OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS: A TORÁH ou DECÁLOGO como libertação do pecado e adesão à graça de Deus.

HÁ DOIS CAMINHOS: da VIDA (Deus, o bem, o amor) e da MORTE (pecado).

os mandamentos são caminhos de Vida e para o CÉU.

OUVE, Ó ISRAEL (Ó HUMANIDADE), O SENHOR É O ÚNICO DEUS!

SÓ DEUS É SER PESSOAL, PAI, ORIGEM E FONTE DA VIDA, INFINITO, ETERNO, CRIADOR, PERFEITO, BOM, JUSTO, ABSOLUTO...

Não somos perfeitos! Não somos deuses! Nós somos relativos, dependemos de Deus para existir. Nós viemos de Deus como Filhos, devemos seguir sua orientação segura! Somos relativos, contingenciais, limitados, imperfeitos, frágeis, mortais...

Deus se revela sobrenatural e naturalmente.

EIS A TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ que priorizamos! Outras práticas culturais podem ter um núcleo saudável, desde que não se afaste da Bíblia e da Tradição cristã séria e sábia.

A Igreja Católica Romana tem duas fontes de fé, intimamente implicadas à vida cristã coerente e aberta ao mundo, onde cada um deve ser "luz e sal da terra, fermento na massa...":

1). BÍBLIA (73 livros inspirados por Deus),

2). TRADIÇÃO (Vem da preocupação de transmitir a Bíblia e promover a interpretação da Palavra de Deus conforme a leitura que cristãos foram realizando desde a fundação da Igreja apostólica, depois pela Patrística até o século IV. Trata-se de um conjunto de textos transmitidos oral e escritamente e que vieram da Igreja primitiva, ainda valorizados pela nossa Igreja: cartas, documentos, encíclicas papais, sínodos, documentos das conferencias episcopais, catecismo católico, Didaqué, código de Direito canônico, os evangelhos apócrifos que não estão no cânone bíblico etc.)

ESTUDE O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA E O YOUCAT (CATECISMO MAIS RESUMIDO PARA JOVENS E CRIANÇAS).

A FÉ não é menos importante e nem secundária. Crer não faz mal. Contudo, é preciso saber como cultivar a fé de modo não autoritário, nem fanatizante. Não se pode impor ao outro, porque o outro é livre para não crer e/ou crer a sua maneira. Existe uma dimensão universal e democrática da Fé. Deus nos criou livres para crer Nele.

"Permanecei em meu amor. Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15,9-10).

O Decálogo é uma luz oferecida à consciência de todo homem, para lhe manifestar o chamamento e os caminhos de Deus e protegê-lo do mal:

http://religiao-catolica.blogspot.com.br/2007/11/0s-10-mandamentos-da-lei-de-deus.html

1º Amar a Deus sobre todas as coisas

2º Não tomar o seu Santo Nome em vão

3º Guardar domingos e festas de guarda

4º Honrar pai e mãe

5º Não matar

6º Não pecar contra a castidade

7º Não roubar

8º Não levantar falso testemunho

9º Não desejar a mulher do próximo

10º Não cobiçar as coisas alheias

Estes dez mandamentos resumem-se em dois que são:

Amar a Deus sobre todas as coisas

E ao próximo como a nós mesmos.

Jesus veio cumprir a Toráh ou lei de Deus. O decálogo propõe o amor e a fidelidade a Deus na nossa vida e o respeito pelo outro, filho de Deus como eu e você.

§1822 A CARIDADE A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.

O Decálogo sempre é transmitido depois de se lembrar a Aliança ("O Senhor nosso Deus concluiu conosco uma aliança no Horeb": Dt 5,2).

Catecismo católico nº 434. §1980 A Antiga Lei é o primeiro estágio da Lei revelada. Suas prescrições morais se acham resumidas nos Dez Mandamentos. http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/m/mandamento.html

São Tiago, "aquele que guarda toda a Lei, mas desobedece a um só ponto, torna- se culpado da transgressão da Lei inteira" (Tg 2,10).

«Mestre, que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?» (Mt 19,16)

E ainda: "Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12).

A vida eterna vem do cumprimento dos 10 Mandamentos da Lei de Deus

O seguimento de Jesus Cristo inclui o cumprimento dos mandamentos. A Lei não foi abolida, mas o homem é convidado a reencontrá-la na pessoa de seu Mestre, que é o cumprimento perfeito dela. Nos três Evangelhos sinópticos, o apelo de Jesus dirigido ao jovem rico, de segui-lo na obediência do discípulo e na observância dos preceitos, é relacionado com o convite à pobreza e à castidade. Os conselhos evangélicos são indissociáveis dos mandamentos.

