Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Lista das maiores palavras de cada língua, inclusive em português e grego.

Lista das maiores palavras de cada língua
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta é uma lista das maiores palavras de cada idioma falado no mundo.

Índice  [esconder]
1 Maiores palavras
1.1 Alemão
1.2 Croata
1.3 Espanhol
1.4 Francês
1.5 Grego
1.6 Húngaro
1.7 Inglês
1.8 Islandês
1.9 Italiano
1.10 Japonês
1.11 Lituano
1.12 Neerlandês
1.13 Polonês
1.14 Português
1.15 Russo
1.16 Sueco
2 Referências
Maiores palavras[editar | editar código-fonte]
Alemanha Alemão[editar | editar código-fonte]
Com 80 letras, a palavra Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a maior da língua alemã. A palavra foi incluída no Guinness World Records de 1996 e é composta por vários substantivos ("Donau" - "dampfschifffahrts" - "elektrizitäten" - "haupt" - "betriebs" - "werkbau" - "unterbeamten" - "gesellschaft" ). Em português, significa "Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio".

Croácia Croata[editar | editar código-fonte]
Na língua croata, temos como maior palavra prijestolonaslijednikovica,[carece de fontes] com 26 letras, que significa: a esposa de um herdeiro ao trono.

Espanha Espanhol[editar | editar código-fonte]
As duas maiores palavras em espanhol contém 23 letras, electroencefalografista (a pessoa que estuda e pratica a Eletroencefalografia) e anticonstitucionalmente (ato praticado em contrariedade à constituição).[1] Mas superextraordinarísimo é popularmente considerada como a maior palavra em espanhol, com 22 letras, que significa "muito extraordinário".[1]

França Francês[editar | editar código-fonte]
A maior palavra da língua francesa contém 25 letras.[carece de fontes] Essa palavra é anticonstitutionnellement que significa: anticonstitucionalmente, isto é, algo que esteja de forma contrária à constituição. Anote-se a maior palavra portuguesa.

Grécia Grego[editar | editar código-fonte]
A maior palavra da língua grega, bem como a maior do mundo, é λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων, que, ao ser transliterada, pode ser escrita da seguinte forma: Lopado­temacho­selacho­galeo­kranio­leipsano­drim­hypo­trimmato­silphio­parao­melito­katakechy­meno­kichl­epi­kossypho­phatto­perister­alektryon­opte­kephallio­kigklo­peleio­lagoio­siraio­baphe­tragano­pterygon. A palavra possui 170 letras no alfabeto grego, mas com a transliteração, passa a ter 182 letras. O nome é mencionado na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes (447-385 a.C.)[2]

Hungria Húngaro[editar | editar código-fonte]
A maior palavra do idioma húngaro é megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért,[carece de fontes] que significa por suas atitudes improfanáveis. Ela contém 44 letras.

Reino Unido Inglês[editar | editar código-fonte]
Com 45 letras, a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis é a maior da língua inglesa.[3] Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. A sua tradução para português, é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose".

Islândia Islandês[editar | editar código-fonte]
A maior palavra da língua islandesa contém 30 letras e é hæstaréttarmálaflutningsmaður[carece de fontes] que significa: advogado de suprema corte.

Itália Italiano[editar | editar código-fonte]
A maior palavra da língua italiana é precipitevolissimevolmente.[carece de fontes] Ela contém 26 letras e significa: tão rápido quanto possível.

Japão Japonês[editar | editar código-fonte]
A maior palavra da língua japonesa possui 58 letras. É ニューモノウルトラマイクロスコーピックシリコヴォルケーノコニオシス[carece de fontes] (katakana) "Nyuumonourutoramaikurosukoupikkushirikoburukeinokonioshisu" (Rōmaji). A sua tradução para português é "Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiótico".

Lituânia Lituano[editar | editar código-fonte]
A maior palavra em Lituano é nebepasikiškiakopūsteliaujančiuose,[carece de fontes] que quer dizer: naqueles de gênero masculino, que não estão mais juntando madeira.

Países Baixos Neerlandês[editar | editar código-fonte]
Em neerlandês, a maior palavra já registrada é kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden,[carece de fontes] com 49 letras é uma atividade que prepara as crianças para o desfile de carnaval.

Polónia Polonês[editar | editar código-fonte]
A língua polaca possui a palavra najcharakterystyczniejszego,[carece de fontes] de 27 letras, que é a forma no genitivo para o adjetivo "o mais característico".

Portugal Português[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Maiores palavras da língua portuguesa
A maior palavra da língua portuguesa, registada num dicionário, é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, uma palavra composta que é uma amalgama de síndromes. É de referir, que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua. A palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas,[4] é de referir que o nome cientifico desta doença é silicose.

A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente é considerada a maior palavra portuguesa não técnica, e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.[5]

Rússia Russo[editar | editar código-fonte]
A maior palavra do idioma russo é ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo (рентгеноэлектрокардиографического).[carece de fontes] Ela contém 33 letras no alfabeto cirílico, 38, depois de transliteradas. Esta, significa: pertence ao raio X eletrocardiográfico.

