A ERA DOS MÁRTIRES: AS DEZ PERSEGUIÇÕES ROMANAS - Santos e santas mártires, rogai por nós! SANTORAL ROMANO GERAL

Cassiano de Ímola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Cassiano de Ímola (Cassius de Ímola)

Martírio de São Cassiano, ca. 1500. por Innocenzo Francucci

Mártir

Morte 363

Festa litúrgica 13 de Agosto

Gloriole.svg Portal dos Santos

Cassiano, ou São Cassiano de Ímola foi bispo de Bréscia, no século IV e é considerado santo pelos Cristãos. Não se deve confundir, contudo, com São João Cassiano, abade da Abadia de São Vítor, em Marselha, que morreu em 433.

Pouco se sabe da sua vida, ainda que relatos, que fazem parte da tradição cristã, convirjam em alguns detalhes sobre o seu martírio. Foi mestre-escola em Ímola, onde ensinava taquigrafia como forma de ensinar os preceitos religiosos cristãos sem que os seus perseguidores compreendessem o que estava escrito. Como se recusou a fazer sacrifícios aos deuses romanos, como tinha sido ordenado pelo imperador Juliano, o Apóstata, foi condenado à morte e a sua sorte entregue aos seus próprios alunos, que o odiavam pela sua severidade. Os alunos vingaram-se, então, torturando-o, preso a uma estaca, usando o material que usavam nas aulas. Cravaram-lhe no corpo os estilos de ferro com que escreviam nas tábuas de madeira e cera, depois de lhe terem partido estas nas costas. Alguns autores datam a sua morte durante o reinado de Diocleciano. O seu martírio é comemorado pela Igreja Católica a 13 de Agosto de 363 e é considerado o patrono dos taquígrafos (estenógrafos) e da Cidade do México.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de todos os santos;

Calendário de santos;

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Taquigrafia em - acesso a 23 de Janeiro de 2006

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiano_de_%C3%8Dmola

_______________________

PRIMEIRA PERSEGUIÇÃO: ANO 67

A primeira perseguição da Igreja ocorreu no ano 67 de nossa era, movida por Nero, sexto imperador de Roma, incluindo as mais atrozes barbaridades. Entre outros caprichos diabólicos, ordenou que a cidade de Roma fosse incendiada (incêndio que se delongou por anos), com centenas de mortos. As brutalidades foram refinadas ao extremo cometidas contra os cristãos pelos motivos mais torpes; foi durante esta perseguição que foram martirizados São Pedro e São Paulo. Mártires da Segunda Perseguição: Erasto, tesoureiro de Corinto; Aristarco, o macedônio; Trófimo de Éfeso, convertido por São Paulo e seu colaborador; José, comumente chamado Barsabé e Ananias, bispo de Damasco.

SEGUNDA PERSEGUIÇÃO: ANO 81

A segunda perseguição foi suscitada pelo imperador Domiciano. Entre as suas loucuras, ordenou a execução de todos os descendentes da linhagem de Davi. Entre os numerosos mártires que sofreram durante esta perseguição estavam Simeão, bispo de Jerusalém, que foi crucificado, e São João, que foi fervido em óleo e depois desterrado a Patmos. Mártires da Segunda Perseguição: Dionísio, o areopagita, ateniense de nascimento, bispo de Atenas; Nicodemos; Protásio e Gervásio; Timóteo, o célebre discípulo de São Paulo, bispo de Éfeso, morto a golpes de paus.

TERCEIRA PERSEGUIÇÃO: ANO 108

Iniciada pelo imperador Trajano e continuada pelo seu sucessor, o imperador Adriano. A matança de cristãos era diária e tão brutal, que levou os próprios romanos (como Plínio, o Jovem) a interceder por eles, sem sucesso. Mártires da Terceira Perseguição: o bem-aventurado mártir Inácio, bispo da Antioquia e sucessor de Pedro; Alexandre, bispo de Roma, e seus dois diáconos; Quirino e Hermes, com suas famílias; Zeno, um nobre romano; Eustáquio, um valoroso comandante romano convertido; Faustines e Jovitas, irmãos e cidadãos da Bréscia.

