POUCO AVANÇO NOS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA (2011) NO IDEB

motivos:

Ainda há escolas em péssimas condições de funcionamento, algumas destruídas .

Profissionais despreparados.

Professores desmotivados e ainda mal remunerados.

O atual fenômeno do uso constante do celular inviabiliza o ensino porque dispersa os alunos. Sem o uso moderado e pedagógico de mídias e celulares em sala atrapalha a concentração dos estudantes e desestimula a participação deles no contexto e busca pela qualidade de ensino. É muito tempo perdido! O Brasil perde por não estabelecer limites do uso do celular e garantir aos educadores o direito de atuar e ensinar ou propor aulas interessantes à público juvenil e adolescente. O mau uso da tecnologia invadiu e massificou as relações na escola, esvaziando a condição do profissional em educação. Até quando? Os resultados estão cada vez preocupantes se a comunidade e a escola não se unirem para superar e estabelecer limites quando ao uso do celular de modo correto e organizado, negociando espaços para a proatividade de ensino e da aprendizagem. O professor tem o direito de ensinar e o aluno tem o direito de aprender! O equilíbrio entre tais direitos aposta na direção do sucesso da educação e no profissionalismo ético e responsável. O Estado e o ministério público em algumas escolas já intervieram para modificar esse quadro lamentável de paralisia e marasmo da educação. Ninguém ganha enquanto o professor não for bem remunerado e os alunos terem aulas com conteúdos pertinentes à formação intelectual e de valorização da família e da comunidade.

O uso responsável do tablete pode ser um começo de um tempo melhor se os professores forem bem preparados para planejar suas aulas à maneira criativa e temáticas de formação melhor da juventude. A educação pode preparar para o mercado, mas este não é a razão de ser da educação em si. A escola não pode ficar atrelada ao mercado como vagões à máquina da locomotiva. Os cursos técnicos estão já direcionado ao perfil do profissional do mercado.

Segundo Mozart Neves Ramos (2014), "sem professor, o Brasil não terá futuro!"

__________________

NOTÍCIAS DE 05/09/14: O Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) manteve sua evolução nos anos iniciais do ensino fundamental.

Aula: no ensino médio, Ideb não apresentou nenhum avanço entre avaliações de 2011 e 2013.

Ensino fundamental melhora no país, mas médio não avança.

No ensino médio, também apenas quatro estados conseguiram atingir a meta.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ensino-fundamental-melhora-no-pais-mas-medio-nao-avanca

J B Pereira e http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ensino-fundamental-melhora-no-pais-mas-medio-nao-avanca
Enviado por J B Pereira em 05/09/2014
Código do texto: T4951055
Classificação de conteúdo: seguro