Dialogar e não gritar com as pessoas... Exemplo: Dom Bosco...

“No mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho” (Mc 10,52)

Numa ocasião, Mahatma Gandhi viu um grupo de pessoas discutindo em altas vozes. Perguntou, então, a elas por que discutiam em altos brados. Diante da hesitação, Gandhi sorriu e explicou, com voz suave, o motivo: “Por seus corações estarem afastados, eles precisam gritar”. E concluiu: “O pior é quando os corações, que se afastaram muito, não mais descobrem o caminho da volta”.

Os namorados, por seus corações estarem perto, falam em voz baixa, sussurram. Por vezes, o olhar já é suficiente. Nas famílias, quando começam os gritos, é porque os corações se afastaram.

Para recomeçar um diálogo, os esposos precisam, antes, aproximar os corações. Caso contrário, acontecerá um diálogo de surdos: os dois falam e ninguém ouve; estão longe demais.

Para meditar:

“O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra” (William James).

_______________________

São João Bosco (1815 - 1888)

Tamanho do texto + -

São João Bosco é um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo.

Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.

Dom Bosco nasceu em Becchi no Piemonte, Itália, a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri. Ordenado Sacerdote a 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Casfasso, seu confessor.

Em 1846 estabelece-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc.

Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores e em 1859 fundou com seus jovens a Sociedade ou Congregação Salesiana. Com a ajuda de Santa Maria D. Mazarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina.

Enviou em 1875 a primeira turma de seus missionário à América do Sul. Foi ele quem mandou os Salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói , primeira casa Salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888.

Se em vida foi honrado e admirado, muito mais o foi depois da morte. O seu nome de renovador do Sistema preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Santa Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos. Pio XI na Páscoa de 1934, canonizou-o.

Oração a São João Bosco

- para pedir uma graça -

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco.

Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente... (pequena pausa para pedir a graça que se deseja)

Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

http://paroquiaimaculadaconceicao.com.br/reflexao-diaria-25-de-novembro-de-2014/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ParoquiaImaculadaConceicao+%28Paroquia+Imaculada+Concei%C3%A7%C3%A3o%29
Enviado por J B Pereira em 27/11/2014
Reeditado em 29/11/2014
Código do texto: T5050553
Classificação de conteúdo: seguro