AULA DE ROMANTISMO EM POEMAS E MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS. 2 C

PRIMEIRA AULA - 2º ANO C

VER EXERCÍCIOS: 10 QUESTÕES EM:

http://rachacuca.com.br/quiz/58953/romantismo-brasileiro-prosa-e-poesia/

CONFEIRIR RESPOSTAS EM:

http://rachacuca.com.br/quiz/solve/58953/romantismo-brasileiro-prosa-e-poesia/

FAÇA O CAÇA-PALAVRA EM:

http://www.imagem.eti.br/palavras-cruzadas/palavras-cruzadas-romantismo-segunda-geracao.php

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POR QUE SENDO UMA MÚSICA TÃO MODERNA TEM ELEMENTOS ROMÂNTICOS E NACIONALISTAS BEM SUAVES.

QUE EXPRESSÕES A MÚSICA TÊM A VER COM O TEMA ROMANTISMO?

QUAL A RELAÇÃO DESSA MÚSICA COM A CANÇÃO DO EXÍLIO?

Vamos Fugir

Skank

Compositor: Gilberto Gil e Liminha

x

PAUSELetra

Cifra

Vamos fugir

Deste lugar, baby

Vamos fugir

Tô cansado de esperar

Que você me carregue.

Vamos fugir

Pro outro lugar, baby

Vamos fugir

Pra onde quer que você vá

Que você me carregue

[Refrão]

Pois diga que irá

Irá já, Irajá

Pra onde eu só veja você,

Você veja-me só

Marajó, Marajó

Qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer

Guaporé, Guaporé.

Qualquer outro lugar ao sol, outro lugar ao sul.

Céu azul, céu azul.

Onde haja só meu corpo nu

Junto ao seu corpo nu

Vamos fugir

Pra outro lugar, baby.

Vamos fugir

Pra onde haja um tobogã,

Onde a gente escorregue

Vamos fugir

Deste lugar, baby.

Vamos fugir

Tô cansado de esperar

Que você me carregue.

Pois diga que irá

Irajá, Irajá

Pra onde eu só veja você,

Você veja-me só

Marajó, Marajó

Qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer

Guaporé, Guaporé.

Qualquer outro lugar ao sol, outro lugar ao sul.

Céu azul, céu azul.

Onde haja só meu corpo nu

Junto ao seu corpo nu

Vamos fugir

Pra outro lugar, baby.

Vamos fugir

Pra onde haja um tobogã,

Onde a gente escorregue

Todo dia de manhã

Flores que a gente regue

Uma banda de maçã

Outra banda de Reggae

Tô cansado de esperar

Que você me carregue.

Todo dia de manhã

Flores que a gente Regue

Uma banda de maçã

Outra banda de Reggae

Link: http://www.vagalume.com.br/skank/vamos-fugir.html#ixzz3XQw5paBI

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Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar �sozinho, à noite�

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847), de Gonçalves Dias.

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se terminou: curta a música:

A Canção Do Exílio

Embaixadores de Sião

http://www.vagalume.com.br/browse/style/rock.html#play

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SEGUNDA AULA - 2º ANO C

LEIA COM ATENÇÃO A CITAÇÃO

O poema, ao contrário, foi composto por um Eu-comunicante,

Gonçalves Dias, que sendo impedido de casar com o grande amor de sua

vida Ana Amélia, sustentava um casamento conturbado com Olímpia

Coriolana. Parece-nos, portanto, razoável a hipótese de que o Eucomunicante

se sentisse como o Eu-enunciador, morto em vida, e quisesse

provar que se morre de amor. Ou seja, o poeta elaborou um projeto de

comunicação para comprovar sua tese, que não incluía, porém, argumentos.

O argumento se dirige ao lado racional do interlocutor, e a ausência

de argumentos pressupõe que a adesão da mulher viria mais facilmente

pela expressão sentimental da poesia que pela argumentação. Mas por

que se teria essa visão da mulher? Para chegar à resposta, cabe-nos investigar

a situação comunicativa que envolveu a produção desse texto.

Em meados do século XIX, época em que o poema foi produzido,

o público dos escritores românticos no Brasil era formado basicamente

por estudantes e mulheres. Aqueles de espírito crítico propiciado por uma

educação acadêmica não só consumiam literatura, como a produziam, colaborando

em periódicos ou fundando suas próprias revistas quando não

encontravam espaço para divulgar suas idéias.