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

Jesus, com efeito, retomou os Dez Mandamentos, mas manifestou a força do Espírito em ação na letra deles. Pregou a "justiça que supera a dos escribas e fariseus", como também a dos pagãos. Desenvolveu todas as exigências dos mandamentos. "Ouvistes que foi dito aos antigos: 'não matarás'... Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão terá de responder no tribunal" (Mt 5,21-22).

Quando lhe é feita a pergunta: "Qual é o maior mandamento da lei?" (Mt 22,36), Jesus responde: "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Este é o maior e o primeiro mandamento.

O segundo é semelhante a esse: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mt 22,37-40).

SEGUNDA SEÇÃO - OS DEZ MANDAMENTOS - Êxodo 20, 2-17

1º MANDAMENTO: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão."

Nosso Deus é um Deus libertador da escravidão (des)humana e da escravidão do pecado.

Aqui a advertência de Deus é contra a idolatria. Nesse sentido, a fidelidade aos mandamentos é o núcleo sadio da Antiga e Nova Aliança.

O termo imagem se refere a não reproduzir ídolos dos pagãos e de outras religiões não judaico-cristã. O cristão e o bom judeu não deve confundir o culto agradável a Deus-Criador com as outras criaturas e ídolos. A mídia e os esportes, artistas pops e o consumismo elegem seus ídolos pela internet e televisão. O homem de fé e a mulher de fé não devem se prenderem a tais ídolos.

A Deus compete ou é de direito divino o culto puro e santo de ADORAÇÃO. Adoração vem do grego LATRIA.

Só Deus é o Santo dos santos. Ora, se Deus é o santo por excelência, por que nos convida a ser santos e perfeitos, se não somos nem perfeitos e nem santos?

O povo judeu teve dificuldade de admitir Jesus como o Santo de Deus e Filho de Deus. Ele é o Filho de Deus por excelência, e nós somos filhos libertos no sangue de Jesus. Então, somos filhos adotivos na Filiação verdadeira de Jesus, nosso Salvador.

Aos santos, pode-se viver a VENERAÇÃO (ação de venerar, grau menor de respeito e consideração aos eleitos de Deus e modelos de seguimento a Jesus.)

admitir que Deus nos quer santos, como afirma as cartas de São Paulo - Ser santo é ser de Deus, é ser diferente porque vive segundo o querer de Deus...)

_____________

"Veneração (do latim veneratio, do grego δουλια, "douleuo" ou "dulia", que significa "honrar") ou Veneração dos santos descreve a prática de devoção aos santos, que como modelos heroicos de virtude, intercedem no Céu pela Igreja. Segundo essas confissões, a "adoração" (latria) por outro lado, é um culto distinto e reservado exclusivamente para Deus, enquanto a "veneração" (Dulia) é a honra e respeito prestado aos santos. Portanto segundo essas confissões, veneração não deve ser confundida com idolatria."

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Venera%C3%A7%C3%A3o

______________________________

Jesus reinterpreta o primeiro mandamento quando se encarna no seio virginal de Maria, a Mãe de Jesus. Ele passa a ser o rosto humano de Deus e o rosto divino do salvador nosso. Nesse sentido, Jesus é a IMAGEM DO DEUS INVISIVEL E INACESSÍVEL. O próprio Jesus disse: "Eu e o Pai somos UM. Quem me vê vê o Pai. Isso lhes basta!" Portanto, os cristãos não devem confundir imagem como ídolo e idolatria e Imagem como Jesus salvador e os santos como ícones.

Sabe-se que desde o tempo das catacumbas quando os cristãos eram perseguidos, eles realizaram pinturas nas paredes dessas catacumbas e em templos antigos. Tais pinturas sacras evocam Deus, Jesus, Maria, os santos apóstolos, os mártires, os santos da Igreja primitiva.

Se o homem como ser simbólico e religioso precisa de sinais e símbolos, representações do sagrado, ora é bom que os tenha para se lembrar da vontade e fidelidade de Deus. Embora Deus não se confunda com as coisas temporais e perecíveis por ser Espírito puro, perfeito e eterno, Ele não desautoriza o culto sério e responsável de ícones ou imagens como modos de veneração aos seus santos e à Mãe de Jesus.

