Natal é Jesus nascendo no nosso interior. Não é festa comercial...
Em homenagem a nossa santa e pura Imaculada Conceição: 100 anos de história da Paróquia.
“Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1,37-38
Veja meu artigo sobre a Imaculada Conceição: Deus quis conceder à humanidade a Mãe de Jesus: modelo de discípula, mestra, imagem perfeita dos eleitos e modelo da Igreja. Mas, sendo mãe, entende-nos e nos convoca à conversão para que participemos aqui e da eternidade do projeto de Deus a nosso respeito. Somos feitos para Deus e Maria gera em nós a imagem santa de seu Filho Jesus. Ele é o portal da Eternidade e Ela a Estrela da Manhã que nos anuncia a vitória final. Basta ter fé nessa verdade para que a vida tenha mais um sentido profundo.
No dia da Imaculada Conceição, dia 08 de dezembro, louvemos a Deus pela nossa querida Mãe do Céu com este augusto título e privilégio como modelo de seguimento a Jesus, preservada do pecado, nos abre as Mansões Eternas para a contemplação definitiva e pura de seu Filho Jesus. Duns Scoto, beato reconhecido pela Igreja em 20 de março de 1993, nos ajuda a orar e amar Maria como a Imaculada conceição. “Eis a serva do Senhor: Para Deus nada é impossível. “Eu sou a Imaculada conceição. Antes mesmo das aparições de Nossa Senhora declarando ser assim reconhecida. Doctor subtilis, “Doutor sutil”, Duns Scoto foi o defensor das verdades sobre a Imaculada Conceição em vistas dos méritos de Jesus para nossa salvação. Ele fora preservada do pecado original desde o instante de sua concepção no seu de sua mãe Santa Ana.
Esse mistério é grande, digo em relação a Cristo e à sua Igreja. Podemos nos valer dessas palavras de São Paulo sobre a Santidade de Cristo e a necessidade da comunidade de fé continuar os mistérios de Jesus. Um deles, além de sua presença na Eucaristia e sua integralidade no mistério da Santíssima Trindade, o mistério de sua encarnação no seio puríssimo da Virgem Mãe de Deus. Mãe de Jesus, a Virgem foi escolhida. Deste modo, realiza-se na ordem da graça o sim de Maria, a Encarnação do Verbo Divino entre nós. Deste sim, abriu-se o entendimento maior da graça de deus em Maia e sua plenitude e abundância: Ele é mãe, é virgem antes, durante e depois do parto, Maria é imaculada conceição! Maria é assumpta, elevada de corpo e alma ao céu. Ela está mergulhada no mistério da SS. Trindade. “E o verbo de Deus se fez carne” (Jo 1, 1) em Maria, na Carne, no útero de Nossa Senhora. “Ele habitou entre nós”, nos salvou com o sangue que corria em suas veias, vindos da gestação puríssima e virginal em Maria, a Amada de Deus. Duns scoto defendia: “Embora pudesse sofrer, sentir dores, estar sujeita à doença e à morte, nunca experimentou pecado algum. Não havia nela a culpa original e sua perversa inclinação a que somos legados desde que nascemos. A graça realizou seu poder em Maria e em sua alma, desde sua concepção: a graça superabundou em seu ser, por isso é Cheia de Graça”. Se morreu, foi para imitar seu Filho. Morreu por Amor, para ressuscitar logo com o seu Senhor, conforme o livro Dos cantares: ‘O amor é mais forte que a morte’ (Cantares 8,6) ”. Em 1854, o papa declara dogma da Igreja a Imaculada Conceição. Ela deve ser reconhecida como porta do Céu, Auxílio dos cristãos em tempos de paz e perseguição, exílio e medo, guerras e morte. Com ela, ousamos dizer: Por fim, meu coração Triunfará. No Céu, veremos a Virgem Maria: ela nos levará finalmente a Jesus, seu Fruto Eterno e santo. Peçamos a Virgem Conceição Aparecida a graça de uma vida em bondade, perdão, nos assemelhando a Ela e a seu filho Jesus. Que sejamos defendidos por Ela contra todo pecado, maldade, crueldade, violência, injustiça, que, depois desta vida, neste vale de lágrimas, cheguemos à presença do Altíssimo. Ela nos conceda a perseverança e a confiança final na hora de nossa morte. Recebamos com fé a Jesus nos sacramentos, em especial na Eucaristia: em que Jesus se nos dá em corpo, alma, divindade, todo esplendor – o mesmo Jesus que ressuscitou e habitou o corpo de Maria, que agora está vivo e ressuscitado no Céu! Amém.