QUARTA PERSEGUIÇÃO: ANO 162

A quarta perseguição foi suscitada pelo imperador Marco Aurélio Antonino. Alguns dos mártires eram obrigados a passar, com os pés já feridos, sobre espinhas, pregos, aguçadas conchas, etc., colocados em ponta; outros eram açoitados até a morte. Mártires da Quarta Perseguição: Germânico, entregue às feras; Policarpo, bispo de Esmirna, queimado vivo; Metrodoro e Pionio, também queimados vivos; Agatônica; Felicitate, virtuosa dama romana, junto com os seus sete filhos: Enero, o mais velho, flagelado e prensado; Felix e Felipe, mortos a pauladas; Silvano, lançado de um precipício; e os três filhos menores, Alexandre, Vital e Marcial, foram decapitados e com a mesma espada a mãe foi depois decapitada; Justino, o célebre filósofo, que, aos trinta anos de idade, se convertera ao cristianismo, açoitado e decapitado. As catacumbas de Roma são um mostruário absurdo das milhares de vítimas destas primeiras perseguições aos cristãos.

QUINTA PERSEGUIÇÃO: ANO 192

Por volta do ano 192 de nossa era, o avanço do cristianismo alarmava os pagãos e reavivou-se a calúnia de se imputar aos cristãos as responsabilidades pelas desgraças eventualmente ocorridas. Mártires da Quinta Perseguição: Vitor, bispo de Roma; Leônidas, pai do célebre Orígenes, decapitado; Plutarco e Sereno, irmãos, outro Sereno, Herón e Heráclides, todos decapitados; Rhais, sua irmã Potainiena e sua mãe Marcela; Basflides, oficial do exército convertido; Irineu, bispo de Lyon; Perpétua, Felicitas, Revocato, Saturnino, Secúndulo e Satur, executados no dia 8 de março do ano 205 d.C.; Esperato e outros doze foram decapitados, mesmo destino de Andrócles, na França. Cecília, uma jovem dama de uma nobre família de Roma, casada com Valeriano, converteu seu marido e irmão e o oficial responsável pela sua execução, todos decapitados; Calixto, bispo de Roma, sofreu martírio em 224 d.C., mas não se tem o registro da forma de sua morte; Urbano, bispo de Roma, em 232 d.C.

SEXTA PERSEGUIÇÃO: ANO 235

No ano 235 começou, sob Maximino, uma nova perseguição. O governador da Capadócia, Sereiano, fez tudo o possível para exterminar os cristãos daquela província. Mártires da Sexta Perseguição: Pontiano, bispo de Roma; Anteros, grego; Pamáquio e Quirito, senadores romanos, junto com suas famílias inteiras; Simplício, também senador; Calepódi, Martina, donzela e Hipólito, prelado cristão morto ao ser arrastado por um cavalo. Em 249 d.C., após a morte de Maximino, irrompeu ainda uma cruenta perseguição na região de Alexandria, mas de caráter local e não instigada pelo seu sucessor.

