Sessões simultâneas de leitura de contos: despertar a leitura na escola e salas de leitura

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244791/4104831/3.ANO_1.BIM_ALUNO_2.0.1.3..pdf

“O bairro onde moro é assim,

tem gente de tudo que é jeito.

Pessoas que são muito chatas,

e um monte de amigos do peito.”

As perguntas abaixo vão ajudar você.

1- Você tem amigos do peito?

2 - Como eles são?

2- Quais as brincadeiras de que vocês mais gostam?

3- Onde vocês gostam de brincar?

____________________________

1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou

nacionalidade.

2. Direito à especial proteção para o seu desenvolvimento

físico, mental e social.

3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.

4. Direito à alimentação, à moradia e à assistência médica

adequadas.

5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança

física ou mentalmente deficiente.

6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da

sociedade.

7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.

8. Direito a ser socorrida em primeiro lugar, em caso de

catástrofes.

9. Direito a ser protegida do abandono e da exploração no

trabalho.

10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade,

compreensão, amizade e justiça entre os povos.

ATIVIDADE 9 3.ª SEMANA

sol.sapo.pt/.../Uma-Aventura-na-Terra-dos-Direitos-da-Crian_E700_a.aspx

Adaptação: Declaração Universal dos Direitos da Criança - UNICEF

D

____________________________

Minha escola é muito legal

A escola onde eu estudo

é um lugar muito feliz.

Todo dia, vamos juntos,

eu, a Cida e o Luís.

No caminho vou pensando

já na hora de brincar.

Pega-pega, futebol,

no recreio vou jogar!

Com a minha professora,

aprendo a ler e a contar.

Brinco de faz-de-conta,

sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,

faço fila e vou em frente.

A melhor lição da escola

fica no coração da gente!

As perguntas abaixo vão ajudá-lo a pensar sobre você e a sua escola.

1- Você mora perto da sua escola?

2- Como é a sua escola?

3- O que você faz na sua escola?

4- De que você mais gosta na sua escola?

5- O que você aprende na escola?

6- O que costuma fazer no recreio?

http://3.bp.blogspot.com/-ZCIoZt2S9tQ/TZtu692-GcI/AAAAAAAAAA8/D71AI6kjMJI/s1600/todos%2Bjuntos.jpg

1- Leia o cartaz ao lado e converse com

seus colegas para responder às

perguntas.

a) Como aprendemos a valorizar todos os

tipos de pessoas?

__________________________________

__________________________________

__________________________________

b) O que você acha que deixa o mundo

mais interessante?

__________________________________

__________________________________

__________________________________

c) Quais são as diferenças que existem

entre as pessoas que aparecem no

cartaz? ___________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________________________________

Sessões simultâneas de leitura de contos

http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/sessoes-simultaneas-de-leitura-de-contos

Objetivo(s)

Envolver os professores da escola em um projeto de fomento à leitura.

Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos.

Conteúdo(s)

Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.

Desenvolvimento de critérios de escolha.

Este projeto pode ser aplicado a alunos do 1° ano do ensino Fundamental

Ano(s)

Creche

Pré-escola

Tempo estimado

Três sessões quinzenais

Material necessário

Histórias escolhidas para leitura e um cartaz por sala, com a propaganda das sessões.

Desenvolvimento

1ª etapa

Cada professor deve selecionar a história que lerá nas sessões de leitura. É importante que tenha certo grau de novidade - esse é um ótimo momento para apresentar aquisições da biblioteca. Após essa preparação, todos se reúnem, apresentam suas propostas e trocam ideias para aperfeiçoá-las. Cada um elabora um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o no mural da escola.

2ª etapa

Compartilhe com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não se deve identificar quem lerá cada conto, pois isso fornece outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.

3ª etapa

No dia marcado para o evento, oriente as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir e se prepare para receber seu público leitor. No começo da atividade, apresente o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realize a leitura. Depois, abra espaço para conversar sobre a história.

4ª etapa

Quando as crianças retornarem para as salas, crie um um momento de troca em que elas possam contar sobre a história que escutaram (com a regra de jamais revelar o fim).

5ª etapa

As sessões se repetem mais duas vezes, com intervalos semanais ou quinzenais. Antes da próxima, há uma nova apresentação (na segunda e na terceira vez, as crianças podem ajudar, pois já conhecem as obras) e a escolha do conto que ouvirão um dos professores ler. Depois desse período, novas rodadas podem ser planejadas.

Assista ao vídeo do Projeto Entorno que mostra a realização de todas as etapas de um projeto de Sessões simultâneas de leitura de contos na escola.

http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/sessoes-simultaneas-de-leitura-de-contos
Enviado por J B Pereira em 02/04/2015
Reeditado em 02/04/2015
Código do texto: T5192010
Classificação de conteúdo: seguro