BONS CONSELHOS E EXEMPLOS EM DOM BOSCO AOS MENINOS. Tesouro da Escritura

CONSELHOS PRUDENTES E EXEMPLOS CONFIRMADOS EM DOM BOSCO

Raiz dos males: desobediência aos bens de Deus, orgulho ou arrogância, impureza do corpo e alma, não orar, más companhias, apegos ao passado ou pessoas que nada acrescentam à sua salvação e à paz de seu coração e alma, livros longe de Deus, não confessar ou ter vergonha de se confessar ou dizer os pecados, omitir os pecados na confissão, medo de dizer os pecados, não confiar somente em Deus e em seus anjos, não recorrer a mãe do Céu.

Caminho de salvação: cuidar de orar sem cessar, não perder a santa missa, acreditar na eucaristia, invocar a Virgem, orar o terço, ler a Bíblia e Evangelhos, ter em casa a água benta, a cruz, as imagens da Virgem e santos de sua devoção, ler bons livros, amar e perdoar como Jesus, seguir os exemplos de santos e santas pessoas, confiar a Deus seus dias, seguir os mandamentos, contribuir com o dízimo às necessidades materiais da Igreja, honrar seu santo Batismo, não ter vergonha de ser católica... Com dúvidas, ora e recorda o credo e as orações que aprendeu desde criança. Acredite na misericórdia de Deus e ora pela salvação de todos que encontrar, principalmente pelas almas do purgatório. Busca ao Senhor e Ele dá bons efeito ao seu projeto de Vida. Não adianta ter tudo aqui e se perder eternamente.

Jesus te ama! Tudo por Jesus - Nada sem Maria. Cada dia com São José.

____________

1. Amar o nome de Deus; mandamentos, leitura da Bíblia, Evangelhos, oração. Catecismo da Igreja Católica http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html,

cânticos litúrgicos, Santa Missa, oração do pai-nosso,

2. amar Jesus sobre tudo; Eucaristia ou comunhão frequente, confissão.

3. Nada sem Maria e sua devoção; oração da Ave-maria, Salve-Rainha,

4. Confissão mensal ou mais semanalmente: com sincera vontade e com coragem de mudar de vida. Não ter vergonha de dizer os seus pecados e não omitir nada para a sua conversão. Não morrer com o pecado. Nem viver no pecado. Mas viver na graça de Deus. Jesus comunicou ou instituiu o sacramento da confissão dos pecados - dada aos apóstolos e depois a Igreja conservou até aos dias de hoje porque somos pecadores e pecamos depois do Batismo.

João 20, …22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos.” Felizes os que não viram e creram" http://bibliaportugues.com/john/20-23.htm

Amar a Igreja e orar pelo Papa, Bispos e padres, diáconos, leigos, religiosos, religiosas, perdoar os erros da Igreja como povo pecador, sabendo que você tanto erra: ama a Igreja como povo de Deus escolhido pelo Senhor, guiado pelo Espírito santo, porto seguro, barco de Jesus firme, barca de Pedro:

Mateus 16:19 "Eu darei a ti as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus”. http://bibliaportugues.com/john/20-23.htm

Cultiva e pratica a oração do Terço diário, devoção ao santo de nosso nome (onomástico).

5. Água benta, orações, oratórios, terço, devoção a São José, Santos anjos,

6. Jaculatórias diárias em qualquer lugar: ônibus, ruas, escolas, clubes, igrejas, passeias, contra os laços do maligno: orgulho, mentira, vergonha dos bens sagrados de Deus, medo de fazer o bem,

7. Siga os bons exemplos de Cristo, dos santos, mártires, virgens, santas, para seu bem espiritual, perdoa com Jesus pedi, ama como Jesus fez e faz.

_____________

SONHOS DE DOM BOSCO - INFERNO

https://www.youtube.com/watch?v=cS2Op8Y2huM

76. Dom Bosco e as três alvuras da fé católica

https://padrepauloricardo.org/episodios/dom-bosco-e-as-tres-alvuras-da-fe-catolica

ÍNDICE (sonhos traduzidos em 2001)

http://sol.cdb.br/func/Sonhos%20de%20Dom%20Bosco%20-%20Parte%20I.pdf

Título Pág.

1 - O sonho das quatorze mesas..............................................................................

2 - Sonho dos Pães..................................................................................................

3 - A marmota.........................................................................................................

4 - O sonho das consciências..................................................................................

5 - SOS - uma jangada, um convite ao céu.............................................................

6 - Presente para Nossa Senhora.............................................................................