Então, o primeiro mandamento nos faz ter para com Deus a ADORAÇÃO. E FIDELIDADE ACIMA DE TUDO CONTRA A IDOLATRIA. Mas, idolatria não se confunde com o culto de imagens cristãs desde a igreja primitiva.

Se os cristãos são idolatras, eles estão apegados a cultos pagãos desde o tempo de Moisés no deserto. Ora, os cristãos não adoram ídolos, mas veneram (diferente de Adorar, adorar só a Deus, único Senhor e Criador nosso.)

Ora os que censuram aos cristãos por culto à imagem cristã, deve ter o cuidado de então, radicalmente, eliminar todo acesso a foto, recordação

que estiver em sua casa, sua carteira de bolso, de sua vida. Algo praticamente estranho, impossível, por vezes patológico. Porque não se pode negar a dimensão simbólica na cultura presente nos logotipos, simbologia comercial, imagens em todo lugar. Claro, que não se cultura imagem e se respeita as que a gente considera ligadas ao bom culto. Toda igreja tem seus símbolos de identidade e de identificação. Algo inevitável e ligado ao trabalho de evangelização e publicidade de cada igreja. As igrejas que dizem ser os cristãos idólatras por terem imagens em suas outras igrejas devem ser cuidado com o sentido do texto hebraico: não confundir ídolos com imagens. A tradução para o português é ambígua. "E Deus os fez homem e mulher, Deus os fez a sua IMAGEM E SEMELHANÇA."

Ora, nós e Jesus - cada qual a sua diferença e condição, somos Imagem viva de Deus.

Não podemos promover discriminação de nenhuma religião e cultura.

Respeitar a todos é dom de Deus por um mundo melhor.

As meditações e Ioga devem ser orientadas para a prática cristã.

Não acreditamos em panteísmo, magia, duendes, superstições, ídolos, mitos, esoterismos, adivinhação, espiritismos, não aceitamos sacrilégios dos lugares santos e cemitérios, a profanação dos sacramentos e do sacrário, não colocamos a nossa confiança nos mitos da beleza, poder, fama, superjuventude, idolatria de corpos e endeusamento de mentes e astrologia e apegos às ideologias...

"Não terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti nenhuma imagem (ídolo), nem figura que existe lá no alto do céu, ou cá em baixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas nem lhes prestarás culto, porque Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que Me ofendem; mas uso de misericórdia até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

2º MANDAMENTO: "Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus, porque o Senhor não deixa sem castigo quem invocar o seu Nome em vão.

Deus nos chama pelo nome. Ele tem nome também. Ele é o Eu sou! É o

Criador! Jesus vem em nome de Deus Pai. O Espírito Santo é o Consolador, Paráclito, Santificador. No Batismo, Deus assim nos revela! No Antigo testamento, aos poucos Deus prepara o seu povo para se revelar a ele.

3º Recorda-te do dia do Sábado para o santificar. Durante seis dias trabalharás e farás todos os trabalhos. Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus. Não farás nele nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho ou tua filha, nem o teu servo nem a tua serva, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tua cidade. Porque em seis dias o Senhor fez o Céu e a Terra, o mar e o que eles contêm: mas ao sétimo descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado e o consagrou .

4º MANDAMENTO: Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar.

5º Não matarás. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

6º Não cometerás adultério e não pecar contra a castidade (respeito ao meu corpo e ao corpo do outro como integridade físico-psíquica e espiritual). Guardar castidade nas palavras e nas obras.

7º Não roubarás. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

8º Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)

9º Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não desejarás a mulher do teu próximo; Não cobiçarás… nada que pertença ao teu próximo. Guardar castidade nos pensamentos e desejos.

10º Não desejarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem nada do que lhe pertença.

Não cobiçar as coisas alheias.

_______________

Os mandamentos são apresentados também em outras passagens bíblicas, como: deuteronômio 5, 6-21

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão."

Não terás outros deuses ou ídolos diante de Mim....

Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus....

Guarda o dia do Sábado (para os judeus e alguns visões cristãs) para o santificar. Para os Atos dos Apóstolos, o Domingo é o Dia do Senhor. Os primeiros cristãos observavam o dia do templo no sábado judeu e faziam a ceia do Senhor nas casas no dia de Domingo.

