"EU FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS.” (MC 1,17)
“JESUS DISSE A SIMÃO E ANDRÉ: ‘SIGAM-ME EU FAREI DE VOCÊS PESCADORES DE HOMENS’” (MC 1,17)
J B Pereira – 03/08/2014.
Depois da pesca milagrosa, Pedro nunca foi o mesmo! Ele vivenciou uma aproximação inicial que o marcaria até como recordação de Jesus em sua vida. Aquele Pregador da Galileia, poeta do Pai, apaixonado pela Vida e pela salvação dos seres humanos (fez-se alimento dos seus seguidores na Eucaristia) acuriosamente e estranhamente, alegre e de modo firme, cativou o coração de Pedro, Simão. André soube participar e temperar o coração de Pedro para que não se afastasse tanto do barco, acolhesse Jesus. Vá a águas profundas, mesmo depois do insucesso da noite. Pedro estava visivelmente cansado e frustrado com a pesca e seu esforço noturno no mar da Galileia. Os peixes o obedecem! Pedro agora é só alegria e será capaz de seguir Jesus. Leva-o para a sua casa, logo deixando para trás imediatamente para seguir Jesus. Jesus cura a sogra de Pedro, que era casado. Também, o vento forte, mesmo Jesus dormindo no barco, podem incomodar. Ora se a natureza ouve e entende Jesus, então os homens poderão seguir Jesus. Se Jesus escolhe Pedro, antes Simão, filho de Jonas, agora Pedro, Pescador de homens, os mesmos homens pelo Caminho da fé em Jesus, seguirão Pedro e o ouvirão em nome de Jesus. Embora Pedro caminhasse sobre as águas, teve medo e pediu socorro ao mesmo Jesus, mestre dos peixes e dos ventos. Jesus afastara para orar, os ventos levavam sua prece ao Pai. Os peixes ouviam-no a distância, prontos para obedecer-se. Jesus pede a Pedro para pagar a moeda encontrada na boca de um peixe recém-pescado. Peixe foi o símbolo ou senha dos primeiros cristãos diante das perseguições romanas. Jesus multiplicou várias vezes Paes e peixes para as multidões. Pedro tudo viu e enxergou. Assim, claro, depois deste tirocínio com Jesus e os doze, Simão poderia agora ser reconhecido como Pedro, a rocha da Igreja na Rocha de Jesus. Agora, sim, podia ser o pescador de Homens e mulheres, gente do Caminho, seguidores de Jesus: os cristãos, assim, reconhecidos com o nome primeiramente nomeados em Antioquia, conforme a observação de São Lucas. Paulo foi a Jerusalém, porque quis ficar e conversar com Pedro, por três anos. Paulo também quer fazer um estágio de reconhecimento de Pedro e com Pedro, Apóstolo de Jesus e seguido em Jerusalém pelos primeiros cristãos e judeus convertidos pela pregação de Jesus e dos doze apóstolos. Pedro em nome de Jesus, cura o paralítico porque não tinha como esmola o ouro e nem prata, mas tinha um tesouro maior: Jesus. Onde estava o coração de Pedro? Estava em Jesus! Jesus é o tesouro de Pedro, onde no Céu nem ladrão rouba. Na terra, nenhuma traça corroi o Tesouro-Jesus. De pescador a pastor da Igreja Primitiva, Pedro tornou-se o amigo de Jesus por três anos seguidos. Ouviu, sentiu, chorou, alegrou, seguiu Jesus pelos caminhos da Galileia de um modo especial. Aprendeu quando negou três vezes, após a ressurreição, confirmou a amizade viva e mística com Jesus por novas três vezes, como um elo indelével de ratificação de seu pastoreio na comunidade de Jerusalém. Seguiu corajosamente ao coração do Império, Roma. Lá morrendo com Paulo pela causa de Jesus. Não o negou diante dos homens de Roma e de Jerusalém. Após Pentecostes, o coração de Pedro tinha a comunidade e os apóstolos no cuidado da pregação, do testemunho e torturas nas prisões. A comunidade orava por Pedro. Pedro orava pela comunidade. Depois do encontro de Jesus com Pedro, o mundo nunca foi o mesmo. Jesus tomou a iniciativa: e você será o mesmo depois de encontrar com Jesus. Não há encontro marcado! Ele pode vir até você a qualquer hora. Ele o espera na esquina, na Igreja de Pedro, cuja imagem bíblica é a Barca de Pedro. E Jesus pediu a Pedro que distanciasse um pouco da margem, porque uma multidão queria ouvir Jesus. E você quer ouvir Jesus, entrar na barca de Pedro, ver Jesus dormindo enquanto a tempestade esta assolando o mundo? Ele não o deixará só, sofrer, abandonado... Como fez com Pedro, fará com você. Ouça: vá a águas profundas e vá a Galileia, lá verá o rosto do Ressuscitado como Pedro o viu. E ele dá testemunha de tudo isso. Jesus o pergunta se o ama como indagou a Pedro. “ Certo Galileu em http://www.cifraclub.com.br/padre-zezinho/um-certo-galileu/: Naquela tarde, naquele entardecer, o MUNDO VIU NASCER UMA PAZ E UMA FELICIDADE INFIN ITA”, afirma Padre Zezinho.