SÉTIMA PERSEGUIÇÃO: ANO 249

A Sétima Perseguição foi implantada pelo imperador Décio no ano 249, em face dos recentes avanços do cristianismo e apesar das inúmeras dissensões presentes. Mártires da Sétima Perseguição: Fabiano, bispo de Roma, decapitado; Juliano, nativo da Cilícia, enfiado num saco de couro, junto com várias serpentes e escorpiões e lançado ao mar. Pedro, ainda jovem, decapitado; Nicômaco; Denisa, decapitada; André e Paulo, dois companheiros de Nicômaco, sofreram o martírio por lapidação; Alexandre e Epímaco, de Alexandria, queimados e outras quatro mulheres, decapitadas; Luciano e Marciano, pagãos convertidos, foram queimados vivos; Trifão e Respício, queimados e decapitados; Ágata, mártir virgem, resistiu aos assédios de Quintiano, governador da Sicilia, e foi morta a mando dele em 5 de fevereiro de 251; Cirilo, bispo de Gortyna, preso e morto por ordens de Lúcio, governador local. Na Ilha de Creta, as execuções foram sumárias e particularmente violentas: Babylas, bispo de Antioquia, decapitado, junto com três dos seus alunos; Alexandre, bispo de Jerusalém; Juliano e Cronião; Maximiano, Marciano, Joanes, Malco, Dionísio, Seraiáon e Constantino, soldados do próprio imperador, confinados numa caverna; Teodora e Dídimo, decapitados; Cornélio, bispo cristão de Roma, e seu sucessor Lúcio, em 253 (já sob o jugo do imperador Gálio, sucessor de Décio).

OITAVA PERSEGUIÇÃO: ANO 257

Esta perseguição começou sob Valeriano, no mês de abril de 257 d.C. e continuou durante três anos e seis meses. Os mártires que caíram nesta penosa perseguição foram inúmeros, e suas torturas e mortes foram variadas e terríveis. penosas. Mártires da Oitava Perseguição: Rufina e Secunda, irmãs e filhas de um iminente cavaleiro em Roma; Estevão, bispo de Roma, decapitado; Saturnino, bispo ortodoxo de Toulouse, trucidado; Sixto, sucessor de Estevão como bispo de Roma, morto com seis de seus diáconos; Lourenço, que, ao ser inquirido a apresentar os tesouros da Igreja, ofereceu ao imperador uma legião dos pobres de Deus, foi queimado sobre uma grelha de ferro incandescente. Na África, a perseguição rugiu com uma violência inaudita: Cipriano, bispo de Cartago, foi decapitado em 258 d.C; os discípulos de Cipriano, martirizados nesta perseguição, foram Lúcio, Flaviano, Vitórico, Remo, Montano, Juliano, Primelo e Doniciano; em Utica, trezentos cristãos foram lançados num forno de cozimento de cerâmica; Fructuoso, bispo de Tarragona, na Espanha, e seus dois diáconos, Augúrio e Eulógio, foram queimados; Alexandre, Malco e Prisco,cristãos da Palestina e mais uma mulher foram condenados às feras; Máxima, Donatila e Secunda, três moças de Tuburga, foram duramente flageladas e decapitadas. O imperador Valeriano teve um triste fim: morreu esfolado vivo um dos mais tirânicos imperadores de Roma.

NONA PERSEGUIÇÃO: ANO 274

A Nona Perseguição começou sob o jugo do imperador Aureliano em 274, teve um período de paz e recomeçou com Diocleciano em 284. Mártires da Nona Perseguição: Felix, bispo de Roma, decapitado; Agapito, jovem cavaleiro, também decapitado (sob Aureliano); Feliciano e Primo, irmãos; Marco e Marceliano, irmãos gêmeos e naturais de Roma, foram martirizados em estacas com os pés traspassados por pregos e finalmente mortos por lanças; Zoe, a mulher do carcereiro que teve sob seu cuidado os mártires mencionados, convertida por eles, foi martirizada e teve o corpo lançado num rio; o incrível extermínio de toda a chamada Legião Tebana, constituída por seis mil setecentos e seis homens e tendo Mauricio, Cândido e Exupernio como comandantes, a mando do imperador Maximiano, pela recusa de prestar juramento à ordem de extirpação do cristianismo das Gálias (evento ocorrido em 22 de setembro de

286); Alban, primeiro mártir britânico, decapitado junto ao seu carrasco, subitamente convertido ao cristianismo; Fé, uma mulher cristã da Aquitânia, queimada em grelha e decapitada; Quintino, cristão natural de Roma, brutalmente martirizado nas Gálias.