_______________________________________________

ARTIGO: "A santa ceia segundo os demais textos do Novo Testamento, de Pe. Diogo Cassiano Maciel

http://pediogomaciel.blogspot.com.br/2011/09/santa-ceia-segundo-os-demais-textos-do.html

O Novo Testamento e a Didaqué evidenciam o forte cunho escatológico da santa ceia mais antiga. Segundo At 2,46 os primeiros cristãos ‘partiam o pão nas casas e tomavam seu alimento com alegria (escatológica)’. Os seus olhares dirigem-se para a frente. É o que atesta a significativa fórmula confessional ‘maranatá’ (1Cor 16,22; Did 10,6; cf. Ap 22,20). Em termos de linguagem pode-se estendê-la tanto indicativamente (“Nosso Senhor chegou”) como imperativamente (“Vem, Senhor nosso”). Ap 22,20 e o contexto em Did 10,6 falam a favor do segundo significado e também em outros casos as fórmulas confessionais mais antigas ocorrem frequentemente na forma de aclamações. Essa invocação é feita em Did 10,6 à face da Eucaristia, da qual só podem aproximar-se os santos. Em vista disso pode-se certamente interpretar o maranatá como não só enunciado a vinda de Cristo para o fim, mas também aqui e agora na ceia, e mesmo nas próprias oferendas. Fala a favor disso o brado de júbilo acrescentado em Did 10,6 o “hosana”, dirigido ao Messias, bem como a antiquíssima designação confessional da comida e da bebida cúlticas como “pneumáticas” (1Cor 10,3s; Did 10,3). A Eucaristia pertence pois, como o Ressuscitado (Rm 1,4; 1Cor 15,45; 2Cor 3,17), à esfera pneumática, à esfera da Ressurreição. Nessa há ainda, segundo 1Cor 15,44 o soma, mas já não como terreno, mas como pneumatikon, já não sujeito às leis do espaço e do tempo, mas aberto às possibilidades de Deus, comunicável a todos (cf. Jo 6,62s; 7,39; 16,7).

Reconhecem-se ainda conceituações antiquíssimas da Eucaristia nas orações de mesa da Didaqué 9-10. Sejam embora os versículos 9,2ss; 10,2-5, em seu estado atual, certamente textos de ágape, foram certamente antes textos eucarísticos. Se rendem graças pela vida, pelo conhecimento e pela imortalidade (9,3; 10,2), não se indicam com isto bens salvíficos helenísticos, mas os dons paradisíacos de Gn 2,9 e 3,22, que também se evocam em Ap 2,7; 22,2.14.19. Segundo o célebre esquema: tempos primitivos-tempos finais, aguardava a piedade do judaísmo posterior no aion escatológico a reunião dos dons paradisíacos. Como tal entende-se no caso da Eucaristia, que passa a aparecer então já nos tempos mais antigos e em todos os lugares, como uma grandeza dotada duma nova entidade pneumática e, por conseguinte, a conceituar-se realisticamente."

_______________________________

"O Senhor havia lhe revelado no monte Sinai em Suas aparições. Destas anotações formaram-se os primeiros cinco livros bíblicos: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Entre os Dez Mandamentos citados em Êxodo 20:1-17 e em Deuteronômio 5:6-21 há uma insignificante diferença nas pequenas explicações acrescidas, as quais não citaremos aqui)."

________________________________

Vamos falar de cada um dos Mandamentos de Deus COMO ADVERTÊNCIA CONTRA OS PERIGOS DA ALMA E COMO CONSELHOS VINDOS DE DEUS PARA O BEM DO SER HUMANO PARA CHEGAR ÀS MORADAS ETERNAS:

A vida é dom e desafio. Vem de Deus e a Ele retorna! Desafio de manter o mundo e a vida segundo o PROJETO DE DEUS para a SALVAÇÃO DE TODOS. Porque, Deus é Pai e não exclui nunca seus filhos. Estar com Deus é Paraíso; ficar sem Deus é o Inferno. Dues enviou seu Filho JESUS para a salvação do mundo!

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas. Deus não se confunde com a ordem criada e com os seres humanos. Ele é Criador e ser Absoluto!

Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos à Ele, e para isso nos temos que;

- Amar a todos

- A todos perdoar.

- A todos servir

- E a ninguém excluir: PENSAR BEM DE TODOS, QUERERE BEM A TODOS E FALAR BEM DE TODOS E PARA TODOS.

