Natal: o encontro de Deus até nós...

“Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1:37)

“Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” (Lucas 1:38).

Leia em Recanto das letras os meus humildes artigos para enaltecer Jesus, CAMINHO, VERDADE E VIDA. Sem Jesus, não há uma ponte entre Deus e nós. E para se chegar a Jesus é bom cultivar a fé e o amor. Maria, Mãe de Jesus. Mãe de Deus (em grego: Teotokos) nos aproxima de Jesus porque viveu a gestação (advento) e nos representou aos pés. Como João Evangelista, acolhamos a mãe do Salvador e como Maria nos consagremos a Jesus. Ela meditava dia e noite os ensinamentos de Jesus e os vivia plena e sinceramente. Por isso, é a primeira redimida e a primeira assumpta ao Céu em corpo e alma. Ou seja, tornou-se Mãe da Humanidade de Jesus, aceitou sua Divindade, antecedeu-nos na Glória como a primeira ressuscitada. Ainda por isso, cremos na Ressurreição da carne (do corpo - transformado em Jesus sem deixar de ser nós - sem perder nossa identidade como tal). Creio na vida eterna como Jesus, Maria e José. Creio na comunhão dos santos: a interconexão viva e misticamente sustentada por Deus em uma união perfeita sem limites e receios no corpo místico de Cristo, no qual a Igreja é amostra na Terra. E para nos tornar mais íntimos de Jesus, o mesmo se fez nosso alimento e comida espiritual. Ele é o santo médico de nossas almas e corpos. Ele nos resgata na unidade complexa de corpo e alma, que se chama ser humano: mulher e homem - Deus nos fez imagem viva e perfeita em Jesus; Deus nos fez semente de eternidade (nossa alma nos assemelha à divindade e imortalidade pela qual nos identificamos com Deus em sua infinita misericórdia, essência de Deus - porque Deus é Amor, Ágape, caridade, bondade, beneplácito, benevolência, solicitude, misericórdia, perdão, aconchego, paternidade e maternidade espirituais... Ele mistério se traduz nos dogmas cristãos não como imposições bíblicas e teológicas, mas convocações amorosas de Deus em Trindade de pessoas divinas, Unidade de Amor, Deus encarnado no seio puríssimo da Virgem Maria, preservada da mancha original pelos méritos de seu divino Filho Jesus (não reencarnado - o cristão não acredita em reencarnação, porque esta visão determinista - como nos alerta o documento católico de Puebral (1979), no México, ver n[úmeros do texto de Puebla: 307 em diante:

http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20130906182452.pdf?PHPSESSID=6fa1b33e3b82de1acf51b1db1e7654e7

Essa visão determinista é tão comum no mundo das antigas civilizações como a grega, nega a ação salvífica de Deus vindo a nós para nos purificar em nossos corpos, criados por Deus. Deus nos ama em Jesus, nosso irmão mais velho, nosso salvador, nosso médico, nosso amigo invisível, amigo eternamente bom e justo, incapaz de nos trair ou nos deixar em último plano. Jesus é o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. (João 14, 6). A antropologia cristã, fundamentada na Bíblia, legado judaico-cristã, raiz de nossa fé em Jesus e a revelação de Deus ao seu povo Israel e depois ao novo povo de Deus no Novo Testamento, Deus nos salva independente de nossos méritos, porque nosso advogado é Jesus. Claro, devemos corresponder com liberdade ao projeto de Deus a nossos respeito. Podemos escolher livremente nossa sorte ou condenação eterna. Deus nos ama sempre. Respeita nossa decisões e nos convida em Jesus ao caminho da salvação com nossas opções ao bem, ao belo, ao santo, ao verdadeiro, ao justo, ao ético, ao profundamente humano. Deus nos fez diferentes. ser diferente não é ruim. Isso evidencia a criatividade de Deus em nos dar possibilidade de investir em sonhos e utopias, sem as quais nossa vida não tem guarita de alegria e bondade, amor e paz. O mundo ainda não descobriu o quanto é bom ser bom, fazer o bem, porque muitos tem medo do Cristo, de sua proposta salvadora. Não são encarnações que nos purificam. É Deus mesmo que nos salva e purifica em Jesus. No nome de Jesus e para Jesus, que nós fomos batizados, crismados, comungamos, cantamos, sofremos, adoecemos, vivemos, morremos. Para que um dia, misteriosa e misticamente, nos méritos de Jesus e sua santa Paixão e Ressurreição, haveremos de entrar na eternidade, vermos nosso entes queridos que já fizeram sua parte na vida e na identificação ao Cristo humanamente apaixonado por nós e por todos os que atravessaram os umbrais da morte. Que adiante tudo ter aqui e nos perdemos eternamente. São Francisco nos alerta da morte segunda, do pecado mortal, da radical negação de Deus, no distanciamento de Deus... seguindo os ídolos do mundo e deixando de investir em nosso maior desafio: nossa salvação. Não por orgulho, nem pretensão, nem desatino, nem desespero. Aceitamos a Cruz, sinal do Cristão, para uns loucura, para outros escândalos. Até sabemos por experiência, que desde o princípio do Cristianismo, os cristãos foram perseguidos e mortos me cruzes, agora ainda há muitos pelo mundo afora que são perseguidos e mortos por serem de cristo, acreditarem na Cruz, na Bíblia, nos sacramentos, em Nossa Senhora, por darem testemunho, acolher a todos, perdoar a todos (para alguns, é impossível perdoar - é um gesto de covardes, tolos... Mas, perdoar vem de Deus e só Jesus nos ensina como o fez na Cruz e o evangelho nos testifica o quanto Jesus ama e nos ensina a amar perdoando: veja a oração do Pai-nosso!) Vamos perdoar e amor como Jesus, assim nos aproximamos ao coração de Deus: sou manso e humildade de coração! Ser de Jesus: 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Ouvir os conselhos sábios e puríssimos de Maria, da Igreja na sua verdadeira devoção recomendada pela Igreja, Mãe e Mestra de nossas alma. www.perfeitadevocao.org/download/TratadoDaVerdadeiraDevocao.pdf Receber com fé, respeito e carinho em nossas igrejas os sacramentos, ler mais e viver melhor com qualidade ecológica e existencial os conselhos evangélicos; virtudes teologais: fé, esperança, caridade e as virtudes cardeais - http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtudes_cardinais (vivermos os dons e frutos do Espírito Santo - carta aos Gálatas cap. 5: http://www.catolicoorante.com.br/frutos_do_espirito.html; caridade, obediência e castidade, prudência, fortaleza, temperança, justiça de Deus e não apenas a justiça limitada dos homens e suas leis que caducam ou precisam ser revisadas...).

Deste modo, revendo nossos preconceitos, fobias, medos, dificuldade de nos aceitar, de perdoar, de nos perdoar, de perdoar até Deus porque não sabemos porque nos levou os que mais amávamos. Se não nos aceitamos e não nos entregamos à santíssima vontade de Deus, sofremos muito e não temos respostas satisfatórias do ponto de vista filosófico, literário, antropológico, sociológico, psicológico, econômico: construamos o homem interior e a mulher renovada interiormente: renovados pela graça todo dia, vamos ao encontro de Jesus para que cheguemos à imagem, à profundida, à largura de Jesus Cristo, novo Adão e único mediador perante ao Pai.

"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e ... santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" (Efésios: 3,17-18).

REFLEXÃO: “APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO” ( Mt 11, 25-30

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 22/12/2014
Código do texto: T5077243
Classificação de conteúdo: seguro