DÉCIMA PERSEGUIÇÃO: ANO 303

É a chamada Era dos Mártires, ocasionada em parte pelo aumento no número dos cristãos e pelo ódio da esposa e do filho adotivo de Diocleciano contra o povo cristão. A sangrenta perseguição teve início em 23 de fevereiro de 303 (o dia da Terminalia, em que os cristãos deveriam ser dizimados por completo), com a destruição de igrejas, queima de livros religiosos e martírio de qualquer um que professasse a fé cristã. A perseguição foi estendida a todas as províncias romanas, principalmente as do leste, e durou cerca de dez anos, sendo impossível determinar o número de mártires e as várias formas de martírio. Ao final de tanta matança, o martírio consistiu em manter os cristãos vivos, mas aleijados, torturados e padecentes de toda sorte de sofrimentos. Mártires da Décima Perseguição: Sebastião, nascido em Narbona, nas Gálias e depois oficial da guarda do imperador em Roma, foi executado com flechas, recuperou-se e submetido a novo flagelo até a morte, agora por espancamento brutal; Vito, siciliano de uma família de alta linhagem, foi sacrificado pelo próprio pai Hylas; Vitor, oriundo de Marselha, martirizado por esmagamento; Taraco, Probo e Andrônico, mortos a espada a mando de Máximo, governador da Cilícia; Romano, natural da Palestina e diácono da igreja de Cesaréia, foi flagelado brutalmente de várias formas; Susana, sobrinha de Caio, bispo de Roma, foi decapitada; Dorotéu e Gorgônio, torturados e estrangulados; Pedro, um eunuco que pertencia ao imperador, foi queimado em grelha incandescente; Cipriano e Justina da Antioquia, decapitados; Eulália, espanhola, queimada viva; Vicente, diácono de Tarragona, martirizado sob tormentos terríveis. A perseguição de Diocleciano tornou-se ainda mais diabólica a partir do ano 304: Saturnino, um sacerdote de Albitina, cidade da África, foi deixado morrer de fome, a exemplo dos seus quatro filhos; Dativas, um nobre senador romano; Telico, um piedoso cristão; Vitória, jovem dama de uma família nobre; Ágape, Quiônia e Irene, irmãs queimadas, quando a perseguição de Diocleciano chegou à Grécia; Agato, Cassice, Felipa e Eutíquia; Marcelino, bispo de Roma; Vitório, Caorpoforo, Severo e Seveano, irmãos, açoitados até a morte; Timóteo, diácono de Mauritânia, e sua mulher Maura, crucificados; Sabino, bispo de Assis.

Com a ascensão ao poder de Galério, filho adotivo de Diocleciano, as perseguições aumentaram ainda mais no Império Romano do Oriente, produzindo muitos mártires: Anfiano, discípulo de Eusébio; Julita, mulher licaônia de régia linhagem, foi flagelada bestialmente, vendo a morte do próprio filho diante dela; Hermolaos e Pantaleão; Eustrátio, secretário do governador de Armina, foi lançado num forno de fogo; Nicander e Marciano, dois destacados oficiais militares romanos, decapitados; no reino de Nápoles, foram flagelados Januaries, bispo de Beneventum; Sósio, diácono de Misene; Próculo, que também era diácono; Eutico e Acutio, Festo, diácono, e Desidério, todos decapitados; Quirínio, bispo de Siscia, afogado; Pânfilo, natural de Fenícia; Marcelo, bispo de Roma; Pedro, décimo sexto bispo de Alexandria, foi martirizado em 25 de novembro de 311; Inês, de apenas treze anos, decapitada; São Jorge, o santo patrono da Inglaterra e nascido na Capadócia, torturado e decapitado. As grandes perseguições romanas chegavam ao seu final (em 313 d.C.), com a futura ascensão de Constantino.

Compilação resumida da obra: 'O Livro dos Mártires', de John Fox, escrito originalmente no século XVI (muitos nomes no texto estão grafados erroneamente na tradução brasileira disponível)

Santo Estêvão, primeiro mártir* da Santa Igreja, rogai por nós!