Não praticas magia negra, nem esoterismo, idolatria, não cultuar o dinheiro, poder, sexo, prazer (hedonismo), terras, gado, conta bancária, carro de luxo, bruxaria, cartomante, apego aos ídolos do futebol, artistas pop, acumular riqueza em desprezo aos pobres e marginalizados.

Santo Agostinho definia que o nosso amor por Deus é assim: "Um conflito entre dois amores: o amor de Deus impelido até o desprezo do amor de si." ou "o amor de si impelido até o desprezo do amor de Deus".

Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.

Jesus Cristo veio para restaurar a vida das pessoas, da igreja. Ex: nas Bodas de Caná Ele transformou a água em vinho, deu vida ao filho da viúva de Naim, fez os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, etc... Nós temos que a exemplo de Jesus Cristo restaurar a vida da sociedade.

E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra os preconceitos racial, de cor, nível social.

"Deus só pede o nosso amor" - Leia Mt 22, 34-40

2 - Não tomar seu santo nome em vão.

- Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus.

- Respeito - consequência do amor

- Jurar usando o nome de Deus

Deus nos pede lealdade, fidelidade a Ele. Deus é inspiração e confiança, fez conosco santa Aliança e a confirmou e consolidou em Cristo. Jesus vem em nome do Bendito!

Deus é fonte de bênçãos e graças. Em seu nome, temos a identidade e a sua dignidade inconfundíveis.

Diante de Deus, tenhamos temor e Tremor por Amor. O santo Respeito!

Obrigar, fingir, manipular e matar, prejudicar pessoas e instituições, alegando fazer em nome de Deus. Fazer perjúrio e julgamentos falsos em nome de Deus, colocando a mão sobre a Bíblia ou levantando a mão em sinal de juramento usando Deus como testemunha.

3 - Guardar domingos e festas de guarda

- Assistir e participar das missas - um único dia para adorar e louvar a Deus.

Quem ama acolhe e tem tempo para o Outro. Deus nos pede um culto de Adoração e um tempo para isso. O Sábado ou SHABBÁTH era o preceito de louvor da Antiga Aliança. O novo Testamento ou Nova Aliança nos aponta o Domingo (8º dia após o Sábado ou 1º dia da semana), como prolongamento do descanso ou a recriação em Cristo, novo Adão, "que renova todas as coisa e salva com o seu sangue". Jesus ressuscitou no Domingo! Aleluia! Ele se declarou inclusive o "Senhor do Sábado" e fiel observador da Toráh que vem do Pai Eterno.

Pascoa é libertação, travessia, mudança de vida, olhar para o Ressuscitado como modelo de vida e fonte de salvação. A ceia ou Páscoa do Senhor é renovada na Missa, em que Jesus prometeu fazer-se pão da vida e seu sangue a Santa Bebida. Ele nos pede: "Fazei isso em memória de mim."

4 - Honrar Pai e Mãe! "Ouve os conselhos de seus pais... Não desprezes seu pai doente e que caduca... Ampara seus pais na velhice e na doença."

- Respeito aos pais

- Obediência

- Diálogo

Os pais não são donos dos filhos. Estes não devem oprimir os pais. Os Filhos são dom de Deus e nunca propriedade de ninguém, nem dos pais e nem do Estado. Cada filho e cada filha pertencem a Deus somente.

Mt 10, 37, Mt 20, 27-28 98 (servir como Jesus e sua fidelidade ao Pai.).

A família é bem insubstituível, indispensável, a Igreja Doméstica onde Deus primeiro habita. É a célula da sociedade!

Este mandamento nos coloca diante da autoridade dos pais, professores, parentes, padrões, bons líderes, chefes e governantes, desde que governem e eduquem pelo exemplo e palavra honesta e sábia conforme as Escrituras e princípios da Tradição cristã verdadeira.

Cabe-nos orar, acolher, perdoar, amar, respeitar e socorrer aos pais e sermos bons cidadãos, votando em políticos honestos e sérios. O cristão não pode votar e apoiar políticos com ficha suja. Deve o cristãos pagarem os impostos e ajudar o mundo ser melhor e mais ético e fraterno com os conselhos do Evangelho e a doutrina social da Igreja conforme a tradição.

Não prejudicar os pais, abandoná-los na pobreza, deixá-los sem assistência, debochar e humilhá-los, ter vergonha deles...

Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos à sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.

5 - Não matar: Deus é o Senhor Soberano da Vida. Só Deus tem o direito de tirar a vida! A morte não se justiça como justiça com as próprias mãos. A morte pode gerar revolta e injustiças contra o inocente como na pena de morte e execuções sumárias.

