Alerta Geral

O garotinho Túlio folheava um álbum de fotografias apreciando a antiga profissão do pai, um fotógrafo muito respeitado em sua época. Passando as folhas calmamente, observou o quanto ele gostava de retratar a natureza, pois era enorme a quantidade de fotos de árvores, rios e lagos.

“Onde fica esse rio cercado de árvores em que as pessoas passeiam tranquilamente às suas margens?”, o menino pergunta ao pai curiosamente.

Era um senhor de cabelos grisalhos, olhos brilhantes, graúdos, e estava sentado na poltrona ao lado.

“Filho, ficava no bairro em que mora sua avó, ali próximo onde hoje ergue-se a Torre Empresarial. Quando menino, pedalei barquinho e tomei muito banho em sua águas”.

Mais uma página passada e aparece a figura de uma rua bastante arborizada, com árvores perfiladas nos dois lados da via.

“Olha, pai, que lindo! Por certo este encanto de paisagem localiza-se em alguma área das proximidades, não?”, indagou Túlio cheio de expectativa.

“O local sim, filho. Porém, o cenário é outro. Neste local construíram um magnífico viaduto, um asfalto tomou conta de todo o trecho e não há mais nenhum canteiro de árvores.”, arrematou o velho sentindo no peito uma pontinha de saudade.

O garoto já demonstrando impaciência começou a folhear o álbum mais rapidamente. Iam passando ante os seus olhos, como cenas de um filme antigo, grandes áreas de pura campina, alamedas majestosas, imensos jardins repletos de flores tropicais, praças cobertas de belas espécies de palmeiras, até que ele suspirou:

“Não venha me dizer que este belíssimo lago, onde eu vejo claramente a presença de um bando de pássaros também foi aterrado!”

O velho fotógrafo pensou um pouco, um pouquinho mais ainda, e disse, de pronto:

“Sim, meu querido. A nossa casa esta assentada sobre uma boa parte do seu aterro. As outras casas vizinhas cobrem-lhe o resto!”

Atualmente, o “vô” Túlio quase nada tem para mostrar aos netos sobre rios, árvores ou lagos.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 04/10/2014
Código do texto: T4986960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.