* morte por apedrejamento

________________

http://www.wilsonporte.org/site/a-linda-historia-dos-40-martires-do-gelo/

__________________________

Breve relato da perseguição aos Cristãos primitivos e à Igreja Católica

9. OS MÁRTIRES DA IGREJA

1. Premissa: os Mártires, testemunhas e mestres da fé

2. Os Atos dos Mártires

3. A principal fonte dos Atos dos Mártires: Eusébio de Cesaréia

3.1 Os mártires de Alexandria do Egito

3.2 Os mártires da Tebaida

3.3 Os mártires de Tiro da Fenícia

3.4 Os mártires do Ponto

3.5 Martírio de Santa Sinforosa e seus sete filhos

3.6 Martírio dos Santos Ptolomeu, Lúcio e outro desconhecido

3.7 Martírio de São Máximo

3.8 Martírio dos Santos Silitanos

3.9 Martírio dos cristãos de Alexandria

3.10 Martírio de São Marino, centurião

3.11 Martírio de São Êuplio, diácono

3.12 Os quarenta Mártires de Sebástia

3.13 Martírio de São Simeão

3.14 Martírio de São Policarpo

3.15 Martírio dos santos Carpo, Papilo e Agatonice

3.16 Martírio de Santo Apolônio

3.17 Martírio de São Piônio

3.18 Mártires a não mais acabar

3.19 Martírio de São Conão

3.20 Martírio dos ascetas Xiamuna e Gurias

https://igrejamilitante.wordpress.com/2013/03/10/breve-relato-da-perseguicao-aos-cristaos-primitivos-e-a-igreja-catolica/

________________________

"Martiriológio Romano"

Há, nesta categoria, as 200 páginas a seguir (dentre um total de 2 902).

http://lhs.unb.br/wikiatlas/index.php?title=Categoria:Martiriol%C3%B3gio_Romano&printable=yes&pageuntil=S.+Filomeno+m%C3%A1rtir

