Dois projetos de leitura: um dramático na voz do professor e outro de leitura livre aos estudantes.

A favor da leitura de mundo a partir do mundo da leitura na Escola Estadual Ephaim Pereira.

Em agosto e setembro deste ano 2014, dedicamo-nos à sala de leitura com um projeto de uma leitura dramática de alguns livros e a leitura de livros em sala de aula. Ninguém imaginava que Machado de Assis, negro, epilético, gago, pobre de uma comunidade do Morro do Livramento, uma favela, uma periferia do Rio de Janeiro, Machado de Assis se tornaria um gênio da literatura. Se fizermos com coragem, respeito pelo outro e sua visão de mundo, o trabalho em educação tem e terá frutos agora e para o futuro. Nada é impossível: as pessoas podem nos surpreender. Nesse sentido, José João Bosco Pereira desenvolveu esses dois projetos de incentivo à leitura com seus alunos do curso fundamental e curso médio. Como professor de língua de portuguesa e literatura, seguindo o programa do Estado de São Paulo, o professor citado descreve essas duas atividades afins na Escola Estadual “Professor Manassés Ephaim Pereira”, no Monte Líbero, Piracicaba, SP. O (mini)conto “Missa do diabo”, de Machado de Assis (2007), Companhia das letras, nos surpreende com seu aspecto gótico-existencial-sapiencial, com um questionamento da possibilidade de fazer o bem em momentos paradoxais. Há em cada um de nós o desejo do bem e de ser feliz! Nenhuma mal pode subjugar a criatividade humana para o ético e a solicitude para com o outro, diferente de mim. Os alunos ouviram atentamente a história machadiana encantada pela voz e dramática leitura do professor na sala de leitura. O silencio foi receptivo e marcado pelo desejo da novidade de um mundo que se abria ao estudante e à sua turma em um dia acinzentado pela chuva tão esperada em Piracicaba. Era manhã, o segundo horário antes do recreio. Após o fim, a sirene foi o sinal de finalização de um tempo precioso, dedicado à leitura em turma. O desafio de ler em meio à tentação constante e cotidiana do celular ainda tem guarita na alma do estudante. O segundo projeto foi contemplado na turma da noite, cujos alunos têm mais dificuldade de leitura. O professor e a coordenação conseguiram introduzir a leitura de alguns livros entregue aos estudantes para que cada um pudesse apreciar o livro colorido, diferentes gêneros, senti-lo, lerem alguns linhas e parágrafos, decifrarem algumas figuras e imagens. Nesse gosto surpresa e surpreendente, a turma conseguiu curtir o valor da boa leitura: o sabor que vem de um saber partilhado e compartilhado. Tais fatos, registramos em fotos, e o celular foi nosso testemunho vivo.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 29/10/2014
Código do texto: T5016641
Classificação de conteúdo: seguro