Dando a Volta por Cima

A velha caminhoneta vinha deixando poeira na estrada, apontando na curva dos pés de eucalipto, o motor ronronando como uma onça cansada. A meninada corria ao seu encontro quando ela parava em frente ao mercado e o motorista, seu Quindim, um homem de idade já avançada, descobria a carroceria infestada de brinquedos de madeira.

- Olha lá, o burrinho com orelhas de couro!, apontava um menino com olhos de encantamento.

- Veja, Nadir, um dormitório completinho para as nossas bonecas!, festejava uma linda menina na ponta dos pés.

Era um Domingo, uma manhã de sol brilhante, o povoado mal acordara e os trabalhadores montavam barracas para venderem suas mercadorias.

Seu Quindim apropriou-se de um microfone improvisado e entonando voz de locutor alertou à molecada:

“Cheguem cá, meus amiguinhos

aproximem-se junto a mim

escolham os brinquedinhos

feito à mão pelo Quindim!”

Meninos e meninas disputavam cada palmo de chão, se acotovelavam, espichavam o pescoço, uma gritaria sem fim, todos ansiavam por um objeto de madeira do seu Quindim.

O velho falou outra vez, valendo-se do improvisado microfone:

“Tenho o estilingue, carrinho e o pião

cama, guarda-roupa, a boneca realeza,

do rapaz o cavalo, a cadeira, e o violão

o telefone e o banquinho da princesa!”

Outra vez um alvoroço e gritos de euforia marcaram o acontecimento.

E aí surge um menino esmolambado, sujo, fraco das pernas e o corpo fragilizado. Deu uma olhadela na variedade dos produtos e lançou um olhar de indisfarçável desejo em direção ao seu Quindim.

O velho suspendeu-o à altura da barra da carroceria e presenteou-o com um carrinho de rolimãs.

A criançada foi ao delírio quando ele partiu, pilotando em alta velocidade, ganhando o mundo como um corredor profissional.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 28/10/2014
Código do texto: T5014202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.