Natal é Jesus nascendo no nosso interior. Não é festa comercial...

Em homenagem a nossa santa e pura Imaculada Conceição: 100 anos de história da Paróquia.

“Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” Lucas 1,37-38

Veja meu artigo sobre a Imaculada Conceição: Deus quis conceder à humanidade a Mãe de Jesus: modelo de discípula, mestra, imagem perfeita dos eleitos e modelo da Igreja. Mas, sendo mãe, entende-nos e nos convoca à conversão para que participemos aqui e da eternidade do projeto de Deus a nosso respeito. Somos feitos para Deus e Maria gera em nós a imagem santa de seu Filho Jesus. Ele é o portal da Eternidade e Ela a Estrela da Manhã que nos anuncia a vitória final. Basta ter fé nessa verdade para que a vida tenha mais um sentido profundo.

No dia da Imaculada Conceição, dia 08 de dezembro, louvemos a Deus pela nossa querida Mãe do Céu com este augusto título e privilégio como modelo de seguimento a Jesus, preservada do pecado, nos abre as Mansões Eternas para a contemplação definitiva e pura de seu Filho Jesus. Duns Scoto, beato reconhecido pela Igreja em 20 de março de 1993, nos ajuda a orar e amar Maria como a Imaculada conceição. “Eis a serva do Senhor: Para Deus nada é impossível. “Eu sou a Imaculada conceição. Antes mesmo das aparições de Nossa Senhora declarando ser assim reconhecida. Doctor subtilis, “Doutor sutil”, Duns Scoto foi o defensor das verdades sobre a Imaculada Conceição em vistas dos méritos de Jesus para nossa salvação. Ele fora preservada do pecado original desde o instante de sua concepção no seu de sua mãe Santa Ana.

Esse mistério é grande, digo em relação a Cristo e à sua Igreja. Podemos nos valer dessas palavras de São Paulo sobre a Santidade de Cristo e a necessidade da comunidade de fé continuar os mistérios de Jesus. Um deles, além de sua presença na Eucaristia e sua integralidade no mistério da Santíssima Trindade, o mistério de sua encarnação no seio puríssimo da Virgem Mãe de Deus. Mãe de Jesus, a Virgem foi escolhida. Deste modo, realiza-se na ordem da graça o sim de Maria, a Encarnação do Verbo Divino entre nós. Deste sim, abriu-se o entendimento maior da graça de deus em Maia e sua plenitude e abundância: Ele é mãe, é virgem antes, durante e depois do parto, Maria é imaculada conceição! Maria é assumpta, elevada de corpo e alma ao céu. Ela está mergulhada no mistério da SS. Trindade. “E o verbo de Deus se fez carne” (Jo 1, 1) em Maria, na Carne, no útero de Nossa Senhora. “Ele habitou entre nós”, nos salvou com o sangue que corria em suas veias, vindos da gestação puríssima e virginal em Maria, a Amada de Deus. Duns scoto defendia: “Embora pudesse sofrer, sentir dores, estar sujeita à doença e à morte, nunca experimentou pecado algum. Não havia nela a culpa original e sua perversa inclinação a que somos legados desde que nascemos. A graça realizou seu poder em Maria e em sua alma, desde sua concepção: a graça superabundou em seu ser, por isso é Cheia de Graça”. Se morreu, foi para imitar seu Filho. Morreu por Amor, para ressuscitar logo com o seu Senhor, conforme o livro Dos cantares: ‘O amor é mais forte que a morte’ (Cantares 8,6) ”. Em 1854, o papa declara dogma da Igreja a Imaculada Conceição. Ela deve ser reconhecida como porta do Céu, Auxílio dos cristãos em tempos de paz e perseguição, exílio e medo, guerras e morte. Com ela, ousamos dizer: Por fim, meu coração Triunfará. No Céu, veremos a Virgem Maria: ela nos levará finalmente a Jesus, seu Fruto Eterno e santo. Peçamos a Virgem Conceição Aparecida a graça de uma vida em bondade, perdão, nos assemelhando a Ela e a seu filho Jesus. Que sejamos defendidos por Ela contra todo pecado, maldade, crueldade, violência, injustiça, que, depois desta vida, neste vale de lágrimas, cheguemos à presença do Altíssimo. Ela nos conceda a perseverança e a confiança final na hora de nossa morte. Recebamos com fé a Jesus nos sacramentos, em especial na Eucaristia: em que Jesus se nos dá em corpo, alma, divindade, todo esplendor – o mesmo Jesus que ressuscitou e habitou o corpo de Maria, que agora está vivo e ressuscitado no Céu! Amém.

