Na Linha do Perigo

O sítio do Pernas-pra-que-te-quero está situado numa região rochosa, mas a paisagem muda bruscamente quando se transpassa sua linha de chegada, tornando-se numa vegetação rica em flores de matizes vistosos e agradável perfume.

O visitante ocasional vislumbra árvores de grossos troncos enrodilhados por inúmeros cipós e galhos que mais se parecem braços de gigante coberto por folhas.

Percorre-se um trecho atapetado de grama, protegido em suas laterais por uma cerca habilmente trabalhada por talos de madeira pintada recentemente.

Próximo a uma elevação, inscrições em uma tabuleta quadrangular alertam para o perigo da aparição do Cão Urrador, uma mistura de urso com leão, que faz eriçar o pelo do maior dos valentões quando irrompe da mata esmurrando o peito e urrando assustadoramente.

O guia experiente reúne os curiosos em grupos de acordo com a idade, deixando aos mais novos o privilégio de irem até o final da linha demarcatória - onde o curioso bicho costuma aparecer – posto que a facilidade de rodar sobre os calcanhares e disparar em retirada são maiores.

Moradores das imediações já se habituaram a ouvir o seu rugido ecoando entre as fileiras de árvores, principalmente quando é noite de lua cheia. Os punhos contra o peito reproduzem sons qual a batida em um couro esticado nas abas de tambor.

Escutam a correria de seus pesados pés no chão coberto de folhas secas, espezinhando gravetos, e provocando tremores nos arbustos abalados pelo excesso do seu peso.

A Gruta da Bocarra é o seu esconderijo e local de repouso. Mesmo adormecido chega a inquietar os vizinhos, pois o ronco ensurdecedor irrompe de sua garganta avantajada.

O córrego do Piá refresca-lhe o corpo peludo e ele rola em meio aos pedregulhos provocadores de cócegas em seu corpo de grande massa.

Pernas-pra-que-te-quero localiza-se no imaginário de um monte de gente que gosta de brincar com o perigo, como uma proposta de experimentar uma rica e inesquecível aventura.

Se você quiser conhecer o afamado sítio, feche os olhos, sinta sua própria respiração, percorra mentalmente a trilha acolchoada de grama e pare na linha que impõe os limites de segurança.

Então corra, mas corra, corra muito, porque, senão, o bicho vai pegar!

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 06/10/2014
Código do texto: T4989306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.