Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DINÂMICA DOS MANDAMENTOS – ANDAR DE BICICLETA E SER GUIADO POR DEUS EM JESUS

OS 10 MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DO SER HUMANO

Peça para os alunos falarem como aprenderam a guiar-se em uma bicicleta.
Depois como ensinar a outra pessoa como dominar a bicicleta até aprender a ficar nela com segurança e autonomia.
1. Quando você aprende a guiar uma bicicleta, você cai e precisa de quem o ensine corretamente como vencer suas dificuldades e dar os primeiros passos ou pedaladas.
2. Com o tempo, você aprende como andar nas ruas e nas estradas.
3. Aos poucos, aperfeiçoa e consegue praticar as regras com segurança para sua vida.

Então, assim, são os mandamentos como aprender o caminho seguro para chegar a Deus. O nosso guia é Jesus, também soube Ele ir ao encontro de seu Pai e nosso Deus.

A metáfora ou comparação da bicicleta mostra como dependemos de Deus para fazer o bem e evitar o mal ou o pecado.

Deus vem a nós como para nos ensinar o verdadeiro caminho da salvação. A primeira iniciativa vem de Deus e Ele quer que façamos a nossa parte na adoração a Ele como Deus único e verdadeiro. Quer que sejamos éticos e fieis na vida e no respeito à natureza ou criação de Deus.
 
Jesus mostrou que há duas condições básicas para viver os mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo.

Veja EVANGELHO DE SÃO JOÃO 15, 12: ESTE É O MEU MANDAMENTO: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.
__________________________________

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: DEUS GRAVOU NO CORAÇÃO DO SER HUMANO OS MANDAMENTOS. (Nº 2072)

JESUS CONVERSA COM O JOVEM RICO SOBRE OS MANDAMENTOS: Mateus 19, 16-17
(Nº 2074)
_____________________________

YOUCAT:  Nº 349 – QUAIS SÃO OS MANDAMENTOS OU O DECÁLOGO?
____________________________

DECÁLOGO OU 10 PALAVEAS DIVINAS ou TORAH (TORÁ):
ÊXODO 20, 2-17   (TEXTO LONGO) E DEUTERONÔMIO 5,6-21 (TEXTO BREVE)

FÓRMULA CATEQUÉTICA DOS MANDAMENTOS NA IGREJA CATÓLICA: DEPOIS DO Nº 2051
COMPREENSÃO DOS MANDAMENTOS: comentários de situações do pecado pessoal e social

Com o jovem rico, devemos perguntar:
“- Mestre, que devo fazer...?”  Catecismo católico: Nº 2052

Jesus tem coragem de ser o novo Legislador dos mandamentos: “Ouvistes o que foi dito aos antigos, Eu porem vos digo:.... “! Mt 5, 21 -22 (SERMÃO DA MONTANHA EM SÃO MATEUS)
 