A morte não é fim e meio em si mesmo.

As drogas e alcoolismo, tabagismo e outras práticas contra a saúde e que geram dependência psíquica e humilham o corpo devem ser evitadas para o bem do ser humano. Deus nos fez livres!

Esse mandamento proíbe o uso de cobaias como seres humanos e humilhação dos animais. Evitar a violação dos direitos humanos, a tortura e execução do outro, maus-tratos de pessoas e animais, esterilização forçada, amputação e mutilações... rapto seguido de morte. Assalto seguido de morte.

Toda autoridade temporal é responsável pela vida. Aqui reconhecemos os trabalho dos que lutam para salvar vidas: médicos, enfermeiros, psiquiatras, assistentes sociais, educadores, corpo de bombeiro, cruz vermelha, policiais, quando responsáveis e sábios, orientados pela Bíblia e a Tradição cristã.

Evitar:

- Aborto

- Eutanásia

- Suicídio

- Homicídio

- crimes de guerra

- automutilação, autodestruição (drogas, bebidas, pugilismo, lutas que prejudicam o outro e se tornam fonte de dinheiro como boxe - ringue, racismos, sexismos, extermínio, matador de aluguel, queimar pessoas como crianças, negros, índios, mendigos, pena de morte, execução, justiceiros, greve de fome, infanticídio.

- cuidado com pesquisas com células-tronco que implica morte a embriões humanos.

- matar covardemente ou exterminar animais. Queimar a natureza, destruir fontes de água, prejudicar e contaminar a natureza...

- promover tráfico de pessoas e animais.

- Pagar matadores de aluguel, matar por vingança...

6 - Não pecar contra a castidade

Integração correta da sexualidade na pessoa

- Namoro

- Se manter puro (corpo e alma)

- Relacionamento superficial dos jovens

Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, vai ter um sofrimento a longo prazo.

7 - Não roubar

- Apropriar-se do que não é seu

- Roubar a paz

Prejudicar e dar mau exemplo aos outros e filhos com seus atos de furto ou roubo...

8 - Não levantar falso testemunho

- Matar com a língua (fofoca, simulação, desprezo, formas sutis e explícitas de desprezo, marginalizar os pobres e negros, índios e jovens pobres e negros, prejudicar com a fala e atos pessoas inocentes de qualquer etnia, classe social, gênero...).

- Desmoralizar

- Ter misericórdia com o próximo

Quando falar, falar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.

Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.

9 - Não desejar a mulher do próximo

- Respeito ao compromisso assumido pelos outros

- Matrimônio é indissolúvel e instituído por Jesus: "O que Deus uniu, o homem não separe."

- A importância da família: "O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne e um só espírito." (Marcos 10,1-12). “... não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? (Mt 19, 3-6)

http://casaiscarmelitas.blogspot.com.br/2011/02/o-que-deus-uniu-o-homem-nao-separe.html

10 - Não cobiçar as coisas alheias

- Sermão da Montanha - Mt. 5, 1 - 12

"O SER tem que estar acima do TER"

Quando Jesus morreu na cruz Ele realizou a salvação. Na hora de sua morte, o sacrifício de Cristo se torna a fonte de onde brotará o perdão dos pecados portanto, para todo pecado existe perdão, apenas um único é imperdoável: é você morrer sem acreditar em Deus, é o pecado contra o Espírito Santo, é o pecado da pessoa que não aceita o amor de Deus e o seu perdão.

Existe pecado maior e menor?

O pecado maior é o pecado mortal ou grave.

O pecado menor é o pecado venial ou leve.

Para haver pecado é necessário:

1) Matéria grave

2) Consciência plena

3) Consentimento pleno

Também pecamos por omissão, pensamento, atos, palavras. . .

Deus é amor, misericórdia. Temos a certeza do amor de Deus.

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO - Lc 15, 11 - 32

_______________

http://www.bing.com/images/search?q=os+mandamentos+da+lei+de+deus&qpvt=os+mandamentos+da+lei+de+deus&FORM=IGRE

J B Pereira e http://religiao-catolica.blogspot.com.br/2007/11/0s-10-mandamentos-da-lei-de-deus.html
Enviado por J B Pereira em 21/09/2014
Reeditado em 18/10/2014
Código do texto: T4970922
Classificação de conteúdo: seguro