Um certo dia à beira-mar
Apareceu um jovem galileu
Ninguém podia imaginar
Que alguém pudesse amar
Do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar
Tocava o coração
De quem o escutava
Refrão:
Dm
E seu nome era Jesus de Nazaré
G7 C F Em G7
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
C Dm/F
O fenômeno do jovem pregador
C/E G C
Que tinha tanto a...mor.
G
Naquelas praias, naquele mar
C
Naquele rio, em casa de Zaqueu
G
Naquela estrada, naquele sol
E o povo a escutar
C
Histórias tão bonitas
G
Seu jeito amigo de se expressar
Enchia o coração
C
De paz tão infinita
E seu nome era Jesus de Nazaré
G7 C F Em G7
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
C Dm/F
O fenômeno do jovem pregador
C/E G C
Que tinha tanto a...mor.
Refrão
G
Em plena rua, naquele chão
C
Naquele poço e em casa do Simão
G
Naquela relva, no entardecer
O mundo viu nascer
C
A paz de uma esperança
G
Seu jeito puro de perdoar
Fazia o coração
C
Voltar a ser criança
E seu nome era Jesus de Nazaré
G7 C F Em G7
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
C Dm/F
O fenômeno do jovem pregador
C/E G C
Que tinha tanto a...mor.
Refrão
G# C#
G#
Um certo dia ao tribunal
C#
Alguém levou o jovem galileu
G#
Ninguém sabia qual foi o mal
E o crime que ele fez
C#
Quais foram seus pecados
G#
Seu jeito honesto de denunciar
Mexeu na posição
C#
De alguns privilegiados
D#m G#
E mataram a Jesus de Nazaré
D#m G# C# F# Fm
E no meio de ladrões puseram su...a cruz
C# D#m/F#
Mas o mundo ainda tem medo de Jesus
C#/F G# A E D C#
Que tinha tanto a...mor...
C# G#
VITORIOSO! RESSUSCITOU!
C#
Após três dias à vida Ele voltou
G#
Ressuscitado, não morre mais
C#
Está junto do Pai pois Ele é o Filho Eterno
G#
Mas Ele vive em cada lar
C#
E onde se encontrar um coração fraterno
D#m
Proclamamos que Jesus de Nazaré
G# D#m G# C# F# Fm
Glorioso e triunfante, Deus conosco está!
C# D#m/F#
Ele é o Cristo e a razão da nossa fé
C# G# A E D C#
E um dia voltará!
_________________________
IRMÃO SOL, IRMÃ LUA - PADRE ZEZINHO
https://www.youtube.com/watch?v=5PShPUFewJI
__________________
Para refletir: “Tu és Pedro! Sobre tua rocha, edificarei minha Igreja. Nada prevalecerá contra a Ecclesia, nem os portais do maligno e da maldade .” (Mateus 16,18)
https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/16