_________________________

SANTORAL ROMANO GERAL

https://afeexplicada.wordpress.com/2016/02/11/santoral-romano-geral/

JANEIRO

1º SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

2 Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja

7 S. Raimundo de Penyafort, sacerdote

13 Santo Hilário, bispo e doutor da Igreja

15 S. Mauro ou Sto. Amaro, abade

17 Santo Antão, abade

20 S. Sebastião, mártir – Padroeiro da Catedral e S. Fabiano, papa e mártir

21 Santa Inês, virgem e mártir

22 S. Vicente, diácono e mártir

24 S. Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja

25 Conversão de S. Paulo, apóstolo.

26 Santos Timóteo e Tito, bispos

27 Santa Ângela Mérici, virgem

28 Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja

31 S. João Bosco, presbítero

FEVEREIRO

2 Apresentação do Senhor

3 S. Brás, bispo e mártir – Santo Oscar, bispo

5 Santa Águeda, virgem e mártir

6 Santos Paulo Miki e companheiros, mártires

8 S. Jerônimo Emiliani

10 Santa Escolástica, virgem

11 Nossa Senhora de Lourdes

14 S. Cirilo, monge, e S. Metódio, bispo

17 Os Santos Sete Fundadores dos Servitas

21 S. Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja

22 Cátedra de s. Pedro, apóstolo

23 S. Policarpo, bispo e mártir

MARÇO

4 S. Casimiro

7 Santas Perpétua e Felicidade, mártires

8 S. João de Deus, religioso

9 Santa Francisca Romana, religiosa

17 S. Patrício, bispo

18 S. Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja

19 S. José, esposo da Virgem Maria, padroeiro da Igreja Universal

23 S. Turíbio de Mongrovejo, bispo

25 ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

ABRIL

2 S. Francisco da Paula, eremita

4 Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja

5 S. Vicente Ferrer, presbítero

7 S. João Batista de La Salle, presbítero

11 Santo Estanislau, bispo e mártir

13 S. Martinho I, papa e mártir

21 Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja

23 SÃO JORGE – Sto. Adalberto, bispo e mártir

24 S. Fidélis de Sigmaringa, presbítero e mártir

25 S. Marcos, evangelista

28 S. Pedro Chanel, presbítero e mártir – S. Luiz Maria Grignion de Monfort, presbítero

29 Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja

30 S. Pio V, papa

MAIO

1° S. José Operário

2 Sto. Atanásio, bispo e doutor

3 Stos. Filipe e Tiago Menor, apóstolos

12 Stos. Nereu e Aquiles, mártires – S. Pancrácio, mártir

14 S. Matias, apóstolo.

18 S. João I, papa e mártir

20 S. Bernardino de Sena, presbítero

21 S. Crisóvão Magallanes, presbítero e companheiros mártires

22 Santa Rita de Cássia, religiosa

25 S. Beda, o Venerável, sacerdote e doutor da Igreja – S. Gregório VII, papa – Sta. Maria Madalena de Pazzi, virgem

26 S. Filipe Néri, presbítero

27 Sto. Agostinho de Cantuária, bispo

31 Visitação da Virgem Maria

Sábado após o segundo domingo depois de Pentecostes: lmaculado Coração da Virgem Maria