7 - Vinte e duas luas................................................................................................

8 - Sonho das consciências.....................................................................................

9 - As três pombas..................................................................................................

10 - Trabalho, trabalho, trabalho............................................................................

11 - A misteriosa senhora.......................................................................................

12 - A videira misteriosa.........................................................................................

13 - O sonho da pastora e da estranha grei.............................................................

14 - As dez colinas.................................................................................................

15 - Dois sacerdotes na catedral.............................................................................

16 - O buraco e a serpente......................................................................................

17 - AS missões salesianas na América Meridional...............................................

18 - Sobre a eleição de estado.................................................................................

19 - As distrações na igreja.....................................................................................

20 - Os jogadores....................................................................................................

21 - O sacrilégio......................................................................................................

22 - O purgatório....................................................................................................

23 - Vocações tardias..............................................................................................

24 - O nicho em São Pedro.....................................................................................

25 - Os propósitos da confissão..............................................................................

26 - A misericórdia divina......................................................................................

27 - Um banquete misterioso..................................................................................

28 - Os cabritos.......................................................................................................

29 - As feras do prado.............................................................................................

30 - A videira..........................................................................................................

31 - Sacerdote e alfaiate..........................................................................................

32 - O auxílio do céu..............................................................................................

33 - Através da América do Sul..............................................................................

34 - A palavra de Deus e a murmuração.................................................................

35 - As vocações.....................................................................................................

36 - Sonha exercícios escolares..............................................................................

37 - Um vale extensíssimo e uma alta colina ........................................................

38 - A lanterna mágica............................................................................................

39 - Trabalho e temperança....................................................................................

40 - Uma batalha sangrenta....................................................................................

41 - Sorte dos jovens que abandonam o Oratório...................................................

42 - Os corvos e os meninos...................................................................................

43 - A inocência......................................................................................................

44 - Os mártires de Turim.......................................................................................

45 - O sonho do personagem dos dez diamantes....................................................

46 - A ovelha fiel e as desertoras............................................................................

47 - Uma árvore prodigiosa....................................................................................

48 - A Patagônia.....................................................................................................

SONHOS DE DOM BOSCO

ÍNDICE

1 - O sonho das quatorze mesas

2 - Sonho dos Pães

3 - A marmota

4 - O sonho das consciências

5 - SOS - uma jangada, um convite ao céu

6 - Presente para Nosso Senhora

7 - Vinte e duas luas

8 - Sonho das consciências

9 - As três pombas

10 - Trabalho, trabalho, trabalho

11 - A misteriosa senhora

12 - A videira misteriosa

13 - O sonho da pastora e da estranha grei

14 - As dez colinas

15 - Dois sacerdotes na catedral

16 - O buraco e a serpente

17 - AS missões salesianas na América Meridional

18 - Sobre a eleição de estado

19 - As distrações na igreja

20 - Os jogadores

21 - O sacrilégio

22 - O purgatório

23 - Vocações tardias

24 - O nicho em São Pedro

25 - Os propósitos da confissão

26 - A misericórdia divina

27 - Um banquete misterioso

28 - Os cabritos

29 - As feras do prado

30 - A videira

31 - Sacerdote e alfaiate

32 - O auxílio do céu

33 - Através da América do Sul

34 - A palavra de Deus e a murmuração

35 - As vocações

36 - Sonha exercícios escolares

37 - Um vale extensíssimo e uma alta colina

38 - A lanterna mágica

39 - Trabalho e temperança

40 - Uma batalha sangrenta

41 - Sorte dos jovens que abandonam o Oratório

42 - Os corvos e os meninos

43 - A inocência

44 - Os mártires de Turim

45 - O sonho do personagem dos dez diamantes

46 - A ovelha fiel e as desertoras

47 - Uma árvore prodigiosa

48 - A Patagônia

___________

IMITAÇÃO DE CRISTO - LINDO! CHEIO DE CITAÇÕES BÍBLICAS E ENSINAMENTOS DE SABEDORIA E PRUDÊNCIA...

Este é o nome do livro considerado um dos mais importantes da literatura devocional católica, escrito no século XV pelo monge alemão

Tomás de Kempis.

http://www.imitacaodecristo.com.br/

_____________________

Da imitação de Cristo e desprezo de todas as vaidades do mundo

1. Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São

estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que

imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos

ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, o

nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.

A Imitação de Cristo - Tomás de Kempis

Site promovido pela Congregação Legionários de Cristo. Copyright 2014.

