Ser bom escritor é lidar consigo: a interiorização e ouvir os outros para entender... a vida...

No texto latino ou da vulgata, luz vem de lux. E "faça-se a luz..." é Fiat Lux. Essa luz é Deus. E no Novo Testamento: Essa luz de Deus é Jesus, enviado como Salvador Nosso! (João 1)

A luz foi criada poeticamente para que pudéssemos amar e ver os olhos de quem amamos. Deus nos ama e nos olha nos olhos com sua luz que não nos cega. E é Ele o médico de nossa almas, antes de tudo, Amor Criador, o nosso Criador Todo amorosamente criador. Trevas é ausência de luz; o contrario de Deus é caos, o contrário de amor é egoísmo. O egoísmo tem nome como ódio, vingança, injustiça, hipocrisia. O pecado é a raiz da morte e das guerras. O amor é irradiante de paz, alegria, serenidade, bondade, perdão, compaixão... A graça de Deus é a vida plena de Deus em nós; só ama quem tem fé na vida. A vida implica doar-se, cultivar o bem e fazer o bem a todos.

Paz no novo ano - cada vez mais próximos de Deus. Ele nos ama e nosso envelhecer é uma condição mortal, contudo para Deus que tudo pode, tudo vê e tudo ama no seu infinito amor: somos sempre novos. Com Deus, envelhecer é rejuvenescer-se. Estar longe Dele, é uma escolha infeliz.

_______________________________

Desenvolva o talento que Deus lhe deu. Faça o bem com o talento para que seja bom para os outros e você se sinta emocionalmente e intelectualmente contente. A felicidade é fé nos valores que Deus nos proporciona a cada momento da vida. Acredito que fé e felicidade tem tudo a ver. A felicidade em si é Jesus; é a nossa salvação nesse mundo. Adesão ao Reino que Jesus nos apresentou do Pai. Fé é maior que felicidade, sem a primeira a segunda é apenas miragem. Felicidade é palavra perigosa - porque serve para tudo. E a muita gente querendo ser feliz com escolhas erradas. E a gente decepcionada com o bem por não se sentir feliz. E há quem queira impor aos outros a felicidade que sente, sem saber que é prudente saber o sabor de ouvir antes de julgar... Erramos muito e quase sempre: mas, o mais importante é retomar o caminho do Bem, do Verdadeiro: Jesus é o CAMINHO, VERDADE E VIDA para cada um de nós. E o escritor ou a escritora tem caminhos para indicar o melhor caminho a seguir... E a muita gente que lê e segue o que os escritores escrevem. Não deixemos de ser o que somos: ninguém é mais belo e mais importante que nós mesmos. Não deixemos de ser o que escolhemos ser porque podemos escolher a cada dia como ser do bem, mesmo que isso nos pareça oposto aos outros. Deus nos quer como somos e críticos, éticos e solidários. Podemos amar o mundo mesmo na solidão. Escrever é um ato de sacrifício e solidão. Nascemos com a mãe de seu útero; morremos como ato de solidão - mas, creio, Deus é nosso maior companheiro de caminhada. Ele não deixa de nos amar mesmo quando por nós morreu na cruz. Sentiu-se abandonado, mesmo sendo o Filho de Deus por excelência. Isso é muito instigante e paradoxal. Isso nos aproxima de Jesus na sua mortalidade e nos nos aproximamos de sua imortalidade. Morrer é um ato de amor e de salvação se estamos unidos a Deus pela sua graça. E que adiante tudo ter e parecer ser se não estamos com Deus em sua amizade, graça. Nada do

mundo paga o valor de uma pessoa - uma vida! Ser escritor é morrer em cada ponto de uma frase, mas ressuscitar em cada oração ou frase ou pensamento materializado em letras logo a seguir. Por isso, toda religião é a religião da escrita, da escritura, da leitura, da feitura, da tessitura... Mas, nenhuma escritura vale por si - se não houver em si o amor e o respeito pelo outro. Invente-se em cada livro e em cada leitor virtual ou real. Seja leitura de sei mesma. E os melhores do mundo foram os que souberam ler a vida e acreditar para além de si, além de seu corpo, além de sua cor, além de sua condição social, poder abraçar o outro, como um outro eu, que comunga talvez comigo a minha visão de mundo ou discorde dela. Então, escrever é uma aventura e uma viagem de sinapses e pixel - ícones e dar sentido às indagações da vida e da morte, da fé e do mistério de existir e os apuros de sobreviver e ser o que se é lá onde domina tanta maldade, injustiça, hipocrisia. Os jovens são muito sensíveis à realidade e à vontade de transformá-la. Um jovem desanimado está perdendo o melhor de si, da vida, de crer em seu projeto. Já começou a envelhecer por antecipação. A escritora prudente e ousada é capaz de responder às lacunas e às questões que incomodam e atormentam garotos e garotas de nosso mundo, cheio de possibilidades e de fantasias. Muitos caminhos de vida ou de morte.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 04/01/2015
Reeditado em 04/01/2015
Código do texto: T5090875
Classificação de conteúdo: seguro