Já as mulheres, oprimidas e subservientes, só passaram a ter acesso

à alfabetização e, conseqüentemente, à literatura após a década de 30,

compondo, assim, um público mais passivo, que degustava as histórias

dos romances, como uma fuga à sua realidade.

Os moralistas, no entanto, condenavam a leitura feminina, pois,

segundo Ubiratan Machado:

Detectavam na literatura, sobretudo na ficção, venenos insinuantes na desagregação

da família patriarcal pelas novas atitudes das iaiás alfabetizadas,

cantoras de modinhas e lundus, tocadoras de piano, apaixonadas por poemas e

poetas. Rebeldes, cabeças-duras, corações abertos ao sonho. (Machado, 2001,

p. 40)

Segundo o mesmo autor, percebendo que o número de leitoras

aumentava indubitavelmente, os escritores passaram a dirigir-se a elas

afetuosamente: “amáveis leitoras, queridinhas do coração, docinhos de

coco, iaiás da minha perdição”. No entanto, entre ser-lhes terno e respeitá-las

intelectualmente existe considerável distância.

DEPARTAMENTO DE LETRAS

154 SOLETRAS, Ano VIII, N° 15. São Gonçalo: UERJ, jan./jun.2008

É no entorno dessa situação comunicativa que se localiza o texto,

o que ajuda a compreender não só a escolha do tema e da tese a ser defendida,

mas também a ausência de argumentos para fazê-lo, visto que a

argumentação está diretamente relacionada à democracia e o Tuinterpretante

preponderante, além de ter seu potencial intelectual subestimado,

submetia-se a uma condição servil naquela sociedade.

O projeto de comunicação do poema consiste em provar que é

possível morrer de amor e, para tal, o Eu-enunciador defende duas teses.

A inicial e secundária assegura que não se morre de amor, e a posterior e

principal que do amor verdadeiro se morre."

fonte: DEPARTAMENTO DE LETRAS - 148

SOLETRAS, Ano VIII, N° 15. São Gonçalo: UERJ, jan./jun.2008

BREVE ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO EM SE SE MORRE DE AMOR, DE GONÇALVES DIAS

Marcia de Oliveira Gomes

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SOLETRAS, Ano VIII, N° 15. São Gonçalo: UERJ, jan./jun.2008 159

LEIA O POEMA ROMÂNTICO DE GONÇALVES DIAS:

Se Se Morre de Amor!

Meere und Berge und Horizonte zwischen den Liebenden

– aber die Seelen versetzen sích aus dem

staubigen Kerker und treffen sich im Paradiese der

Liebe. (Schiller)

TRADUÇÃO DA EPÍGRAFE:

“Mares e montanhas e horizontes separam os amantes – mas as almas escapam às masmorras

poentas e se vão encontrar no paraíso do amor.”

(Os Bandidos, 4.º ato, cena IV)

Se se morre de amor! – Não, não se morre,

Quando é fascinação que nos surpreende

De ruidoso sarau entre os festejos;

Quando luzes, calor, orquestra e flores

Assomos de prazer nos raiam n'alma,

Que embelezada e solta em tal ambiente

No que ouve, e no que vê prazer alcança!

Simpáticas feições, cintura breve,

Graciosa postura, porte airoso,

Uma fita, uma flor entre os cabelos,

Um quê mal definido, acaso podem

Num engano d'amor arrebatar-nos.

Mas isso amor não é; isso é delírio,

Devaneio, ilusão, que se esvaece

Ao som final da orquestra, ao derradeiro

Clarão, que as luzes no morrer despedem:

Se outro nome lhe dão, se amor o chamam,

D'amor igual ninguém sucumbe à perda.

Amor é vida; é ter constantemente

Alma, sentidos, coração – abertos

Ao grande, ao belo; é ser capaz d'extremos,

D'altas virtudes, té capaz de crimes!

Compr'ender o infinito, a imensidade,

E a natureza e Deus; gostar dos campos,

D'aves, flores, murmúrios solitários;

Buscar tristeza, a soledade, o ermo,

E ter o coração em riso e festa;

E à branda festa, ao riso da nossa alma

Fontes de pranto intercalar sem custo;

Conhecer o prazer e a desventura

No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto

O ditoso, o misérrimo dos entes;

Isso é amor, e desse amor se morre!

