Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja. Para Jürgen Moltmann

5.3 Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja.

J B Pereira: a propósito de um subtítulo:

O PRIMADO DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA CRISTOCÊNTRICA A CAMINHO DO REINO DO PAI ETERNO

Moltmann lembra que a crise ecológica atual é conseqüência da

negação do Espírito em sua atuação no mundo. O ser humano se

tornou mecanicista, calculista e secularizado. É urgente resgatar a

dimensão cosmológica, em perspectiva pneumatológica.

O Espírito veicula o amor na comunidade trinitária e no mundo

criado. Por meio dele, todas as coisas estão inter-relacionadas. Isto

leva a pensar a criação a partir da comunhão ecológica mundial. O

Espírito é consciência aberta, e aponta para a criação, conservação

e renovação da criação.

5.4 Cristologia

Moltmann explica que o conhecimento messiânico não visa o

domínio, mas o cuidado e a abertura para a esperança. Outra ideia

original é o sacerdócio comum dos seres humanos, relacionado ao

sábado da criação.

A perspectiva cristológica moltmanniana compreende a abnegação

e o auto-esvaziamento divino associados à figura do servo de

Iahweh. No servo está a fragilidade e a humildade dos seres.

A analogia do sofrimento se relaciona à finitude dos mesmos e à

promessa redentora relativa à superação da aniquilação (kênosis).

5.5 Sobre a Trindade

Suas teses sobre a trindade abordam aspectos complexos como

“compenetração recíproca”, “auto-conservação e transcendência”,

“auto-afirmação e integração”. Segundo Moltmann, a comunidade

divina auto-interage em comunhão com o mundo e este com a

comunidade divina que o sustenta. Tal concepção possibilita

compreender a criação em analogia com a comunidade trinitária.

A comunidade trinitária é o símbolo de comunhão que deve ser

buscado e estabelecido na criação. Já não existe mais solidão

porque tudo o que existe está envolvido, inter-relacionado nos

outros, com os outros e para os outros. Trata-se da ideia da

pericorese que determina a visão integradora de Deus e das suas

criaturas.

Assim, a perspectiva trinitária, leva a superar as relações de

dominação dos seres humanos entre si, e destes com a criação.

Possibilita ainda, em cada ser humano, a interação entre espírito,

conhecimento e amor.

Bibliografia complementar

MOLTMANN, Jürgen. A fonte da vida: o Espírito Santo e a teologia da vida. São

Paulo: Loyola, 2002.

______. A vinda de Deus: escatologia cristã. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

______. Dio nel progetto del mondo moderno: contributi per uma rilevanza

pubblica della teologia. Brescia: Queriniana, 1999.

______. e MARSCH, Wolf-Dieter. Discusión sobre teologia de la esperanza.

Salamanca: Sígueme, 1972.

______. El Dios crucificado: la cruz de Cristo como base y critica de toda teologia

cristiana. Salamanca: Sígueme, 1975.

______. El futuro de la creación. Salamanca: Sígueme, 1979.

______. Esperanza y planificación del futuro: perspectivas teológicas. Salamanca:

Sígueme, 1971.

______. In dialogo con Ernst Bloch. Brescia: Queriniana, 1979.

______. La dignidad humana. Salamanca: Sígueme, 1983.

______. La Iglesia, fuerza del Espiritu: hacia uma eclesiología mesiánica.

Salamanca: Sígueme, 1978.

______. L’espérance en action. Introduction historique et politique de l’Évangile.

Paris: Seuil, 1973.

______. Le rire de l’univers: traité de christianisme écologique. Paris: Cerf, 2004.

______. Le Seigneur de la dance: Essai sur la joie d’être livre. Paris: Mame; Cerf,

1971.

______. L’homme: essai d’anthropologie chrétienne. Paris: Mame; Cerf, 1974.

______. Nella storia del Dio trinitario: contributi per uma teologia trinitaria.

Brescia: Queriniana, 1993.

______. Nuovo stile di vita: piccoli passi verso la “comunità”. Brescia: Queriniana,

1979.

______. O caminho de Jesus: cristologia em dimensões messiânicas. Petrópolis:

Vozes, 1993.

______. O Espírito da vida, uma pneumatologia integral. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. Quem é Jesus Cristo para nós hoje? Petrópolis: Vozes, 1997.

______. Religione, rivoluzione e futuro. Brescia: Queriniana, 1971.

______. ¿Que es teologia hoy? Dos contribuciones para su actualización.

Salamanca: Sígueme, 1992.

______. Prospettive della teologia. Brescia: Queriniana, 1973.

______. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as conseqüências

de uma escatologia cristã. São Paulo: Teológica: Loyola, 2005.

______. Trindade e Reino de Deus: uma contribuição para a teologia. Petrópolis:

Vozes, 2000.

____

Bibliografia de apoio

COMBLIN, José. O tempo da ação: ensaio sobre o Espírito e a história. Petróplis:

Vozes, 1982.

CONIC - Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. Dignidade humana e paz:

novo milênio sem exclusões. Texto-Base. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 2000.

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MOLTMANN, Jürgen. A plenitude dos dons do Espírito e sua identidade cristã.

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______. A festa libertadora. Concilium, n. 92, pp.218-227, fev. 1974.

______. A unidade convidativa do Deus Uno e Trino. Concilium, n. 197, pp.54-63,

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_______. Cristo, fin de la tortura y esperanaza cristiana. Selecciones de Teologia, n. 31,

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______. Esperança sem fé? A propósito do humanismo escatológico sem Deus.

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______. Fim da Utopia - Fim da História? Concilium, n. 252, pp.171-175, fev. 1994.

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______. e KÜNG, H. Islã - Um desafio para o Cristianismo (editorial). Concilium, n.

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J B Pereira e Jürgen Moltmann: http://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/031111-albino.pdf
Enviado por J B Pereira em 14/05/2016
Reeditado em 15/05/2016
Código do texto: T5635780
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