Estatuto da Criança. REDAÇÃO 2015

. Escreva um texto a partir de Educação: responsabilidade da família ou da escola?, de Fábio Henrique Prado de Toledo.

O Estatuto da Criança e do Adolescente consagra o art.19 que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família. (...) A educação é ajudar a cada filho a crescer como pessoa, o que implica em proporcionar-lhes meios para adquirir e desenvolver as virtudes, tais como a sinceridade, a generosidade, a obediência, dentre muitas outras.

A família é a atmosfera que a pessoa necessita para respirar. Entre seus membros costuma haver laços de afeto incondicionais que fazem um ambiente propício para que a educação se desenvolva. Os valores que se cultuam no lar irão marcar de forma indelével o homem e a mulher da amanhã. Mas, se a função primordial na educação cabe aos pais, o que compete à escola? As dificuldades que eles enfrentam em educar os filhos no mundo moderno devem despertar as escolas para que passem a ajudá-los, dando-lhes conhecimentos acerca de como devem atuar na formação dos filhos. É comum que enfrentem dificuldades em fazer com que durmam sozinhos, assim como nas crises de rebeldia na adolescência.

A escola, colaboradora da família, pode dar formação aos pais, auxiliar em conhecimentos técnicos e com um acompanhamento personalizado nessa difícil tarefa de educar. (...) Para isso é necessário, que se admita a importância dos pais na educação, e que a escola os ensine a educar, atuando ambos coerentemente em uma mesma direção.

FONTE: http://www.escolapirlilim.com.br/mensagem/educacao-responsabilidade-da-familia-ou-da-escola/

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/547/exercicios_portugues_verbo_substantivo_adjetivo.pdf

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 29/05/2015
Código do texto: T5259262
Classificação de conteúdo: seguro