Suécia Sueco[editar | editar código-fonte]
Segundo o Livro Guinness dos jjzkzz, a maior palavra registrada da língua sueca é nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten,[carece de fontes] com 130 letras, querendo dizer: trabalho preparatório de contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico.
Segundo o Dicionário de língua sueca da Academia Sueca (SAOL), a maior palavra aí registrada é realisationsvinstbeskattning, com 28 letras, significando "impostos sobre lucro realizado". [6]

Referências
↑ Ir para: a b http://spanish.about.com/od/writtenspanish/a/longest_word.htm
Ir para cima ↑ MCFARLAN, Donald; MCWHIRTER & BOEH, David A. The Guinness Book of World Records 1990. 1990, ISBN 0806957905
Ir para cima ↑ DENNING, Keith; KESSLER, Brett & LEBEN, William R. English vocabulary elements Oxford Press University, 2007.
Ir para cima ↑ Dicionário Priberam. Visitado em 23 de junho de 2009.
Ir para cima ↑ Dicionário online Priberam
Ir para cima ↑ Dicionário de língua sueca da Academia Sueca - realisationsvinstbeskattning - p. 742

_____________

http://lista10.org/diversos/as-10-maiores-palavras-da-lingua-portuguesa/


Maiores palavras técnicas[editar | editar código-fonte]
As maiores palavras técnicas registradas em dicionários são:

(46 letras) Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, é quem sofre da doença pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.
2. (44 letras) Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, é a doença que é transmitida ao inspirar as cinzas causadas por uma erupção vulcânica.

3. (33 letras) Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, é a fobia de palavras grandes

4. (29 letras) Anticonstitucionalissimamente,[2] [3] , é a maior palavra da língua portuguesa. É um advérbio e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.

5. (28 letras) Oftalmotorrinolaringologista,[4] [5] , é o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, no entanto é uma palavra considerada obsoleta. É mais comum a palavra otorrinolaringologista (veja abaixo).

6. (27 letras) Inconstitucionalissimamente, é o advérbio de inconstitucional e designa o mais alto grau de inconstitucionalidade. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records.[6]

7. (22 letras) Otorrinolaringologista,[7] , é o médico que se ocupa dos ouvidos, garganta e nariz.

8. (22 letras) Inconstitucionalíssimo (masculino) e Inconstitucionalíssima (feminino), adjetivo, singular, derivação de inconstitucional.

Termos técnicos[editar | editar código-fonte]
Termos técnicos científicos podem ter centenas de milhares de caracteres de comprimento. Nesse contexto, a maior palavra do mundo, e também da nossa língua, seria o nome químico para a proteína conhecida como Titina,[8] que contém 189.819 letras. Este nome genérico teria de conter os nomes de todos aminoácidos que compõem a proteína (na sequência certa), começando por “metionil…” e terminado com “…isoleucina”. A leitura deste demoraria várias horas. A questão quanto tais nomes genéricos serem considerados palavras regulares ou não ainda é controversa.

Nomes próprios[editar | editar código-fonte]
Nomes próprios, como de organizações e lugares, tradicionalmente não são considerados para listas das maiores palavras.

Palavras fictícias[editar | editar código-fonte]
Nomes ou palavras fictícias são palavras inventadas para descrever pessoas, factos ou objectos inexistentes ou, em alguns casos, duplicar definições já existentes criando palavras alternativas e por isso, tradicionalmente não são registadas em dicionário, tais como:
Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilphiokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteralektryo-
noptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopterygṓn que é o nome de um prato fictício criado por Aristófanes e é constituído por 182 letras.

No entanto, a palavra fictícia pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, encontra-se registrada em alguns dicionários de língua portuguesa, supostamente como um termo técnico, sendo no entanto uma palavra composta por uma amalgama de síndromes, duplicando a definição que corresponde à doença silicose. Não obstante o facto de ser uma palavra fictícia, como se encontra dicionarizada, tornou-se dessa forma a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário.

Referências[editar | editar código-fonte]
Online
Ir para cima ↑ Dicionário Priberam. Visitado em 23 de junho de 2009.
↑ Ir para: a b Dicionário online Priberam
Ir para cima ↑ Grande enciclopédia portuguesa e brasileira [S.l.]: Editorial Enciclopédia, [195?]. vol XX, p. 59
Ir para cima ↑ Academia brasileira de letras
Ir para cima ↑ Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Ir para cima ↑ Guinness Book of Records 2006 (edição brasileira). Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. p. 142.
Ir para cima ↑ Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Ir para cima ↑ Site de Sarah McCulloch
Bibliográfica
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Dicionário Aurélio
Dicionário Michaelis
Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora
___________________

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maiores_palavras_da_l%C3%ADngua_portuguesa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_palavras_de_cada_l%C3%ADngua
Enviado por J B Pereira em 30/10/2015
Código do texto: T5432575
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2304 textos (1291258 leituras)
14 e-livros (92 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 15:38)
J B Pereira