Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja. Para Jürgen Moltmann
5.3 Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja.
J B Pereira: a propósito de um subtítulo:
O PRIMADO DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA CRISTOCÊNTRICA A CAMINHO DO REINO DO PAI ETERNO
Moltmann lembra que a crise ecológica atual é conseqüência da
negação do Espírito em sua atuação no mundo. O ser humano se
tornou mecanicista, calculista e secularizado. É urgente resgatar a
dimensão cosmológica, em perspectiva pneumatológica.
O Espírito veicula o amor na comunidade trinitária e no mundo
criado. Por meio dele, todas as coisas estão inter-relacionadas. Isto
leva a pensar a criação a partir da comunhão ecológica mundial. O
Espírito é consciência aberta, e aponta para a criação, conservação
e renovação da criação.
5.4 Cristologia
Moltmann explica que o conhecimento messiânico não visa o
domínio, mas o cuidado e a abertura para a esperança. Outra ideia
original é o sacerdócio comum dos seres humanos, relacionado ao
sábado da criação.
A perspectiva cristológica moltmanniana compreende a abnegação
e o auto-esvaziamento divino associados à figura do servo de
Iahweh. No servo está a fragilidade e a humildade dos seres.
A analogia do sofrimento se relaciona à finitude dos mesmos e à
promessa redentora relativa à superação da aniquilação (kênosis).
5.5 Sobre a Trindade
Suas teses sobre a trindade abordam aspectos complexos como
“compenetração recíproca”, “auto-conservação e transcendência”,
“auto-afirmação e integração”. Segundo Moltmann, a comunidade
divina auto-interage em comunhão com o mundo e este com a
comunidade divina que o sustenta. Tal concepção possibilita
compreender a criação em analogia com a comunidade trinitária.
A comunidade trinitária é o símbolo de comunhão que deve ser
buscado e estabelecido na criação. Já não existe mais solidão
porque tudo o que existe está envolvido, inter-relacionado nos
outros, com os outros e para os outros. Trata-se da ideia da
pericorese que determina a visão integradora de Deus e das suas
criaturas.
Assim, a perspectiva trinitária, leva a superar as relações de
dominação dos seres humanos entre si, e destes com a criação.
Possibilita ainda, em cada ser humano, a interação entre espírito,
conhecimento e amor.
Bibliografia complementar
MOLTMANN, Jürgen. A fonte da vida: o Espírito Santo e a teologia da vida. São
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______. El futuro de la creación. Salamanca: Sígueme, 1979.
______. Esperanza y planificación del futuro: perspectivas teológicas. Salamanca:
Sígueme, 1971.
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______. La Iglesia, fuerza del Espiritu: hacia uma eclesiología mesiánica.
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Brescia: Queriniana, 1993.
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______. O Espírito da vida, uma pneumatologia integral. Petrópolis: Vozes, 1998.
______. Quem é Jesus Cristo para nós hoje? Petrópolis: Vozes, 1997.
______. Religione, rivoluzione e futuro. Brescia: Queriniana, 1971.
______. ¿Que es teologia hoy? Dos contribuciones para su actualización.
Salamanca: Sígueme, 1992.
______. Prospettive della teologia. Brescia: Queriniana, 1973.
______. Teologia da esperança: estudos sobre os fundamentos e as conseqüências
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Bibliografia de apoio
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CONIC - Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. Dignidade humana e paz:
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