A Beleza das Coisas

“Que tal colocar beleza nas coisas? O belo é uma criação nossa, única, quando pomos amor naquilo que registramos com a menina dos nossos olhos!”- Carolina lia o texto com certa cautela, pesando bem as palavras, ora meio concordando, ora indecisa quanto à sua conclusão.

A menina, em seus doze anos, gostava de ler. Lia muito. Devorava um livro concentrando nele toda sua atenção e depois fazia comparações sobre a legitimidade das ideias expostas.

E também escrevia. Inicialmente gostava de fazer versos. Mas sentia dificuldades em escrever coisas bonitas. Começou a escrever diários, onde descrevia o cotidiano, a começar pela paisagem que a rodeava - o contraste entre as edificações superpostas da favela em que residia e a aglomeração dos modernos edifícios erigidos quase ao pé do morro.

Longe, observava, um pouco nas manhãs ou no finalzinho das tardes, qual formiguinhas desorientadas, as crianças brincando nos condomínios, fosse nos parquinhos artisticamente montados ou no banho nas piscinas de um azul inconfundível.

Nos barracos enfileirados e tortuosos, fincados numa zona intermediária, dava para escutar a algazarra de alguns meninos, encenando um pega-pega ou mesmo improvisando um tanque de águas escuras para o banho, numa laje qualquer.

Carolina detinha-se, às vezes, em perguntar se tudo fazia parte do mesmo céu, se as energias luminosas originavam-se do mesmo sol, se o ar respirável provinha da mesma fonte...

Inspirada pelo texto que acabara de ler, escrevinhou novamente alguns versos e foram-se acumulando mais e mais belíssimas poesias, ao longo dos dias.

A adolescente, desta feita, filtrava as imagens com os olhos do coração. E finalmente começou a interpretar a beleza nas coisas mais simples.

Grande emoção lhe assaltou quando vislumbrou, através da porta que separa o seu quarto da pequenina sala, um jarro de flores adornando o centro da mesa de tampo de compensado, perfumadas, que sua mãe ali acabara de colocar.

O ambiente, como que por encanto, ficou simplesmente lindo!

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 06/10/2014
Código do texto: T4989220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.