Marcos 8:34-38 - REFLEXÃO DIÁRIA: 22 DE ABRIL DE 2016. Textos online para dialogar com meu texto. Jung - Imitação de Cristo

Existe algo que já está em nós que explica nossas reações emocionais, mas isso não significa que esses fatores sejam ruins ou indesejáveis. O medo que tenho de haver uma discrepância entre o plano verbal e o compromisso de minha vida não é ruim com raiva ou indesejável. Sou eu. Da mesma forma, posso ficar com raiva ao ver um valentão atacando uma vítima indefesa e descobrir que a origem de minha raiva, a coisa que está dentro de mim, é um saudável senso de justiça e uma compaixão ativa pelos ofendidos e humilhados deste mundo.

O importante é o entendimento de que toda reação emocional está procurando dizer-nos alguma coisa a respeito de nós mesmos. Devemos aprender a não atribuir essas reações aos outros, preferindo assim acusar a aprender algo a nosso respeito. Quando reajo emocionalmente, sei que nem todos reagiriam como eu. Nem todos têm armazenadas dentro de si as mesmas emoções que eu tenho. Ao me relacionar simultaneamente com muitas pessoas, sinto uma grande variedade de reações emocionais. São pessoas diferentes, com necessidades diferentes, provenientes de um passado diferente e em busca de objetivos diferentes. Por isso, suas reações emocionais são diferentes, em função do que posso fazer é despertar essas emoções. Da mesma maneira, se quero me conhecer um pouco, descobrir quais são minhas necessidades, minha auto-imagem, minha vulnerabilidade, minha programação psicológica e meus valores, preciso ouvir com muito cuidado o que minhas emoções têm a dizer.

Texto de O segredo do amor eterno

Publicado em Reflexão Diária em 22 abr 2016

24 abr 2016 às 1:04 am, joão bosco Diz:

Da verdade (Aletheia) do mito à verdade do meu coração e da vida, com seus percalços e paradoxos, a desinstalação ou insatisfação (do ego) comigo mesmo, levou-me a reviver e retomar a condição de aprendiz de mim e com os outros, acreditando que tenho potencial e necessito de ajuda dos outros para ir mais além de mim e não me estagnar em minha sombra… Essa é a conclusão que venho amadurecendo. é preciso reconhecer necessitado, insatisfeito, em crise, aberto a verdades, coragem para seguir um caminho diferente e tentar fazer as devidas modificações na vida… Se se não reconhece doente, enfurna-se no seu ego. E a cura se distancia. Estamos no processo de construção de nossa individuação e as gestalt’s vão se constituindo como câmeras (caleidoscópios) e câmaras (prismas) ou palimpsesto de onde e para onde reorientamos nossas energias e psique na busca do sentido não pronto da vida à luz de alguns axiomas e arquétipos no jogo de ideologias e utopias.

____________

Textos online para dialogar com meu texto acima,

evoco Jung em: http://www.niceluconi.com.br/category/artigo/

A cura na Psicoterapia Junguiana – Posted on 13/05/2015 by Nice Luconi

“se pode falar de psicoterapia e cura sem esclarecer que Jung nunca propôs um modelo fechado de psicoterapia, ou uma técnica em si, mas acreditou desde sempre que a psicoterapia e as análises são tão diferentes quanto são os indivíduos.”

(…)

“Daí pensar-se que a conclusão bem sucedida de uma análise Junguiana, passa pelo processo de “ Cura por Transformação da personalidade”, processo que devolve o indivíduo ao mundo como pessoa mais inteira, atenta ao caminho de individuação, fiel à orientação do seu mundo interno, mais próxima e aberta aos outros e à vida. Enfim, a cura leva o indivíduo a sentir-se em paz consigo mesmo.”

Boa Semana!

A conquista do equilíbrio emocional

Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=15296&onde=1

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=15296

_____

“Jung – Quanto mais predomina a razão crítica, mais a vida se empobrece; mas quanto mais aptos formos a tornar consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos. Sobreestimar a razão tem algo em comum com o poder absoluto do Estado: sob sua dominação, o indivíduo perece.”

http://www.valterdarosaborges.pro.br/Carl_Jung

___________

Revista Brasil Cristão – Abril 2016 – interessante o conceito grego de crise em:

Como viver em tempos de crise? Veja as dicas no artigo de Dom Murilo.

https://www.rs21.com.br/espiritualidade/brasil-cristao/revistas-brasil-cristao/revista-brasil-cristao-abril-2016/

_____________

LEIA COM FÉ E ATENÇÃO:

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita distração e ilusão. Os letrados gostam de ser vistos e tidos por sábios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada aproveita à alma. E mui insensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam à sua salvação. As muitas palavras não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espírito e uma consciência pura inspira grande confiança em Deus. (Do humilde sentir de si mesmo).

Imitação de Cristo: O Conselho que você precisa está aqui

http://www.imitacaodecristo.com.br/

Precisa de um Conselho para hoje?

http://www.imitacaodecristo.com.br O livro ‘Imitação de Cristo’ do Monge Tomás de Kempis irá te ajudar com o conselho certo …

http://www.imitacaodecristo.com.br/conselho_dia.php

______________

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Marcos 8:34-38

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mc/8

Paz de Jesus, Maria e José a todos. Vivam o que Jesus ensinou e amem como Cristo fez na Cruz e no Evangelho: perdoe e ame sempre!

Amém! Aleluia!

J B Pereira e http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-22-de-abril-de-2016/comment-page-1/#comment-5696
Enviado por J B Pereira em 24/04/2016
Código do texto: T5614467
Classificação de conteúdo: seguro