A LENDA DA CRIAÇÃO DA NOITE

Nos tempos antigos não havia a noite! Nas Aldeias de todo o mundo, nas terras dos índios, era sempre dia. Nunca havia noite, estava sempre claro; era sempre dia. Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia; noite não havia. O Sol brilhava esquentando a Terra. O sol ia do leste ao oeste e depois refazia o caminho, ia do oeste ao leste, continuamente, fazendo o caminho inverso, de volta ao nascente. Tupã não permitia que ninguém se aproximasse do Sol, da Lua ou das Estrelas. Mas teve um dia em que tudo mudou: quando Tupã, aquele que controlava tudo (o Sol, a Lua, as Estrelas), havia saído para caçar, um homem muito curioso tocou no frágil Sol, para saber como funcionava. Ao tocá-lo, o Sol quebrou; o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu engolindo tudo. O Sol que dava luz e calor havia se apagado, quebrando-se em mil pedacinhos. Então as trevas reinaram na aldeia de Tupã. Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos lamentavam-se da noite sem luz. Tupã voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. Quando caiu o homem se transformou em um novo animal, que tinha as mãos douradas como o Sol; que brilhava. E deu-se o nome àquele animal de “macaquinho-de-mão-de-ouro”, pois tinha o corpo escuro como a noite e as mãos douradas como o sol que ele havia tocado. Tupã não conseguiu consertar o Sol para que funcionasse como antes. O sol caminhava para o poente, mas não conseguia retornar pelo mesmo caminho, como era antes, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Tupã então, num gesto glorioso, fez com que a Lua e as Estrelas surgissem no céu, para iluminarem a noite. A partir de então, o Sol ia até o poente, não voltava, mas então vinha a Lua e as Estrelas, para iluminar um pouquinho a noite na Terra; como acontece até hoje.

- E cada vez que o Sol voltava, vinha com um sorriso novo, todos os dias, até hoje!

Glossário e Pesquisa

- Em Tupi, Tupã é Deus; a Lua é Jaci (ou Yaci entre os guaranis) e o Sol é Coaraci.

-Existem citações de que em algumas tribos do Brasil, Tupã também era chamado de Mauá. Tupã é um ser criador, que cuida dos elementos da Natureza; é o guardião da Vida na Terra.

-Foram feitas consultas em muitos sites da internet. A autoria da Lenda da Criação da noite é coletiva, pois ninguém cita a fonte da criação que, aliás, aparece sempre da mesma maneira, ainda que alguns nomes de divindades sejam diferentes, este autor crê ter sido transmitida oralmente; por isso sofreu tantas intervenções regionalistas!

- O Mito da Criação da Noite é uma lenda inspirada nos contos indígenas da mitologia tupi-guarani - Walmiri-atroari (Amazonas e Roraima).

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 28/09/2015
Reeditado em 07/10/2015
Código do texto: T5397366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.