JUNHO

1° S. Justino, mártir

2 Stos. Marcelino e Pedro, mártires

3 Stos. Carlos Lwanga e companheiros, mártires

5 S. Bonifácio, bispo e mártir

6 S. Norberto, bispo

8 Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja

9 S. José de Anchieta, presbítero, apóstolo do Brasil

11 S. Barnabé, apóstolo

12 São Gaspar Bertoni, presbítero, Fundador dos Estigmatinos

13 Santo Antônio de Pádua (ou de Lisboa), presbítero e doutor

19 S. Romualdo, abade

21 S. Luís Gonzaga, religioso

22 S. Paulino de Nola, bispo – S. João Fisher, bispo e S. Tomás More, mártires

24 Natividade de S. João Batista

27 S. Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja

28 Santo Irineu, bispo e mártir

29 S. PEDRO E S. PAULO, APÓSTOLOS

30 Santos Protomártires da Igreja de Roma

JULHO

3 S. Tomé, apóstolo

4 Sta. Isabel de Portugal

5 Sto. Antônio Maria Zacarias, presbítero

6 Sta. Maria Goretti, virgem e mártir

9 Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem

10 Sto. Agostinho Zhao Rong, presbítero

11 S. Bento,abade, fundador dos Beneditinos

13 Sto. Henrique, duque da Baviera

14 S. Camilo de Lélis, presbítero

15 S. Boaventura, bispo e doutor da Igreja

16 NOSSA SENHORA DO CARMO

17 Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero e seus companheiros

21 S. Lourenço de Bríndisi, presbítero e doutor da Igreja

22 Sta. Maria Madalena

23 Sta. Brígida, religiosa

24 S. Charbel Makhluf, presbítero

25 S. Tiago Maior, apóstolo

26 S. Joaquim e Sant´Ana, pais de Nossa Senhora

29 Sta. Marta

30 S. Pedro Crisólogo, bispo e doutor da Igreja

31 Sto. Inácio de Loyola, sacerdote, fundador dos Jesuitas

AGOSTO

1° Sto. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor

2 Sto. Eusébio de Vercelli, bispo

4 S. João Maria Vianney, sacerdote

5 Dedicação da basílica de Santa Maria Maior

7 Stos. Sisto II, papa, e companheiros, mártires

S. Caetano, sacerdote

8 S. Domingos, sacerdote

10 S. Lourenço, diác. e mártir

11 Sta. Clara, virgem

13 Stos. Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, mártires

14 S. Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote e mártir

15 Assunção de Nossa Senhora

16 Sto. Estêvão da Hungria

19 S. João Eudes, sacerdote

20 S. Bernardo, abade e doutor

21 S. Pio X, papa

22 Nossa Senhora Rainha

23 Sta. Rosa de Lima, virgem

24 S. Bartolomeu, apóst.

25 São Luís de França

S. José de Calazans, sacerdote

27 Sta. Mônica

28 Sto. Agostinho, bispo e doutor

29 Martírio de S. João Batista

SETEMBRO

3 S. Gregório Magno, papa e doutor

8 Natividade e Nossa Senhora

13 S. João Crisóstomo, bispo e doutor – Bem-aventurada Dulce dos Pobres, religiosa

14 Exaltação da Santa Cruz

15 Nossa Senhora das Dores

16 S. Cornélio, papa, e S. Cipriano, bispo, mártires

17 S. Roberto Belarmino, bispo e doutor

19 S. Januário, bispo e mártir

20 Stos. André Kim Taegon, sacerdote, Paulo Chong Hasang e companheiros, mártires

21 S. Mateus, apóst, e evangelista

26 Santos Cosme e Damião, mártires – Bem-aventurado Paulo VI, papa

27 S. Vicente de Paulo, sacerdote

28 S. Venceslau, mártir – Santos Lourenço Ruiz e companheiros, mártires

29 São Miguel, São Gabriel e São Rafael, arcanjos

30 S. Jerônimo, sacerdote e doutor da Igreja

OUTUBRO

1º Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja

2 Santos Anjos da Guarda

3 Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbítero e Companheiros e Mártires

4 S. Francisco de Assis

5 S. Benedito, o Negro, religioso

6 S. Bruno, presbítero

7 Nossa Senhora do Rosário

9 São Dionísio, bispo, e seus companheiros, mártires – S. João Leonardi, presbitero

11 S. João XXIII, papa

12 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

14 S. Calisto I, papa e mártir

15 Santa Teresa de Ávila, virgem e doutora da Igreja

16 Santa Edviges, religiosa – Santa Margarida Maria Alacoque, virgem

17 Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir

18 S. Lucas, evangelista

19 São João de Brébeuf e Santo Isaac Jogues, presbíteros, e seus companheiros, mártires – S. Paulo da Cruz, presbítero

22 S. João Paulo II, papa

23 S. João de Capistrano, presbítero

24 Santo Antônio Maria Claret, bispo

25 Santo Antonio de Santana Galvão, presbítero

28 S. Simão e S. Judas, apóstolos

NOVEMBRO

1° TODOS OS SANTOS

2 Comemoração de todos os fiéis defuntos

3 S. Martinho de Lima, religioso

4 S. Carlos Borromeu, bispo .

9 DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO (Catedral de Roma)

10 S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja

11 S. Martinho de Tours bispo

12 S. Josafá, bispo e mártir

15 Santo Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja

16 Santa Margarida da Escócia – Santa Gertrudes, virgem

17 Santa Isabel da Hungria

18 Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo, apóstolos

19 Santos Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João del Castillo, presbíteros, mártires

21 Apresentação de Nossa Senhora

22 Santa Cecília, virgem e mártir

23 S. Clemente I, papa e mártir – S. Columbano, abade

24 Santo André Dung-Lac, presbítero e seus companheiros, mártires

30 Santo André, apóstolo

DEZEMBRO

3 S. Francisco Xavier, presbítero

4 S. João Damasceno, presítero e doutor da Igreja

6 S. Nicolau, bispo

7 Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

8 IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

9 S. João Diego, índio leigo

10 Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa

11 S. Dâmaso I, papa

12 NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, padroeira principal da América Latina

13 Santa Luzia, virgem e mártir

14 S. João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja

21 S. Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja

23 S. João Câncio, presbítero

25 NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

26 Santo Estevão, o primeiro mártir

27 S. João, apóst. e evangelista

28 Santos Inocentes, mártires

29 S. Tomás Becket, bispo e mártir

31 S. Silvestre I, papa

http://www.sendarium.com/2012/12/a-era-dos-martires-as-dez-perseguicoes.html
Enviado por J B Pereira em 13/04/2016
Código do texto: T5603546
Classificação de conteúdo: seguro