NO PRINCÍPIO DO CRISTIANISMO: AS PESSOAS DE PEDRO E PAULO - COLUNAS DA IGREJA

A Igreja apostólica foi marcada pela pregação de Pedro em Jerusalém e de Paulo na Ásia Menor, fundando comunidades e escrevendo suas cartas.

Ambos segundo a Tradição estiveram em Roma e lá morreram mártires de Jesus para consolidar a fé cristã no coração do Império: um grande desafio e exemplo intrépido de seguimento a Jesus Cristo.

Começa a perseguição da Igreja primitiva como religião ilícita. Estamos provavelmente no ano 64 depois de Cristo, Nero Imperador culpa os cristãos pelo incêndio de Roma.

Muitos são perseguidos e mortos, entre eles: Pedro e Paulo, cada um a seu tempo e a seu modo, dentro dos critérios legais de Roma. Negam incensar a imagem do imperador e não aceitam o imperador como deus.

A personalidade forte de Paulo de Tarso foi aos poucos sendo aproximada por Jesus à de Pedro, o pescador da Galileia.

O reconhecimento de Pedro em Jerusalém definiu o trabalho de apóstolo dos gentios em Paulo como se vê nos textos abaixo:

Gálatas 1:18

Passados três anos, subi a Jerusalém a fim de conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele durante quinze dias.

Atos 15:2-4

Por este motivo, Paulo e Barnabé tiveram uma acirrada divergência com eles. E os irmãos decidiram que Paulo e Barnabé, juntamente com outros, deveriam subir até Jerusalém e tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros. …

Barnabas.

Gálatas 2:13

E os outros judeus de igual modo se uniram a ele nessa atitude hipócrita, de modo que até mesmo Barnabé se deixou influenciar.

Atos 4:36,37

Então José, um levita natural de Chipre, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que significa “filho da consolação”, …

Atos 11:25,30

E aconteceu que Barnabé decidiu viajar para Tarso, a fim de encontrar-se com Saulo …

Atos 12:25

E, havendo concluído sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também conhecido por seu segundo nome, Marcos. A primeira viagem missionária.

Atos 13:2,50

Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. …

Atos 14:12

E assim, a Barnabé deram o nome de Zeus, e a Paulo chamaram Hermes, pois era ele quem falava com poder.

Atos 15:25,36-39

pareceu-nos bem, havendo chegado a um consenso, selecionar alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, …

1 Coríntios 9:6

Ou será que Barnabé e eu somos os únicos que devemos ter um trabalho secular para nos sustentar?

Colossenses 4:10

Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, assim como Marcos, primo de Barnabé, sobre quem já recebestes instruções; portanto, se ele vos for visitar, recebei-o.

Gálatas 2:3

Mas nem mesmo Tito, que estava em minha companhia, foi obrigado a circuncidar-se, muito embora fosse grego.

2 Coríntios 8:16,23

Agradecemos a Deus por ter colocado no coração de Tito a mesma dedicação por vós; …

Tito 1:4

a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. A missão de Tito em Creta

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 01/08/2014
Código do texto: T4906138
Classificação de conteúdo: seguro