Jaculatória ou breve prece: “Doce coração de Maria, sede nossa eterna salvação.”

REFLEXÃO:

“ Vem depressa, amado meu. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam” (Cânticos 8,6)

ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO BEATO DUNS SCOTO

J B Pereira – portal Recanto das Letras. 07/12/2014.

O Deus de eterno Amor, que escolhestes Duns Scoto para defender as verdades sobre a Imaculada Conceição da Virgem Maria, nos vo-lo suplicamos que Scoto seja elevado à glória dos altares como amor e fidelidade à Igreja e veneração sincera a Virgem Imaculada. Com ele, reconhecemos nosso Salvador nascido de Maria de tal modo que Deus permaneça no centro de nossas vidas e que tenhamos santo respeito à Igreja e à Virgem Maria. Amém.

Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, um Glória ao Pai.

Beato Duns Scoto, rogai por nós para que sejamos dignos das Promessas de Cristo.

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Nada sem Maria, tudo por Jesus. Amém.

________________________

Duns Scoto e a Imaculada Conceição

http://www.franciscanos.org.br/?p=4351

https://www.youtube.com/watch?v=SZb1vjrcJZM

___________________

A todos um santo natal cuja manjedoura é nosso coração: Jesus quer ser nosso irmão, amigo, advogado, médico, salvador antes de tudo. O filho de Deus se fez filho do homem. Nasceu de Maria e teve como pai legal e nutrício: São José. São Francisco intuiu misticamente a cena do Natal: de verdade, convidou a uma mãe com seu bebê para estar junto aos animais, a comunidade fez as vezes de pastores do campo, Os freis menores sentiram os reis da Estrela de Belém. TUDO PARA NOSSO BEM, GRATUIDADE DE DEUS CONOSCO - JESUS É NOSSO IRMÃO E AMIGO AMÁVEL E SANTO...

_______________

SOMOS TODOS IGREJA - MANJEDOURA DE JESUS NO MUNDO...

MENSAGEM NATALINA ÀS JOVENS, MULHERES, SENHORAS, SENHORITAS, RELIGIOSAS, EDUCADORAS, PROFISSIONAIS EM GERAL...

É uma presença forte no mundo, a mulher e educadora - tanto e quanto bem pode fazer. Se muito apontam defeitos, podemos fazer a diferença no lar, no trabalho, na rua, no supermercado... nas nossas igrejas e associações...

Deus se fez carne: serviu-se sábia e bondosamente de Maria, para se fazer presença viva e humanamente gentil e firme e conviver conosco, hoje, ontem, eternamente. Ele deseja sua amizade e quer participar de nossa solidão, solicitude, solidariedade...

__________________

Boa noite de verão!

Antecipo, no contexto natalino, a esperança de que o mundo será melhor a cada dia quando acordamos e adormecemos...

Sim, a esperança não nos decepciona: visto que, ao brilhar no céu, a culpa não é das estrelas, sejamos lumeiros de bem e corajosa presença capazes de alavancar os que Deus ao nosso redor colocou.

Que a Estrela de Belém seja sua alegria nesse tempo de graça: Jesus renasce a cada momento no bem que acreditamos fazer e fazemos.