__________________________

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Conselho do Dia - Certamente estas palavras se referem a alguma necessidade sua. Mas isso só você saberá entende

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Quando, por motivo de piedade ou proveito do próximo, se deixa alguma vez o costumado exercício, fácil é reparar 2. depois essa falta; omiti-lo, porém, facilmente, por enfado ou negligência, já é bastante culpável, e sentir-se-á o prejuízo. Esforcemo-nos quanto pudermos, ainda assim cairemos em muitas faltas; contudo, devemos sempre fazer um propósito determinado, mormente contra os principais obstáculos do nosso progresso espiritual. Devemos examinar e ordenar tanto o interior como o exterior, porque ambos importam ao nosso aproveitamento. ( Do exercícios do bom religioso)

____________________

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA

“Preparação ao Reino de Jesus Cristo”, de São Luís Maria Grignion de Montfort

Pela via de Maria caminha-se mais suavemente e mais tranquilamente.

Dedicamos esta obra a todos aqueles que amam Maria e que desejam se instaure em nosso meio o seu Reino.

“Este é um livro precioso: escrito por um santo, meditado

pelos santos, e que possui a bela missão de formar os

santos de Deus.” Este é, por força, o melhor juízo que foi

expresso sobre o “Tratado da Verdadeira Devoção à

Santíssima Virgem Maria”, a obra mais importante de São

Luís Maria Grignion de Montfort ( 1673 - 1716).

INTRODUÇÃO

Maria no Desígnio de Deus

1. Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio

ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.

A Humildade de Maria

2. Durante a vida, Maria permaneceu muito oculta. É por

isso que o Espírito Santo e a Igreja lhe chamam Alma Mater,

Mãe escondida e secreta. A sua humildade foi tão profunda,

que não teve na Terra atrativo mais poderoso nem mais contínuo que o de se esconder de si mesma e de toda criatura, para

que só Deus a conhecesse.

3. A fim de atender aos pedidos que Ela lhe fez para que

a ocultasse, empobrecesse e humilhasse, aprouve a Deus

ocultá-la na sua conceição e nascimento, na sua vida, mistérios,

ressurreição e assunção, aos olhos de quase toda criatura

humana. Seus próprios pais não a conheciam, e os anjos perguntavam

muitas vezes entre si: “Quem é esta?” (Ct 8, 5),

porque o Altíssimo lha escondia ou, se alguma coisa lhes revelava

a seu respeito, infinitamente mais lhes ocultava.

_____________________

Institucional

Dom Bosco I – Um sonho profético – Maio de 1825

A história de Dom Bosco começa menos de dois meses após a batalha de Waterloo, em Castelnuovo d’Asti, hoje Castelnuovo Don Bosco, um povoado perto de Turim, ao norte de uma Itália redesenhada de acordo com os caprichos dos vencedores de Napoleão.

João Melchior Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na casa do arrendador Giacinto Biglione, no povoado Morialdo, localidade dos Becchi, município de Castelnuovo d’Asti, diocese de Turim. Era filho de Francisco Luis (1784-1817) e de Margarida Occhiena (1788-1856), casados em 6 de junho de 1812. A data de nascimento está fixada à pág. 145 do livro de batizados da paróquia Santo André, em Castelnuovo d’Asti. Foi batizado no dia 17 de agosto, sendo padrinho Melchior Bosco Occhiena e madrinha Madalena Bosco. A família, naquela data, além dos pais e do recém-nascido, completava-se com Antônio (1808-1849), filho do primeiro casamento de Francisco e José Luís, nascido em 1813. Com eles vivia também a avó paterna, Margarida Zucca (1752-1826).

Francisco tinha comprado em 17 ou 18 de fevereiro de 1817 uma modesta construção disposta de depósito de feno e estala, chamada em seguida de “casinha dos Becchi”, a “Belém salesiana”, porque considerada erroneamente como aquela em que nascera João Melchior. Francisco morreu em 11 de maio de 1817.

Em 1815 uma extraordinária carestia afligia o Piemonte.

Em dezembro de 1823 João aprende a soletrar com um camponês. Em 3 de novembro de 1824 vai para a escola em Capriglio com padre Lacqua. Em março de 1825 termina a escola em Capriglio e retoma-a por poucos meses em novembro.

http://www.dombosco.net/institucional/dom-bosco/

______________

http://www.dombosco.net/institucional/dom-bosco/
Enviado por J B Pereira em 25/03/2016
Reeditado em 26/03/2016
Código do texto: T5585113
Classificação de conteúdo: seguro