Hades, Caronte, Rio Aqueronte e Lete, os mortos, Tártaro, Tânatos e Hipnos, Queres, Campos Elísios na mitologia grega.

O Hades (do grego Aidòs) é a terra dos mortos, governada pelo deus de mesmo nome Hades.

As almas dos mortos entravam na balsa de Caronte para ter acesso ao Hades e traspor o rio Aqueronte (das dores).

Caronte levava os heróis, as crianças, os ricos e os pobres e exigia uma moedas como pagamento.

Porque esse óbolo, colocada a moeda sob os olhos do cadáver, pagava a viagem da alma.

Do contrário, ela ficaria na margem do Aqueronte e voltaria a infernizar os vivos.

_________

O Tártaro, semelhante ao inferno da mitologia cristã, é o lugar das almas más. É para outros, a prisão dos titãs, vigiados pelos três Hecatônquiros: Coto, Briareu e Giges.

Dedicavam-se ao Tártaro as Queres, deusas da morte violenta (existem várias Queres, algumas são Híbride, Limos e Poinê).

Outros acreditavam que as Queres trabalhassem ao lado de Tânato (Tânato ou a morte tranquila; as Queres representam a morte cruel, antes da hora), e em outras trabalham com Ares, deus da guerra.

No Tártaro correria o rio Cócito (das lamentações), Flegetonte (do fogo) e Erídano.

________

Os Campos Elísios é o paraíso.

Hades também era ajudado por dois deuses que ficavam nos Campos Elísios: Tânatos, o deus da morte e Hipnos, o deus do sono.

No rio Estige (da imortalidade), a nereida Tétis tentou tornar Aquiles imortal mergulhando-o neste rio.

Mas, ao mergulhá-lo, segurou-o por um dos calcanhares (veja a expressão "calcanhar de Aquiles" como ponto vulnerável).

Campos Elísios tinha o sol e a cascatas de vinho, mas independentemente de quanto se bebesse, ninguém ficava embriagado.

Hades moraria num palácio nos campos elísios com sua esposa Perséfone, circundado por um bosque de álamos e salgueiros estéreis.

O solo era recoberto de "asfódelo", planta das ruínas e dos cemitérios.

Lá havia um vale por onde corria o rio Lete (Esquecimento) e onde as almas dos que iam voltar a Terra esperavam por um corpo, no momento devido.

Em algumas versões o palácio de Hades ficava junto ao tribunal de julgamento.

Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como cuidando dos campos elísios, e um de seus servos, seria Cronos, anteriormente o líder dos titãs, um deus maligno e cruel, mesmo assim Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso.

Os Três Caminhos para onde os mortos eram enviados, após julgados:

Primeiro Caminho — Campo — O primeiro caminho é uma espécie de "campo", uma região de nevoeiros e de árvores assustadoras: a Planície dos Narcisos, mais além os campos verdes do Érebo; em algumas versões aqui está o Rio Lete (apesar de ser mais aceito ele nos Campos Elísios). Não sofriam tormentos especiais a não ser a tristeza, muitos fugiriam se pudessem;

Segundo Caminho — Campos Elísios;

Terceiro Caminho — Tártaro.

J B Pereira e http://pt.wikipedia.org/wiki/Hades_(reino)
Enviado por J B Pereira em 01/08/2014
Código do texto: T4906170
Classificação de conteúdo: seguro