Jaculatória ou breve prece: “Doce coração de Maria, sede nossa eterna salvação.”
REFLEXÃO:
“ Vem depressa, amado meu. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (Cânticos 8,6)
ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO BEATO DUNS SCOTO
J B Pereira – portal Recanto das Letras. 07/12/2014.
O Deus de eterno Amor, que escolhestes Duns Scoto para defender as verdades sobre a Imaculada Conceição da Virgem Maria, nos vo-lo suplicamos que Scoto seja elevado à glória dos altares como amor e fidelidade à Igreja e veneração sincera a Virgem Imaculada. Com ele, reconhecemos nosso Salvador nascido de Maria de tal modo que Deus permaneça no centro de nossas vidas e que tenhamos santo respeito à Igreja e à Virgem Maria. Amém.
Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, um Glória ao Pai.
Beato Duns Scoto, rogai por nós para que sejamos dignos das Promessas de Cristo.
Tudo por Jesus, nada sem Maria. Nada sem Maria, tudo por Jesus. Amém.
________________________
Duns Scoto e a Imaculada Conceição
http://www.franciscanos.org.br/?p=4351
https://www.youtube.com/watch?v=SZb1vjrcJZM
___________________
A todos um santo natal cuja manjedoura é nosso coração: Jesus quer ser nosso irmão, amigo, advogado, médico, salvador antes de tudo. O filho de Deus se fez filho do homem. Nasceu de Maria e teve como pai legal e nutrício: São José. São Francisco intuiu misticamente a cena do Natal: de verdade, convidou a uma mãe com seu bebê para estar junto aos animais, a comunidade fez as vezes de pastores do campo, Os freis menores sentiram os reis da Estrela de Belém. TUDO PARA NOSSO BEM, GRATUIDADE DE DEUS CONOSCO - JESUS É NOSSO IRMÃO E AMIGO AMÁVEL E SANTO...
_______________
SOMOS TODOS IGREJA - MANJEDOURA DE JESUS NO MUNDO...
MENSAGEM NATALINA ÀS JOVENS, MULHERES, SENHORAS, SENHORITAS, RELIGIOSAS, EDUCADORAS, PROFISSIONAIS EM GERAL...
É uma presença forte no mundo, a mulher e educadora - tanto e quanto bem pode fazer. Se muito apontam defeitos, podemos fazer a diferença no lar, no trabalho, na rua, no supermercado... nas nossas igrejas e associações...
Deus se fez carne: serviu-se sábia e bondosamente de Maria, para se fazer presença viva e humanamente gentil e firme e conviver conosco, hoje, ontem, eternamente. Ele deseja sua amizade e quer participar de nossa solidão, solicitude, solidariedade...
__________________
Boa noite de verão!
Antecipo, no contexto natalino, a esperança de que o mundo será melhor a cada dia quando acordamos e adormecemos...
Sim, a esperança não nos decepciona: visto que, ao brilhar no céu, a culpa não é das estrelas, sejamos lumeiros de bem e corajosa presença capazes de alavancar os que Deus ao nosso redor colocou.
Que a Estrela de Belém seja sua alegria nesse tempo de graça: Jesus renasce a cada momento no bem que acreditamos fazer e fazemos.
Feliz natal!
João Bosco
________________
Façamos o bem sem olhar a quem: em todos, Jesus está.
Pensemos bem de todos, amemos a todos, acolhamos a cada um (a)...
Falemos bem de todos e de cada um, cada uma.
Façamos um boa obra de caridade: Jesus quer nos receber nos irmãos todos, especialmente os pobres. Rezemos pelos ricos para que se abram ao mistério de Jesus no irmão...
Perdoemos de coração como Jesus nos ama e nos perdoa sempre.
Façamos uma boa e santa confissão dos pecados: quem se prostrar diante do senhor vencerá as dificuldades, por mais cruéis que sejam.
Sejamos fieis a Deus como os santos e a Mãe de Deus, São José, seu casto e justo esposo. Peça à Mãe, o Filho atende. Tudo por Jesus, nada sem Maria.
O tempo do advento (=gravidez de Maria, concepção de Jesus, seu nascimento entre nós) é momento de oração, reflexão, meditação, conversão, testemunho, leitura da Bíblia, confissão sacramental, vigilância (para não pecar e evitar pecar), desapego, alegria, esperança...
Vinde logo, vinde nos salvar, Jesus!
FELIZ E SANTO NATAL NO SENHOR.
VAMOS NOS ABRIR AO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DO VERBO DIVINO: JESUS ENTRE NÓS E CONOSCO.
