paénitens.

4.Plagas, sicut Thomas, non intúeor

Déus tamen méum te confíteor

Fac me tíbi semper magis crédere,

In te spem habére, te dilígere.

5.O memoriále mórtis Dómini,

Pánis vívus vítam praéstans hómini,

Praésta méae ménti de te vívere,

Et te ílli semper dulce sápere.

6.Pie pellicáne Jésu Domine,

Me immundum munda túo sánguine,

Cújus una stílla sálvum fácere

Tótum múndum quit ab ómni scélere.

7.Jesu, quem velátum nunc aspício,

Oro fiat illud quod tam sítio

Ut te reveláta cérnens fácie,

Vísu sim beátus túae glóriae. Amem.

http://pt.aleteia.org/2016/05/26/corpus-christi-e-a-oracao-eucaristica-mais-bela-de-todos-os-tempos/

___________________

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/corpus-christi-enfeites-para-a-procissao/comment-page-1/#comment-5792
Enviado por J B Pereira em 27/05/2016
Reeditado em 27/05/2016
Código do texto: T5649070
Classificação de conteúdo: seguro