Mártir Bispo Óscar Romero foi assassinado na missa, em 24 de março 1980

TV Aparecida faz cobertura completa da 53ª Assembleia Geral da CNBB - Date: Wed, 15 Apr 2015 06:25:59 -0600 - Saiba mais

Reportagem da TV Aparecida denuncia exploração infantil na Ilha de Marajó e os desafios da Igreja na região - Confira

_____________

Somos mártires na vida quando damos testemunho de Jesus aonde formos e onde estivermos.

A palavra testemunho vem do grego e latim: morrer por alguém, coragem de defender alguém contra o mal, dar a vida por uma pessoa, testemunhar com o sangue Jesus entre as pessoas que não creem em Deus.

A origem do termo pecado no hebraico e latim como base do conceito católico de pecado.

Preocupo-me muito com a formação cristã e católica dos jovens cristãos, porque eles não tem base de estudos bíblicos e nem conhecem os documentos da nossa Igreja. Não tem testemunho forte de fé em casa (a não ser a mãe e algum isolado parente).

Além de que alguns professores falam mal da Igreja e focalizam os pecados da Igreja no passado, esquecendo-se da pastoral e do valor da Igreja contra ditaduras e defesa dos direitos humanos, sem falar do carismas dos nossos papas pós-conciliares como João XXIII, Paulo VI, João Paulo I e II, Bento XVI e Francisco.

Muitos passam por crise de fé e abandono da Igreja na adolescência e aversão à Igreja na juventude. Vão a Igreja como a um se fosse um clube, um passeio, ou até uma obrigação enfadonha e sem sentido, como se assistissem ao teatro repetitivo.

Não entendem que Jesus está na oração da comunidade de fé, que ouve a Palavra, partilha a homilia, canta hinos, sente a presença divina a expressão sacramental, simbólica e eucaristicamente tão pura e perfeita de Jesus abandonado e ressuscitado por nós e pela salvação sempre atual do mundo.

Jesus continua a morrer e a ressuscitar misticamente em cada celebração eucarística. Ele nasce em nós quando ao não dizemos ao pecado e nos abrimos à graça: ÁGAPE e Amizade do Eterno.

Atenciosamente, em Jesus, Maria e José,

João Bosco

_______________

Óscar Arnulfo Romero Galdámez, conhecido como Dom Romero (Ciudad Barrios, San Miguel, 15 de agosto de 1917 — San Salvador, 24 de março de 1980), foi um sacerdote católico salvadorenho, quarto arcebispo metropolitano de San Salvador (1977-1980), capital de El Salvador.

Sumário

1 Biografia

2 Bispo

3 Arcebispo

3.1 A morte

4 Reconhecimento

5 Ver Também

6 Referências

Biografia

Romero nasceu em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 15 de agosto de 1917, numa família de origens humildes. Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel.

Os seus superiores mandaram-no para Roma a fim de estudar e doutorar-se na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ordenou-se ao sacerdócio em 4 de abril de 1942.

Bispo

Em 25 de abril 1970 é nomeado Bispo auxiliar de San Salvador, e em 15 de outubro 1974, bispo de Santiago de María.1

Arcebispo

Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador.2 Escolhido como arcebispo por seu aparente conservadorismo, uma vez nomeado aderiu aos ideais da não violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Por isso, Óscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador.3

Na Galeria dos mártires do século XX da Abadia de Westminster: Madre Elisabeth da Rússia, o Rev. Martin Luther King, o Arcebispo Óscar Romero e o Pastor Dietrich Bonhoeffer.

Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".

A morte

Na homilia de 11 de novembro de 1977, Dom Romero afirmou: "A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim, a Igreja encontra sua salvação."

Óscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.4

Reconhecimento

Em 1997 Romero foi declarado um "Servo de Deus" pelo papa João Paulo II. Em fevereiro de 2015 o papa Francisco aprovou o decreto de beatificação do arcebispo salvadorenho, reconhecendo-o como mártir.5

Ver Também

Guerra Civil de El Salvador

Dorothy Hennessey6

Observador da Escola das Américas

Referências

Ir para cima ↑ Sobre Monseñor Óscar Romero. Visitado em 6 de dezembro de 2009.

Ir para cima ↑ Archbishop Oscar Amulfo Romero y Galdamez (em inglês). Visitado em 17 de julho de 2010.

Ir para cima ↑ Biografia de Óscar Arnulfo Romero

Ir para cima ↑ MONTALVO, Geovani. Dom Óscar Romero disse a verdade vigorosamente ADITAL. Visitado em 28 de março de 2011.

Ir para cima ↑ BELCHIOR, Marcela (4 de fevereiro de 2015).

Papa aprova beatificação de Óscar Romero e fortalece concepção de ‘Igreja para os pobres’ ADITAL. Visitado em 7 de fevereiro de 2015.

Ir para cima ↑ El Salvador - Crime sem Castigo (em espanhol) - RTVE.es A la Carta

____________________

DEUS DE AMOR (Sol -)

1. Deus de amor, nós te adoramos neste sacramento,/ corpo e sangue que fizeste nosso alimento./ És o Deus escondido, vivo e vencedor,/ a teus pés depositamos todo nosso amor.

2. Meus pecados redimistes sobre a tua cruz,/ com teu corpo e com teu sangue, ó Senhor Jesus!/ Sobre os nossos altares, vítima sem par,/ teu divino sacrifício queres renovar.

3. Creio em ti ressuscitado, mais que São Tomé./ Mas aumenta na minh'alma o poder da fé./ Guarda a minha esperança, cresce o meu amor./ Creio em ti ressuscitado, meu Deus e Senhor!

4. Ó Jesus, que nesta vida pela fé eu vejo,/ realiza, eu te suplico, este meu desejo:/ ver-te enfim, face a face, meu divino amigo,/ lá no céu, eternamente, ser feliz contigo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93scar_Romero
Enviado por J B Pereira em 15/04/2015
Reeditado em 15/04/2015
Código do texto: T5208534
Classificação de conteúdo: seguro