DESEJO PAZ E A ALEGRIA NATALINA A NOS ARREBATAR AO MUNDO DE DEUS, REZEMOS PARA QUE NOSSO MUNDO SE APROXIME MAIS E MAIS DO PROJETO DE DEUS.
JESUS QUER SER NOSSO IRMÃO E AMIGO, VISÍVEL EM NOSSO ROSTO DE IRMÃOS E AMIGOS.
JOÃO BOSCO
_________________________
LÍRICA AMIGA
em momentos poéticos, de J B Pereira
Se todos que vivem juntos
Se amassem,
A terra brilharia mais que o sol!
Para isso, se há algo a esperar:
Aceite o outro como é!
Pois não há ninguém que não erre:
Veja que Deus – é único que não falha
No entanto, encarou nossa malha.
Fez-se carente e limitação por nós
A fim de, em Cristo,
Se revelar na contingência humana.
Se a Deus queres ver,
contempla em todo ser
E no próprio coração o encontrarás.
O amor opera em ti e no outro!
Quanto esforço inútil?
Viver por viver?
Não descobrir que somos únicos,
Que a Terra é o que fomos nós.
Perdoa sempre a ti e aos outros...
Essa é a chave da tua vida e amizade.
A flor não fala
E deixa seu perfume,
Naqueles que a tocam
Onde fores lembra-te
Da pessoa amada.
Peça a Deus Nosso Senhor
Que abençoe teu labor
Que firme teu amor
Que dirija teu ardor
Pois Ele ouve as criaturas
Que o bem procuram
Com coragem e branduras.
O GENTIO E A ORAÇÃO
Certa vez um grego rezou!
Em Fedro 279 b,
Platão nos recorda essa sublime alma:
“Ao céu implorou um pagão,
do seu peito fluiu uma oração:
‘Senhor, concede-me
chegar a ser belo interiormente,
e o que venha ter
e acumular exteriormente,
esteja em harmonia
com o meu interior.
Ainda consintas
que rico seja o sábio
e, quanto à riqueza material,
tenha em tal quantidade,
que seja ideal
para a posse
e prática do bem,
Como um homem sóbrio.’
Como Deus
não ouviria
essa prece?"
_____________________
"Com minha mãe estarei" em:
https://www.youtube.com/watch?v=wYPPfjzaLcw
Com Minha Mãe Estarei
Maria do Rosário
Com minha mãe estarei
na santa glória
um dia
Ao lado de Maria
no céu triunfarei
No céu, no céu
com minha mãe estarei
No céu, no céu
com minha mãe estarei
Com minha mãe estarei
aos anjos se ajuntando
Do onipotente ao mando
hosanas lhe darei
Com minha mãe estarei
e então coroa digna
de mão tão benigna
feliz receberei
Com minha mãe estarei
E sempre neste exílio
de seu piedoso auxílio
com fé me valerei
___________________
FELIZ NATAL A TODOS E A TODAS
IRMÃOS E IRMÃS.
JESUS OS AMA MUITO E AGORA
EU OS AMO TAMBÉM...
DEUS ACOLHA A CADA UM E CADA UMA
DÊ PAZ E ALEGRIA NA NOITE MAIS SANTA
EM QUE SE DIGNOU O SALVADOR
FAZER-SE CRIANÇA ENTRE NÓS
E NOS CHAMAR À AMIZADE ETERNA.
ADESTE FIDELIS... http://familiaytu.com/notas-musicales-de-adeste-fideles-para-flauta/
Da cepa brotou a rama:
https://www.youtube.com/watch?v=kvidCuC6gJY
_______________
Cantos natalinos:
Da cepa brotou a rama... (CANÇÃO BÍBLICA)
Da cepa brotou a rama,
da rama brotou a flor.
Da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador.
O espírito de Deus sobre ele pousará,
de saber, de entendimento este espírito será.
De conselho e fortaleza, de ciência e de temor.
Achará sua alegria no temor do seu senhor.
Da cepa brotou a rama,
da rama brotou a flor.
Da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador.
Link: http://www.vagalume.com.br/musicas-catolicas/da-cepa-brotou-a-rama.html#ixzz3KUqh8JX6
____________
NOITE FELIZ: http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_Feliz
"Stille Nacht" é uma das canções mais populares da noite de Natal, conhecida em português como "Noite Feliz". Foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, Áustria, tendo sido executada pela primeira vez na Missa do Galo desse ano na paróquia de São Nicolau. Tem versões em, pelo menos, 45 línguas.
