Sessões simultâneas de leitura de contos: despertar a leitura na escola e salas de leitura
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244791/4104831/3.ANO_1.BIM_ALUNO_2.0.1.3..pdf
“O bairro onde moro é assim,
tem gente de tudo que é jeito.
Pessoas que são muito chatas,
e um monte de amigos do peito.”
As perguntas abaixo vão ajudar você.
1- Você tem amigos do peito?
2 - Como eles são?
2- Quais as brincadeiras de que vocês mais gostam?
3- Onde vocês gostam de brincar?
____________________________
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou
nacionalidade.
2. Direito à especial proteção para o seu desenvolvimento
físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, à moradia e à assistência médica
adequadas.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança
física ou mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da
sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8. Direito a ser socorrida em primeiro lugar, em caso de
catástrofes.
9. Direito a ser protegida do abandono e da exploração no
trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade,
compreensão, amizade e justiça entre os povos.
ATIVIDADE 9 3.ª SEMANA
sol.sapo.pt/.../Uma-Aventura-na-Terra-dos-Direitos-da-Crian_E700_a.aspx
Adaptação: Declaração Universal dos Direitos da Criança - UNICEF
D
____________________________
Minha escola é muito legal
A escola onde eu estudo
é um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
eu, a Cida e o Luís.
No caminho vou pensando
já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
no recreio vou jogar!
Com a minha professora,
aprendo a ler e a contar.
Brinco de faz-de-conta,
sei escrever e pintar.
Quando toca o sinal,
faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola
fica no coração da gente!
As perguntas abaixo vão ajudá-lo a pensar sobre você e a sua escola.
1- Você mora perto da sua escola?
2- Como é a sua escola?
3- O que você faz na sua escola?
4- De que você mais gosta na sua escola?
5- O que você aprende na escola?
6- O que costuma fazer no recreio?
http://3.bp.blogspot.com/-ZCIoZt2S9tQ/TZtu692-GcI/AAAAAAAAAA8/D71AI6kjMJI/s1600/todos%2Bjuntos.jpg
1- Leia o cartaz ao lado e converse com
seus colegas para responder às
perguntas.
a) Como aprendemos a valorizar todos os
tipos de pessoas?
__________________________________
__________________________________
__________________________________
b) O que você acha que deixa o mundo
mais interessante?
__________________________________
__________________________________
__________________________________
c) Quais são as diferenças que existem
entre as pessoas que aparecem no
cartaz? ___________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________________________________
Sessões simultâneas de leitura de contos
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/sessoes-simultaneas-de-leitura-de-contos
Objetivo(s)
Envolver os professores da escola em um projeto de fomento à leitura.
Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos.
Conteúdo(s)
Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.
Desenvolvimento de critérios de escolha.
Este projeto pode ser aplicado a alunos do 1° ano do ensino Fundamental
Ano(s)
Creche
Pré-escola
Tempo estimado
Três sessões quinzenais
Material necessário
Histórias escolhidas para leitura e um cartaz por sala, com a propaganda das sessões.
Desenvolvimento
1ª etapa
Cada professor deve selecionar a história que lerá nas sessões de leitura. É importante que tenha certo grau de novidade - esse é um ótimo momento para apresentar aquisições da biblioteca. Após essa preparação, todos se reúnem, apresentam suas propostas e trocam ideias para aperfeiçoá-las. Cada um elabora um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que lerá, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o no mural da escola.
2ª etapa
Compartilhe com a turma as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não se deve identificar quem lerá cada conto, pois isso fornece outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.
3ª etapa
No dia marcado para o evento, oriente as crianças sobre a sala para a qual devem se dirigir e se prepare para receber seu público leitor. No começo da atividade, apresente o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realize a leitura. Depois, abra espaço para conversar sobre a história.
4ª etapa
Quando as crianças retornarem para as salas, crie um um momento de troca em que elas possam contar sobre a história que escutaram (com a regra de jamais revelar o fim).
5ª etapa
As sessões se repetem mais duas vezes, com intervalos semanais ou quinzenais. Antes da próxima, há uma nova apresentação (na segunda e na terceira vez, as crianças podem ajudar, pois já conhecem as obras) e a escolha do conto que ouvirão um dos professores ler. Depois desse período, novas rodadas podem ser planejadas.
Assista ao vídeo do Projeto Entorno que mostra a realização de todas as etapas de um projeto de Sessões simultâneas de leitura de contos na escola.