Feliz natal!

João Bosco

________________

Façamos o bem sem olhar a quem: em todos, Jesus está.

Pensemos bem de todos, amemos a todos, acolhamos a cada um (a)...

Falemos bem de todos e de cada um, cada uma.

Façamos um boa obra de caridade: Jesus quer nos receber nos irmãos todos, especialmente os pobres. Rezemos pelos ricos para que se abram ao mistério de Jesus no irmão...

Perdoemos de coração como Jesus nos ama e nos perdoa sempre.

Façamos uma boa e santa confissão dos pecados: quem se prostrar diante do senhor vencerá as dificuldades, por mais cruéis que sejam.

Sejamos fieis a Deus como os santos e a Mãe de Deus, São José, seu casto e justo esposo. Peça à Mãe, o Filho atende. Tudo por Jesus, nada sem Maria.

O tempo do advento (=gravidez de Maria, concepção de Jesus, seu nascimento entre nós) é momento de oração, reflexão, meditação, conversão, testemunho, leitura da Bíblia, confissão sacramental, vigilância (para não pecar e evitar pecar), desapego, alegria, esperança...

Vinde logo, vinde nos salvar, Jesus!

FELIZ E SANTO NATAL NO SENHOR.

VAMOS NOS ABRIR AO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DO VERBO DIVINO: JESUS ENTRE NÓS E CONOSCO.

DESEJO PAZ E A ALEGRIA NATALINA A NOS ARREBATAR AO MUNDO DE DEUS, REZEMOS PARA QUE NOSSO MUNDO SE APROXIME MAIS E MAIS DO PROJETO DE DEUS.

JESUS QUER SER NOSSO IRMÃO E AMIGO, VISÍVEL EM NOSSO ROSTO DE IRMÃOS E AMIGOS.

JOÃO BOSCO

_________________________

LÍRICA AMIGA

em momentos poéticos, de J B Pereira

Se todos que vivem juntos

Se amassem,

A terra brilharia mais que o sol!

Para isso, se há algo a esperar:

Aceite o outro como é!

Pois não há ninguém que não erre:

Veja que Deus – é único que não falha

No entanto, encarou nossa malha.

Fez-se carente e limitação por nós

A fim de, em Cristo,

Se revelar na contingência humana.

Se a Deus queres ver,

contempla em todo ser

E no próprio coração o encontrarás.

O amor opera em ti e no outro!

Quanto esforço inútil?

Viver por viver?

Não descobrir que somos únicos,

Que a Terra é o que fomos nós.

Perdoa sempre a ti e aos outros...

Essa é a chave da tua vida e amizade.

A flor não fala

E deixa seu perfume,

Naqueles que a tocam

Onde fores lembra-te

Da pessoa amada.

Peça a Deus Nosso Senhor

Que abençoe teu labor

Que firme teu amor

Que dirija teu ardor

Pois Ele ouve as criaturas

Que o bem procuram

Com coragem e branduras.

O GENTIO E A ORAÇÃO

Certa vez um grego rezou!

Em Fedro 279 b,

Platão nos recorda essa sublime alma:

“Ao céu implorou um pagão,

do seu peito fluiu uma oração:

‘Senhor, concede-me

chegar a ser belo interiormente,

e o que venha ter

e acumular exteriormente,

esteja em harmonia

com o meu interior.

Ainda consintas

que rico seja o sábio

e, quanto à riqueza material,

tenha em tal quantidade,

que seja ideal

para a posse

e prática do bem,

Como um homem sóbrio.’

Como Deus

não ouviria

essa prece?"

