Aquecimento Global

Não é de hoje que se fala em aquecimento global. O aquecimento global pode provocar situações inusitadas em qualquer parte do planeta, pois a Natureza tenta, per ommia saecula saeculorum, equilibrar as forças que regem o planeta. A fauna e a flora estão intimamente ligadas ao resultado do que uma alteração banal pode fazer acontecer , tal como o aquecimento global.

Mas, de onde vêm os eventos que acabam por eclodir o aquecimento global?

Bem, são muitos os motivos e agentes do aquecimento global. O desmatamento que ocorre no Brasil é um bom exemplo. A nossa selva amazônica, invejada até pelas grandes potências é, de fato, o pulmão do mundo. Há que se observar que todos os países do mundo, inclusive os mais desenvolvidos, um dia tiveram suas matas, selvas, bichos e rios limpos e piscosos. Para desenvolverem-se, abriram mão de cuidar da herança que receberam (a Natureza) e acabaram por emporcalhar o ar, os rios, os animais e a comida da humanidade. Nos dias atuais, a China é o país que mais polui o planeta. Mas os grandes países da Europa, junto com os EE.UU., são também países que poluem tanto e quanto a China.

Como estava dizendo, uma das maiores fontes de poluição, são os gases, provenientes dos arrotos do gado vacum, ou seja, dos bovinos. O Brasil possui um rebanho de 200 milhões de reses (se somarmos o gado que existe na Índia, nos EE.UU., na Europa, na Austrália e etc., tal número se aproxima de um bilhão!!!

Animais como os bovinos possuem um estômago feito a caráter para digerir matéria vegetal. O estômago desse tipo de animais, maiores que dos outros, é chamado de “Rumen”; daí dizer-se que são “ruminantes”. Em tal “Câmara Estomacal” vivem bactérias que ajudam bois e vacas a quebrarem as moléculas complexas do capim que ingerem quando pastam. Porém, no processo em que é feito essa “quebra”, as bactérias também liberam gás Metano (CH4), que atua no aquecimento global. É esse gás, o Metano, que chamamos de “gás-estufa”. Quando cada uma das reses arrota, é emitida uma pequena quantidade de metano (produzem cerca de 150 gramos por dia, apenas). Ocorre que, se multiplicarmos essa quantidade pelo número de cabeças de gado que existem no planeta, o número é muito considerável (trinta milhões de quilogramas/dia só no Brasil). Temos que concordar que , segundo pesquisas, o ser humano produz (potencialmente) 20% de toda a produção de metano do planeta (levando em consideração inclusive sua interferência na Natureza). Já o gado produz quase 35% de todo o metano produzido por aqui. Embora o gás carbônico (CO2) seja, de fato, o principal gás estufa; admite-se que o gás metano seja ainda mais maléfico, pois seu efeito é 25 vezes mais potente que o do CO2.No Brasil, os principais estudos a respeito são feitos pela Embrapa e pela Unesp de Jaboticabal (SP), patrocinados principalmente pela Fapesp e CNPq. Sabe-se de que o metano é altamente prejudicial para o aquecimento global porque, junto com o CO2 e o óxido nitroso (N2O), impede que o calor gerado pelos raios solares seja desprendido da superfície da Terra e das camadas mais baixas da atmosfera. Esses gases, mais o vapor d’água natural gerado nos oceanos,

formam uma barreira de moléculas que, quando se torna espessa, não deixam que o calor se dissipe para as camadas mais altas da atmosfera.

Há uma crença que, a própria pastagem onde o gado vive pode ser um sumidouro de dióxido de carbono (CO2), conforme sentencia o engenheiro agrônomo Odo Primavesi [recentemente aposentado da Embrapa, onde trabalhava na Unidade Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP)]; que era coordenador da equipe técnica que realizou as primeiras medições de metano de bovinos brasileiros em condições de campo e estudou as pastagens e a alimentação desses animais. As pastagens brasileiras representam mais de 60% da área agriculturável e as queimadas são as maiores emissoras de CO2, situação que está relacionada ao avanço da fronteira agrícola sobre as matas nativas, grande parte para a formação de pastos, além da queima de restos de matéria orgânica e de resíduos vegetais de lavouras para “limpar” o terreno. Em relação ao metano, a pecuária bovina é a principal fonte, responsável por 68% do total das atividades relativas à ação humana no Brasil, que possui o maior rebanho comercial de gado do mundo.

Outra forma de combater o aquecimento global é a preservação dos oceanos, que alimentam algas, que ajudam a limpar o ar do planeta, pois são fontes de Oxigênio (O2). Mas isso é motivo de outro artigo!

Bibliografia

- Reinaldo José Lopes (Jornal Folha de São Paulo)

- Internet, Wikipédia e conhecimentos adquiridos durante a vida.

- http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2009/04/Pastagem-contra-o-aquecimento-global.pdf?e3459e

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 17/03/2015
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T5173456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.