1. ALERTA DA SOBERANIA E CENTRALIDADE DE DEUS EM NOSSA VIDA CONTRA A IDOLATRIA DE QUALQUER NATUREZA.
2. NÃO SE USA O NOME DE DEUS PARA ENCOBRIR NOSSA HIPOCRISIA E JURAMENTOS.
3. GUARDAR O DIA DO SENHOR NO NOVO TESTAMENTO É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA: O DOMINGO JPARA O CRISTÃO (PARA O JUDEU É O SÁBADO, PORQUE DEUS DESCANSOU NESSE CRIA APÓS A CRIAÇÃO). A IGREJA É CONTRÁRIA A EXPLORAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO OU FORÇADOS. A IGREJA COLOCA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E O TRABALHO HUMANO ACIMA DO CAPITAL E O LUCRO. A Igreja e os profetas e o próprio Jesus se opuseram ao culto do dinheiro ou Mammon, deus do dinheiro no Antigo Testamento.
4. HONRAR OS PAIS SIGNIFCA OBEDIÊNCIA, FIDELIDADE E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES SÉRIAS E ÉTICAS, CONTRA TODO ABUSO DE PODER E MALDADE.
5. SOMOS CONTRA QUALQUER FORMA DE DESPREZO DA VIDA COMO ABORTO, EUTANÁSIA, TORTURAS, HOMICÍDIOS, GENOCÍDIOS, SACRIFÍCIO HUMANO PARA AGRADAR DEUSES E GOVERNOS, O USO DE SERES HUMANOS SEM SEU CONSENTIMENTO EM EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS, DOAÇÃO DE ORGÃOS COM A MORTE DE PESSOAS, TRAFICOS DE PESSOAS E ÓRGÃOS, ETC.
6. O CORPO HUMANO MORADA DE DEUS NÃO PODE SER DESRESPEITADO E USADO PARA FINS MILITARES, CIENTÍFICOS DE MODO A PREJUDICAR AS PESSOAS, SUA SAÚDE, SUA FAMÍLIA, SEU PRESENTE E SEU FUTURO. Somos contra prostituição, drogas, tabagismo, canibalismos, tráfico de pessoas, escravidão de mulheres e homens para ganhar dinheiro...
7. Não se constrói uma sociedade justa em cima de uma sociedade injusta: não podemos aceitar o suborno, qualquer forma de engano por troca de favores contra o inocente, a corrupção, tráfico de influências, propina contra os poderes políticos democráticos, etc.
8. A mentira é a porta aberta da hipocrisia e falso testemunho contra o outro. Deus está em todo ser humano e principalmente os pequenos, explorados, humilhados, marginalizados, enganados, oprimidos pelos sistemas injustos, os negros, os índios, os pobres, as viúvas, as crianças, as mulheres e as minorias étnicas e sexuais. A quem serve a mentira? Para que mentir?
9. O desejo em si não é mal. Mas, há desejos que nos distanciam de Jesus. Todo desejo contra a família ofende a Deus. O cristão deve dizer não à impureza, a fornicação, ao adultério, à infidelidade, à traição, à enganação do outro, a exploração sexual, a intimidação para tirar vantagens.
O CRISTÃO É CONTRA QUALQUER TIPO DE ACESSÉDIO (MORAL E SEXUAL).
10. Acumular bens enquanto outros passam fome é pecado social grave condenado pela doutrina social da Igreja. Veja críticas da igreja contra os sistemas políticos injustos (O capitalismo como endeusamento do dinheiro e da liberdade sem limites...; o socialismo como mitificação ou idolatria do Estado e negação da liberdade individual como forma de coletivismo sem crítica ao poder).             YOUCAT: Nº 442



CONSIDERAÇÕES FINAIS PARA UMA PRÁTICA DOS MANDAMENTOS
E ÉTICA CRISTÃ COMO BASE DO CATECISMO CATÓLICO
E DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

• A IGREJA RECEBEU O PODER DE JESUS DE ORIENTAR E ENSINAR OS MANDAMENTOS – Pedro e os apóstolos e seus sucessores (os bispos) têm o dever de orientar o povo de Deus em ensinamentos de fé e moral.

• Os mandamentos expressam de modo perfeito a lei de Deus para o bem do homem, não traem a lei natural da consciência, orientam a moralidade e direcionam os costumes e culturas na prática do bem, da justiça e da salvação segundo o projeto de Deus.

• Os mandamentos são a base da fé e da moral cristã, suporte da doutrina social da Igreja católica. YOUCAT Nº 438 e 444 – Como surgiu a doutrina social da Igreja: YOUCAT: Nº439. O Decálogo unifica a vida de fé da Igreja e as demandas sociais mais profundas do ser humano e dos sistemas políticos.

• Os mandamentos nos ajudam com a graça de Deus e o Exemplo salvífico de Jesus a superar toda idolatria, hipocrisia, mentira, egoísmo, paixões, concupiscência da carne, acumulação do ter, o apego ao poder, ao prazer, contra a riqueza como idolatria (Mammon, deus do dinheiro), etc.

O AMOR NÃO SE COMPRA! Jean-Jacques Rousseau
Deus é Amor e Fidelidade Eternos.
Somos filhos de Deus quando vivemos os mandamentos.
Jesus é a expressão maior do Amor de Deus por nós.
Jesus, novo Moisés, nos ensina a amar e a perdoar: Ele é o Modelo, Exemplo porque é o Nosso Salvador.  Ele é o médico de almas e corpos.
Jesus é o nosso Advogado perante Deus, nosso Pai.
Jesus nos convida a superar a moral dos fariseus em Mateus 5, 20. 46-47.
A igreja é Mãe e Mestra ou Educadora na Fé e na Moral Cristã.
E preciso dizer não ao pecado... ao demônio... à lógica do mundo e do dinheiro... O Cristão não pode ser cúmplice do mal do mundo...
Jesus se fez pobre para nos comunicar a riqueza de seu amor e de sua graça. 2 Cor 8,9 - Mt 5, 37 - Ecl. 5, 9.
Se seguirmos a vontade de Deus em Jesus, nossos nomes estarão no LIVRO DA VIDA ou lousa celestial:  Apocalipse 3, 5.
J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 15/05/2015
Código do texto: T5243055
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2826 textos (1569261 leituras)
35 e-livros (529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/04/21 21:28)
J B Pereira