CANTIGA DE RODA E LENDA DA GUARANÁ - FOLCLORE BRASILEIRO - homenagem: 31 de outubro

CANTIGA DE RODA DE J B PEREIRA 0 04/08/2014

O BARCO FOI, FOI, FOI,

SEU JOSÉ, JOSÉ, JOSÉ,

CANTOU O GALO NA PAIOL, ARREBOL, ARREBOL,

CHICO AMIGO, FICOU SOZINHO NA FAZENDA,

MARIA CANTOU FELIZ NO QUINTAL, ARREBOL,

PRA ANTONIO SORRIR, RIR, RIR,

AO LONGE,

O BARCO FOI, FOI, FOI,

O JOAQUIM COMEU QUINDIM, QUINDIM,

O DOCE DE MOLEQUE, A MULHER PEGOU O LEQUE, LEQUE,

E O COMPADRE CHEGOU

PARA VER QUEM É, OÉ, OÉ, OÉ,

E O PORTÃO DE MADEIRA ABRIU, ABRIU,

PARA JOANINHA ENTRAR, ENTRAR,

E FELICIDADE ESTAVA NO FOGÃO DE LENHA,

NA RUA DA PENHA, PENHA, PENHA...

_____________________________

Introdução: o guaraná

O guaraná, cujo nome científico é paullinia cupana, é uma planta (espécie de cipó) típica da região amazônica. O fruto é de cor vermelha (quando está maduro) com polpa branca e sementes negras. Em função de suas propriedades estimulantes é usado em xaropes, chás e bebidas energéticas. É usado também, principalmente no Brasil, para a fabricação de refrigerantes.

A lenda do guaraná

De acordo com o folclore amazônico, um casal de índios mawés (tronco linguístico tupi) desejava muito ter um filho. Certo dia resolveram pedir um filho para Tupã (uma das principais divindades da mitologia tupi-guarani).

Tupã ouviu os pedidos daquele bondoso casal e resolveu dar-lhes um menino. Ao crescer, o filho desejado do casal tornou-se um lindo jovem bom e generoso.

Com inveja da bondade, paz e generosidade do jovem índio, Jurupari (divindade do mal e das trevas) resolveu eliminá-lo. Transformou-se numa cobra venenosa e picou o jovem índio, quando este estava nas matas, levando-o a morte.

Então, Tupã enviou fortes trovões e relâmpagos para as proximidades da aldeia. Triste e chorando muito, a mãe do índio morto acreditou que eram sinais para que ela enterrasse os olhos dele em solo próximo à aldeia.

Dos olhos dele nasceram plantas que deram lindos e saborosos frutos, cujas sementes pareciam com os olhos negros do jovem e bom índio morto.

Surgiu assim, de acordo com esta linda lenda indígena da Amazônia, o guaraná.

Curiosidades:

- A palavra guaraná é de origem indígena, pois deriva da palavra tupi wara’ná. É o termo dado pelos índios tupis para esta planta.

- Numa outra versão da lenda, quando o bom índio nasceu, pararam as guerras que existiam entre as tribos indígenas rivais da região. Veio, então, um período de paz e fartura.

________________________

J B Pereira e http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_guarana.htm
Enviado por J B Pereira em 04/08/2014
Reeditado em 04/08/2014
Código do texto: T4909629
Classificação de conteúdo: seguro