_____________________

"Com minha mãe estarei" em:

https://www.youtube.com/watch?v=wYPPfjzaLcw

Com Minha Mãe Estarei

Maria do Rosário

Com minha mãe estarei

na santa glória

um dia

Ao lado de Maria

no céu triunfarei

No céu, no céu

com minha mãe estarei

No céu, no céu

com minha mãe estarei

Com minha mãe estarei

aos anjos se ajuntando

Do onipotente ao mando

hosanas lhe darei

Com minha mãe estarei

e então coroa digna

de mão tão benigna

feliz receberei

Com minha mãe estarei

E sempre neste exílio

de seu piedoso auxílio

com fé me valerei

___________________

FELIZ NATAL A TODOS E A TODAS

IRMÃOS E IRMÃS.

JESUS OS AMA MUITO E AGORA

EU OS AMO TAMBÉM...

DEUS ACOLHA A CADA UM E CADA UMA

DÊ PAZ E ALEGRIA NA NOITE MAIS SANTA

EM QUE SE DIGNOU O SALVADOR

FAZER-SE CRIANÇA ENTRE NÓS

E NOS CHAMAR À AMIZADE ETERNA.

ADESTE FIDELIS... http://familiaytu.com/notas-musicales-de-adeste-fideles-para-flauta/

Da cepa brotou a rama:

https://www.youtube.com/watch?v=kvidCuC6gJY

_______________

Cantos natalinos:

Da cepa brotou a rama... (CANÇÃO BÍBLICA)

Da cepa brotou a rama,

da rama brotou a flor.

Da flor nasceu Maria,

de Maria o Salvador.

O espírito de Deus sobre ele pousará,

de saber, de entendimento este espírito será.

De conselho e fortaleza, de ciência e de temor.

Achará sua alegria no temor do seu senhor.

Da cepa brotou a rama,

da rama brotou a flor.

Da flor nasceu Maria,

de Maria o Salvador.

Link: http://www.vagalume.com.br/musicas-catolicas/da-cepa-brotou-a-rama.html#ixzz3KUqh8JX6

____________

NOITE FELIZ: http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_Feliz

"Stille Nacht" é uma das canções mais populares da noite de Natal, conhecida em português como "Noite Feliz". Foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, Áustria, tendo sido executada pela primeira vez na Missa do Galo desse ano na paróquia de São Nicolau. Tem versões em, pelo menos, 45 línguas.

__________

http://letras.mus.br/padre-marcelo-rossi/833249/

http://letras.mus.br/natal/509388/

Noite Feliz

Padre Marcelo Rossi

Noite feliz, noite feliz

Ó senhor, Deus de amor

Pobrezinho nasceu em Belém

Eis na lapa Jesus, nosso bem

Dorme em paz, ó Jesus

Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz

Ó Jesus, Deus da luz

Quão afável é teu coração

Que quiseste nascer nosso irmão

E a nós todos salvar

E a nós todos salvar

Noite feliz, noite feliz

Eis que no ar vem cantar

Aos pastores, seus anjos no céu

Anunciando a chegada de Deus

De Jesus salvador

De Jesus salvador

Noite feliz, noite feliz

Ó senhor, Deus de amor

Pobrezinho nasceu em Belém

Eis na lapa Jesus, nosso bem

Dorme em paz, ó Jesus

Dorme em paz, ó Jesus

____________

Cristãos, vinde todos... em português, ou Adeste Fidelis... em latim

https://www.youtube.com/watch?v=sXP932g5k08

http://letras.mus.br/catolicas/1332909/

Cristãos, vinde todos, com alegres cantos.

Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém.

Vede nascido, vosso rei eterno.

Oh! Vinde adoremos, Oh! Vinde adoremos,

Oh! Vinde adoremos o salvador!

Humildes pastores deixam seu rebanho

e alegres acorrem ao rei do céu.

Nós, igualmente, cheios de alegria.

O Deus invisível de eterna grandeza,

sob véus de humildade, podemos ver.

Deus pequenino, Deus envolto em faixas!

Nasceu em pobreza, repousando em palhas.

O nosso afeto lhe vamos dar. Tanto amou-nos!

Quem não há de amá-lo?

