A Banda

A Banda

A praça em seu inigualável remanso foi, de repente, sacudida pela passagem da banda. Mais que o tropel da cavalaria do seu Manoel Moita, a explosão de uma infinidade de instrumentos abalou o sossego dos moradores locais.

Entre apitos e piruetas, assomou o espalhafatoso estandarte, adornado de lantejoulas e pequenos espelhos, vermelhando por entre a multidão que o acompanhava.

As ruas logo tornaram-se afluentes de pessoas curiosas e brincantes, desembocando no mar de adeptos que se formara naquele largo.

Caras pintadas a gosto, vestuário multicor e de imaginação variada davam um aspecto cômico ao cortejo.

A cada estripulia o público delirava, as cabeças ondulavam ao embalo da música estridente.

Gritos, desvarios e “ora vivas” requentavam a folia.

Viam-se a ginga, o rodopio, o molejo de dançarinos como o Zé Vareta e o seu Carmélio; os pulos ensaiados do Dioniso Alma Preta, mostrando as grades do esqueleto através das vestes transparentes.

Ao timbre das baquetas dos tamborins, o rufar intermitente dos taróis e a marcação pesada do surdo, o chacoalhar dos ganzás e afoxés, o estridular de clarinetes, os foliões agitavam-se, apertavam-se, acotovelavam-se na tarde em brasa e festa.

A carroça dos loucos finalizava o desfile - um bando de meninos distribuindo caretas e mugangos – polvilhando de colorau a todos os presentes.

A bulha incessante enveredava por outra rua, percorrendo outros bairros, o "tum-tum-tum" agonizando à distância.

Um vendaval acabara de passar deixando um rastro interminável de serpentinas e papel picado.

As calçadas foram pouco a pouco criando um novo perfil. Agora, cadeiras de balanços e espreguiçadeiras enfeitam o panorama, convidando para a tradicional conversa da boca-da-noite.

O sino da capelinha dos monges , por seu turno, a repicar arengueiro, teimava em desordenar a inspiração dos palestrantes.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 22/09/2014
Código do texto: T4971977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.