Santo Inácio de Loiola, Presbítero (Loiola na Cantábaria, Basco - Espanha: 1491- Roma, 1556).

Oração de Santo Inácio de Loyola[editar | editar código-fonte]

Tomai Senhor, e recebei

Toda minha liberdade,

A minha memória também.

O meu entendimento

E toda minha vontade.

Tudo que tenho e possuo,

Vós me destes com amor.

Todos os dons que me destes,

Com gratidão vos devolvo:

Disponde deles, Senhor,

Segundo vossa vontade.

Dai-me somente

O vosso amor, vossa graça.

Isto me basta,

Nada mais quero pedir.

____________

Adquira EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS, DE INÁCIO DE LOIOLA, IMITAÇÃO DE CRISTO, DE kEMPIS.

Foi perseguido pela inquisição, teve desafios enormes para provar sua inocência, porque queria fundar um grupo de amigos para evangelizar os árabes.

Viveu no tempo de divisões na Igreja com a crise interna e externa no contexto de contra-reforma e conflitos com os protestantes.

Sua canonização aconteceu no dia 12 de Março de 1622 pelo Papa Gregório XV.

É famoso na obra: Exercícios Espirituais de Inácio.

"... Em fevereiro de 1522, Inácio retira-se para Manresa para uma gruta, às margens do Rio Cardoner, nos arredores de Barcelona.

A partir de então, passa a anotar os sentimentos que experimentava durante meditações e contemplações e esses registros tornaram-se a base de um pequeno livro chamado Exercícios Espirituais, «forte experiência de Deus».

.

Dentre as leituras que fez em Manresa, destaca-se Imitação de Cristo, um pequeno livrinho que é editado até hoje em dia. Foi escrito no século XV pelo monge alemão Tomás de Kempis.

FONTE: http://www.imitacaodecristo.com.br/

Os Exercícios Espirituais são fruto dessa conversão de Santo Inácio: propõem os assuntos sobre os quais ele refletiu, meditou e contemplou, como a indicação de atitudes e procedimentos que o moveram a mudar de vida e entregar-se a Deus.

Santo Inácio percebeu que isto poderia ser útil para outras pessoas e por isso anotou tudo o que lhe parecia mais importante.

Portanto, o que aparece em seu livro são frutos de suas experiências."

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcios_Espirituais_de_In%C3%A1cio_de_Loyola

"Quando jovem, foi soldado e lutou no cerco de Pamplona pelos franceses, em 1521, sendo gravemente ferido em combate (uma bala de canhão quebrou-lhe as duas pernas).

Em sua longa convalescença, leu muito sobre a vida de Cristo e dos Santos e, finalmente, resolveu dedicar sua vida a serviço de Deus. Após um ano de retiro na Catalunha, fez uma peregrinação a Jerusalém.A educação foi considerada por Inácio de Loyola o principal instrumento de reconquista dos protestantes e de catequização dos gentios.

Assim, os jesuítas fundaram missões, retiros, colégios e universidades. Seu papel na colonização do Brasil, por exemplo, merece destaque, em especial pela contribuição dos padres São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, e Antonio Vieira.

Também teve como amigo: São Francisco Xavier.

Inácio de Loyola modelou a espiritualidade elevada e dinâmica de seus religiosos a partir de seu livro "Exercícios Espirituais", um clássico da literatura espiritual muito difundido ainda nos dias de hoje, graças aos muitos retiros pregados e dirigidos pelos jesuítas."

FONTE: http://educacao.uol.com.br/biografias/inacio-de-loyola.jhtm

__________________

A Pessoa que os Exercícios Espirituais pretendem formar:

Uma pessoa que se sente chamada, atraída, movida, conquistada por Jesus Cristo, e, agradecida e com toda liberdade e determinação adere a Ele, numa comunhão de vida e de missão, colocando-se à disposição para trabalhar sob sua bandeira, para recriar nosso mundo e formar uma humanidade nova, que se caracterize pela solidariedade e pela fraternidade, tomando como modelo de vida o próprio Jesus Cristo.

