O Plano de Ensino e o trabalho do professor: atualização e revisão a cada ano... o contexto escolar e PP da escola e o Plano de gestão juntos a iluminar o professor em seu trabalho em sala de aula
O Plano de Ensino é um documento elaborado pelos professores, contendo suas propostas de trabalho, em uma área e/ou disciplina específica. Deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente e, com certeza, não espelha a competência político-pedagógica do educador que deve ser mais abrangente do que aquilo que está registrado em seu plano.
Um profissional bem preparado supera eventuais limites de seu Plano de Ensino. O inverso, porém, não ocorre: um bom plano não transforma, em si, a realidade da sala de aula, pois ele depende da competência e do compromisso do docente.
Crédito da imagem:Créditos: Dimitri Shironosou/123RF.Não há descrição para esta foto
Legenda da imagem:Fim da legenda
[...] o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações e situações, o tempo todo, envolvendo a permanente interação entre os educadores e entre os próprios educandos [...]
(FUSARI, 1989, p. 10)
Além disso, o Plano de Ensino também é o registro do processo educacional como um todo. Traz, de forma coerente e integrada, o relato de como serão as ações que viabilizem o processo de ensino e de aprendizagem de forma flexível e aberta para atender as necessidades e possibilidades dos alunos sem perder de vista as referências e as diretrizes da Escola e do Currículo Oficial. Por isso é fundamental que os professores assumam seus planos como documentos que, como tal, devem ser assinados e implementados, não sendo mero formulário burocrático que deve ser entregue à direção da escola.
A escola também deve criar mecanismos para divulgação dos planos de ensino para os pais (responsáveis) e alunos. Eles têm o direito de saber o que será ensinado, o que se espera que seja aprendido, quais materiais didáticos serão utilizados, como serão realizados a avaliação e o acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
É importante que os professores formulem seus planos de ensino anuais, considerando as possibilidades e os ajustes, em relação àqueles indicados no Currículo Oficial do Estado, mesmo que, durante os bimestres, atualizem os demais aspectos associados à definição dos conteúdos indicados no plano anual. Outro aspecto importante é a criação de consenso entre os professores de uma mesma disciplina entre anos/séries. Vale lembrar também que o Plano de Ensino anual de uma mesma disciplina expressa uma lógica de ensino e de aprendizagem. Assim, qualquer mudança realizada pressupõe adequações nos planos dos anos/séries e bimestres subsequentes.
Ícone DestaqueSaiba Mais Para saber como formalizar o Plano de Ensino e seus desdobramentos em preparação de aulas e projetos, leia na íntegra o artigo de Fusari: O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Para aprofundar suas reflexões sobre como estabelecer objetivos e selecionar conteúdos para elaborar seu Plano de Ensino, leia o material com orientações para a elaboração de Planos de Ensino, disponibilizado pela Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do magistério Oficial do Estado de São Paulo). Fim do texto destaque.
Ícone ReferênciasReferências bibliográficas FUSARI, J. C. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Ideias n. 8. São Paulo: FDE, 1998. p. 44-53. Disponível em: http://​www.​crmariocovas.​sp.​gov.​br/​pdf/​ideias_​08_​p044-053_​c.​pdf. Acesso em 19 agos. 2015 Documento de referência do Prêmio de Gestão Escolar produzido pelo Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed). Disponível em: www.​rededosaber.​sp.​gov.​br/​portais/​Portals/​84/​docs/​pge-manual-2013.​pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.