Amar, e não saber, não ter coragem

Para dizer que amor que em nós sentimos;

Temer qu'olhos profanos nos devassem

O templo, onde a melhor porção da vida

Se concentra; onde avaros recatamos

Essa fonte de amor, esses tesouros

Inesgotáveis, d'ilusões floridas;

Sentir, sem que se veja, a quem se adora,

Compr'ender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,

Segui-la, sem poder fitar seus olhos,

Amá-la, sem ousar dizer que amamos,

E, temendo roçar os seus vestidos,

Arder por afogá-la em mil abraços:

Isso é amor, e desse amor se morre!

Se tal paixão porém enfim transborda,

Se tem na terra o galardão devido

Em recíproco afeto; e unidas, uma,

Dois seres, duas vidas se procuram,

Entendem-se, confundem-se e penetram

Juntas – em puro céu d'êxtases puros:

Se logo a mão do fado as torna estranhas,

Se os duplica e separa, quando unidos

A mesma vida circulava em ambos;

Que será do que fica, e do que longe

Serve às borrascas de ludíbrio e escárnio?

Pode o raio num píncaro caindo,

Torná-lo dois, e o mar correr entre ambos;

Pode rachar o tronco levantado

E dois cimos depois verem-se erguidos,

Sinais mostrando da aliança antiga;

Dois corações porém, que juntos batem,

Que juntos vivem, – se os separam, morrem;

Ou se entre o próprio estrago inda vegetam,

Se aparência de vida, em mal, conservam,

Ânsias cruas resumem do proscrito,

Que busca achar no berço a sepultura!

Esse, que sobrevive à própria ruína,

Ao seu viver do coração, – às gratas

Ilusões, quando em leito solitário,

Entre as sombras da noite, em larga insônia,

Devaneando, a futurar venturas,

Mostra-se e brinca a apetecida imagem;

Esse, que à dor tamanha não sucumbe,

Inveja a quem na sepultura encontra

Dos males seus o desejado termo!

(Gonçalves Dias)

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AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:

1. ESCOLHA UM ARGUMENTO DO POETA PORQUE SE MORRE DE AMOR?

2. O AMOR NÃO MATA E NÃO MORRE! É POSSÍVEL AMAR SEM PERDER A RAZÃO. O AMOR NOS AJUDA A CONSTRUIR UM PROJETO EM COMUM E NÃO MATA NINGUÉM. QUANDO ESTAMOS EM PAZ NÃO QUEREMOS GUERRA E PREJUDICA. NINGUÉM. Escreva sobre isso e dê um exemplo!

QUANDO NOS OPRIME E DEPRIME OU NÃO NOS DEIXA SER MELHOR E LIVRE PARA TOMAR DECISÕES BOAS ESSE NÃO É O AMOR É UMA PAIXÃO.

3.QUAL A DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR? ESCREVE SOBRE ISSO.

4. OUÇA OU LEIA SOBRE A MÚSICA: SÓ HOJE...

QUAIS AS PALAVRAS E EXPRESSÕES DA MÚSICA NOS INDICAM O ESPÍRITO ROMÂNTICO AINDA VIVO?

Só Hoje

Jota Quest

Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito

Nem que seja só pra te levar pra casa

Depois de um dia normal

Olhar teus olhos de promessas fáceis

E te beijar a boca de um jeito que te faça rir

Que te faça rir

Hoje eu preciso te abraçar

Sentir teu cheiro de roupa limpa

Pra esquecer os meus anseios

E dormir em paz

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua

Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria

Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café

Ouvindo você suspirar

Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia

Que eu faço tudo errado sempre

Sempre

Hoje preciso de você

Com qualquer humor

Com qualquer sorriso

Hoje só tua presença

Vai me deixar feliz

Só hoje

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua

Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria

Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café

Ouvindo você suspirar

Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia

Que eu faço tudo errado sempre

Sempre

Hoje preciso de você

Com qualquer humor

Com qualquer sorriso

Hoje só tua presença

Vai me deixar feliz

Só hoje

Hoje preciso de você

Com qualquer humor

Com qualquer sorriso

Hoje só tua presença

Vai me deixar feliz, feliz

Só hoje

Link: http://www.vagalume.com.br/jota-quest/so-hoje.html#ixzz3XR1XQhlp

http://www.vagalume.com.br/jota-quest/so-hoje.html
Enviado por J B Pereira em 15/04/2015
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