Uma pessoa que, pela graça de Deus, dinamizada pelos Exercícios Espirituais, experimentou-se pecador, num mundo pecador, porém se sente amado e resgatado pela obra de Jesus e, agradecido, se sente também atraído e movido para O acompanhar na Sua Missão Redentora.

Uma pessoa que, experimentando o amor extremado e efetivo do Cristo, que viveu em si mesmo a condição do pecador e de todo o pecado do mundo, e o vence pela sua morte e ressurreição, sente o desejo e é levada, com muito amor, a seguir vitalmente o Senhor Jesus no seu aniquilamento, na sua pobreza e na sua dedicação para o resgate de todos os seres humanos e de toda a criação. Esta pessoa assume tudo isso não contando nem pensando nas suas próprias forças e disposições, mas sentindo-se abraçada e conquistada por Jesus, atraída e movida por Ele, confiando na graça d´Ele, e dispõe-se a segui-Lo vitalmente na sua vida de opróbrios e exclusões, estando disposta a viver na pobreza e enfrentar os conflitos decorrentes de tal decisão.

Uma pessoa que conhece Jesus Cristo intimamente, O ama e deseja ardentemente segui-Lo, identificando-se com seu modo de ser e Sua Missão.

Uma pessoa que saiba discernir e que tome as suas resoluções, menores ou maiores, na hora oportuna, baseando-se, sobretudo, não em critérios humanos e normas regulamentares, mas na própria experiência do encontro e da união com o Senhor Jesus caracterizada pela paz, pela fé, esperança e caridade, numa palavra, pela consolação espiritual.

Uma pessoa seduzida por Jesus Cristo, envolvida no Seu amor e com o desejo de corresponder a este amor vivendo com Jesus no desempenho de sua missão. Assim, relativiza todos os meios, usando-os tanto quanto forem úteis para a construção do Reino de Deus, desapegando-se de tudo que não conduz a viver de acordo com a vontade do Pai. Esta pessoa sabe que a tarefa na construção do Reino é um Dom de Deus.

Uma pessoa que acolhe o Senhor Jesus na Sua totalidade de enviado do Pai para resgatar o ser humano, identificando-se até com o mais excluído e miserável (quanto mais excluído e miserável, mais divino) e admiravelmente restaurando-o para a totalidade do ser humano (quando mais humano, mais divino).

Uma pessoa que se reconhece conquistada pelo Senhor e que, conscientemente se entrega totalmente a Ele, e com Ele e n´Ele à Sua missão, e assim, descobre Deus em todas as coisas, se incorpora na ação que Deus está executando no mundo, sendo um contemplativo na ação.

Uma pessoa que descobre o Senhor Jesus presente e atuante de diversas maneiras em todas as pessoas e também na natureza, e que se sente chamada a viver e agir no Senhor Jesus não sozinha, mas em conjunto com todas as outras pessoas integradas no Senhor Jesus e com a mesma criação.

© 2015 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

Conecte-se ao Skype

Encontramos algumas pessoas que você conhece que já usam o Skype.

Thainara B

Julio Cesar Longato

jULIANO - EX-ALUNO ETEC JOSÉ DAGNONI

Thamires aluna do ETec Ary març 2013

Gustavo Rabello

Gabriel Valdo

Renan Paulo Aranha

Uniser. clínica na Regente Feijó.

Profª Telma Etec José Dagnoni

Liz Gabriel

AED. SP

Fernanda Monzani, aluna ETEC j DAGNONI

Prof. Ms. Magali do Nascimento de Paula

sara maciel

Rose, professora e coord. etec Fernando

Rafael Cruz

e mais 11

Entre ou ingrespara ligar ou conversar com eles

Não, obrigado

Conectado aSkypeMessenger

J B Pereira e http://educacao.uol.com.br/biografias/inacio-de-loyola.jhtm
Enviado por J B Pereira em 12/06/2015
Reeditado em 27/06/2015
Código do texto: T5275215
Classificação de conteúdo: seguro