______________________________

Adeste, Fideles

Enya

http://letras.mus.br/enya/855690/

Adeste fideles laeti triumphantes

Venite, venite in Bethlehem

Natum videte regem angelorum

Venite, adoremus

Venite, adoremus

Venite, adoremus, Dominum!

Deum de Deo, lumen de lumine

Gestant puellae viscera

Deum verum, genitum non factum

Venite, adoremus

Venite, adoremus

Venite, adoremus, Dominum!

(Cantet nunc io chorus angelorum

Cantet nunc aula caelestium)

Gloria in excelsis Deo!

Venite, adoremus

Venite, adoremus

Venite, adoremus, Dominum!

____________________________

A Igreja é fiel a Cristo quando é pobre e humilde, diz Santo Padre

Na homilia desta segunda, o Papa pediu que sejamos humildes, sem nos vangloriar de uma luz própria

Atualizada em 24/11/2014 às 09:25

Foto: L'Osservatore Romano

Quando a Igreja é humilde e pobre, então “é fiel” a Cristo: foi o que afirmou o Papa Francisco durante a homilia da Missa da manhã, celebrada na capela da Casa Santa Marta.

No episódio evangélico da viúva que, sob o olhar de Jesus, doa todo seu bem ao tesouro do templo – enquanto os ricos oferecem grandes cifras para eles supérfulas -, o Papa Francisco identifica duas tendências sempre presentes na história da Igreja: uma vaidosa e outra pobre, que não tem outra riqueza além do seu Esposo:

“Eu gosto de ver a Igreja nesta figura que é, num certo sentido, um pouco vivúva, porque aguarda a volta do seu Esposo… Sim, tem seu Esposo na Eucaristia, na Palavra de Deus, mas espera sua volta, não? Esta atitude da Igreja… Esta viúva não era importante, o nome desta viúva não aparecia nos jornais. Ninguém a conhecia. Não tinha láureas … nada. Nada. Não brilhava de luz própria. É exatamente isso que me faz ver a Igreja nesta mulher. A grande virtude da Igreja deve ser não brilhar de luz própria, mas brilhar com a luz que vem do seu Esposo. Que vem justamente do seu Esposo. E nos séculos, quando a Igreja quis ter luz própria, errou”.

“É verdade – reconhece o Papa – que por vezes o Senhor pode pedir à sua Igreja para assumir uma luz própria”, mas isto significa que se a missão da Igreja é iluminar a humanidade, a luz deve ser exclusivamente a recebida de Cristo, numa atitude de humildade:

“Todos os serviços que nós fazemos na Igreja são para nos ajudar a receber aquela luz. Um serviço sem esta luz não é bom: faz com que a Igreja se torne rica, poderosa, ou que busque o poder, ou que erre o caminho, como aconteceu tantas vezes na história e acontece em nossas vidas, quando queremos ter uma outra luz que não é a do Senhor, uma luz própria”.

Quando a Igreja “é fiel à esperança e a seu Esposo – repete ainda Francisco – se alegra em receber a luz Dele, de ser ‘viúva’, de ficar à espera, como a luz, do ‘sol que virá’”:

“Quando a Igreja é humilde, quando a Igreja é pobre, ou quando a Igreja confessa suas misérias, a Igreja é fiel e diz: ‘Eu estou nas trevas, mas a luz me chega dali’, e isto faz muito bem. Rezemos a esta viúva que está no Céu para que nos ensine a sermos Igreja assim, jogando fora tudo o que temos: que nada fique para nós. Tudo para o Senhor e para o próximo. Que sejamos humildes, sem nos vangloriar de uma luz própria, procurando sempre a luz que vem do Senhor”.

Fonte: Rádio Vaticano

https://www.rs21.com.br/?p=131421
Enviado por J B Pereira em 29/11/2014
Reeditado em 07/12/2014
Código do texto: T5053118
Classificação de conteúdo: seguro