__________
http://letras.mus.br/padre-marcelo-rossi/833249/
http://letras.mus.br/natal/509388/
Noite Feliz
Padre Marcelo Rossi
Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus
Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar
Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus salvador
De Jesus salvador
Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus
____________
Cristãos, vinde todos... em português, ou Adeste Fidelis... em latim
https://www.youtube.com/watch?v=sXP932g5k08
http://letras.mus.br/catolicas/1332909/
Cristãos, vinde todos, com alegres cantos.
Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém.
Vede nascido, vosso rei eterno.
Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos,
Oh! Vinde adoremos o salvador!
Humildes pastores deixam seu rebanho
e alegres acorrem ao rei do céu.
Nós, igualmente, cheios de alegria.
O Deus invisível de eterna grandeza,
sob véus de humildade, podemos ver.
Deus pequenino, Deus envolto em faixas!
Nasceu em pobreza, repousando em palhas.
O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos!
Quem não há de amá-lo?
______________________________
Adeste, Fideles
Enya
http://letras.mus.br/enya/855690/
Adeste fideles laeti triumphantes
Venite, venite in Bethlehem
Natum videte regem angelorum
Venite, adoremus
Venite, adoremus
Venite, adoremus, Dominum!
Deum de Deo, lumen de lumine
Gestant puellae viscera
Deum verum, genitum non factum
Venite, adoremus
Venite, adoremus
Venite, adoremus, Dominum!
(Cantet nunc io chorus angelorum
Cantet nunc aula caelestium)
Gloria in excelsis Deo!
Venite, adoremus
Venite, adoremus
Venite, adoremus, Dominum!
____________________________
A Igreja é fiel a Cristo quando é pobre e humilde, diz Santo Padre
Na homilia desta segunda, o Papa pediu que sejamos humildes, sem nos vangloriar de uma luz própria
Atualizada em 24/11/2014 às 09:25
Foto: L'Osservatore Romano
Quando a Igreja é humilde e pobre, então “é fiel” a Cristo: foi o que afirmou o Papa Francisco durante a homilia da Missa da manhã, celebrada na capela da Casa Santa Marta.
No episódio evangélico da viúva que, sob o olhar de Jesus, doa todo seu bem ao tesouro do templo – enquanto os ricos oferecem grandes cifras para eles supérfulas -, o Papa Francisco identifica duas tendências sempre presentes na história da Igreja: uma vaidosa e outra pobre, que não tem outra riqueza além do seu Esposo:
“Eu gosto de ver a Igreja nesta figura que é, num certo sentido, um pouco vivúva, porque aguarda a volta do seu Esposo… Sim, tem seu Esposo na Eucaristia, na Palavra de Deus, mas espera sua volta, não? Esta atitude da Igreja… Esta viúva não era importante, o nome desta viúva não aparecia nos jornais. Ninguém a conhecia. Não tinha láureas … nada. Nada. Não brilhava de luz própria. É exatamente isso que me faz ver a Igreja nesta mulher. A grande virtude da Igreja deve ser não brilhar de luz própria, mas brilhar com a luz que vem do seu Esposo. Que vem justamente do seu Esposo. E nos séculos, quando a Igreja quis ter luz própria, errou”.
“É verdade – reconhece o Papa – que por vezes o Senhor pode pedir à sua Igreja para assumir uma luz própria”, mas isto significa que se a missão da Igreja é iluminar a humanidade, a luz deve ser exclusivamente a recebida de Cristo, numa atitude de humildade:
“Todos os serviços que nós fazemos na Igreja são para nos ajudar a receber aquela luz. Um serviço sem esta luz não é bom: faz com que a Igreja se torne rica, poderosa, ou que busque o poder, ou que erre o caminho, como aconteceu tantas vezes na história e acontece em nossas vidas, quando queremos ter uma outra luz que não é a do Senhor, uma luz própria”.
Quando a Igreja “é fiel à esperança e a seu Esposo – repete ainda Francisco – se alegra em receber a luz Dele, de ser ‘viúva’, de ficar à espera, como a luz, do ‘sol que virá’”:
“Quando a Igreja é humilde, quando a Igreja é pobre, ou quando a Igreja confessa suas misérias, a Igreja é fiel e diz: ‘Eu estou nas trevas, mas a luz me chega dali’, e isto faz muito bem. Rezemos a esta viúva que está no Céu para que nos ensine a sermos Igreja assim, jogando fora tudo o que temos: que nada fique para nós. Tudo para o Senhor e para o próximo. Que sejamos humildes, sem nos vangloriar de uma luz própria, procurando sempre a luz que vem do Senhor”.
Fonte: Rádio Vaticano