AO JOVEM...
Em todos os lugares por toda parte por aí afora em todo tempo se espera do jovem que ele aprenda bem as lições lhes passadas e, assim sendo, que se assimile conhecimento e bom entender de estrutura, moral e social, à si atribuída e adquirida...
Os pais do jovem esperam que os escutem, os professores querem se orgulhar desse jovem dedicado que se mostra ser e, juntos, pais e professores, querem é fortalecer o elo de amizade contínua com o jovem, e que, tudo a ele ensinado nunca lhe seja em vão...
Espera-se que o jovem siga os seus passos próprios, que trilhe o seu caminho, que ouse agir e que transforme tudo ao seu redor para sempre melhor, sendo sempre humilde aprendiz de lições que o livro de sua vida lhes dita a todo instante de seus vividos dias...
Que o jovem não tenha pressa de viver aventuras, que se viva de vagar, uma de cada vez, pois de vagar e de vagar, também, ao longe se vai, não importando se ser o último a chegar e nem que se diga que a vida corre-corre, se deve lembrar sempre que o tempo nos é lento...
E, se quer dizer ao jovem que, deus fez tudo ao seu tempo e nos dá o tempo básico preciso para que tudo se faça e se descubra e, por isso não se deve atropelar-se, não se experimentar ser rápido e que lentamente se envelheça...
Que o jovem jamais se amedronte e não se impeças de viver, que sejas ousado mas que se tenha cautela, a ousadia louca pode causar danos irreversíveis, que as dores sentidas sempre para se fazer o jovem feliz depois das dores passadas na medida em que se mereça...
Jovem, construas bem seu dia-a-dia, para teres no futuro recordações boas do seu presente que se tornou-lhe passado de vivência de aventuras tantas, e não se esqueças, seus pais, seus professores e seus amigos lhes são protagonistas de sua história feita e você é apenas o coadjuvante dessa sua feita história...