Os temas das Redações Enem desde 1998 até 2012: - COAUTORIDADE: PROFESSOR E ESTUDANTE EM CONDIÇÃO DE DIÁLOGO E ABERTOS AO SABER EM ABERTO E DEMOCRÁTICO

Trabalhemos pela paz a começar pelo nosso lar e nosso bairro. Jesus é a Paz. O príncipe da Paz. O sininho de paz nos convoca ao silêncio eloquente e elegante de oração de paz e de amor, fruto da justiça e da partilha, do mutirão...

Oração da paz em http://letras.mus.br/padre-zezinho/692696/

oração da família: http://letras.mus.br/padre-zezinho/205789/#radio

O silencio está cantando uma oração de amor e paz. Ele pedindo paz, gritando amor. Ele pedi pelo irmão... Aqui na casa do Senhor não tem solidão, há Deus... Pe. Zezinho.

O silêncio está cantando

Padre Zezinho

O silêncio está cantando uma canção de amor e paz.

O silêncio está rezando uma oração por seu irmão.

Muita gente vive sem amor e tem solidão,

mas aqui nesta casa do Senhor

solidão não existe não,

solidão não existe não.

O silêncio está gritando, pedindo paz, gritando amor.

O silêncio está falando, põe teu amor, no teu Senhor.

Muita gente vive sem amor e tem solidão,

mas aqui nesta casa do Senhor

solidão não existe não,

solidão não existe não.

Envie "O silêncio está cantando" para o seu celular

Composição: Padre Zezinho · Esse não é o compositor? Nos avise.

Enviada por AURELIO

http://letras.mus.br/padre-zezinho/692696/

_________________

É imperioso que haja paz no mundo a começar pelo nosso coração que perdoa a todos. Depois a força do amor vai irradiando poderosamente pelo mundo. Puxa, estou falando da PAZ, fruto da justiça e do diálogo com o outro não importa onde e quem ele é. Para o outro, somos também outro. Deus é o totalmente outro que nos acolhe sempre e nunca exclui seus filhos, seus amigos no abraço eterno do Paraíso e que deve começar aqui e agora.

https://www.facebook.com/EspiritualidadeEAmor/photos/a.376716245713640.98993.376708412381090/794417507276843/?type=1

Renzo Archimede Olivieri adicionou um vídeo de julho a sua linha do tempo.

Stop the war!

_________________

Migração no Brasil

J B Pereira – 31/07/2014

Recentemente, houve uma onda de migrantes do Haiti e da Colômbia. Os motivos são variados dentro do contexto latino-americano. O Estadão apresentou notícias de refugiados colombianos pela Amazônia Legal em março de 2008 e agora são os haitianos a surgir em massa. PUC/MINAS estima mais de 50 mil haitianos, refugiados desde janeiro de 2010, quando houve um terremoto, dentre os quais 30% serão integrados à construção civil e 70% na coleta de lixo no norte do Brasil.

Os colombianos fogem de conflitos (para)militares e de disputas entre guerrilhas que atormentam seu país. Enquanto os de Haiti enfrentam problemas seculares de instabilidade política e econômica, somados a terremotos que assolaram todo o país. São três milhões de deslocados que encaram a pé a floresta amazônica, vem de barco pelo Alto Solimões.

Diante disso, ambos, colombianos e haitianos, têm na imagem do Brasil um lugar de esperança de retomada da paz e do emprego em suas vidas. A prática da agricultura, construção civil, limpeza pública, comércio, outros setores ganham com a presença deles em solo brasileiro como a primeira atração e motivação à busca de empregos, recomeçar suas vidas, manterem suas famílias e paz. Eles se queixam dos alugueis caros. Eles devem enfrentar todo perigo pelo caminho, hipotecar suas casas no país de origem, aguardar documentos legais provisórios em outro país como o Brasil. Sabe-se que mais da metade da taxa de aposentadoria no Brasil é bancada pelos imigrantes estrangeiros, além de que contribuem poderosa e majoritariamente no pagamento de tributos e impostos atuais, segundo a compreensão de Bertha Maakaroun.

Há de se repensar, em função desse quadro migratório, novas ações políticas de emprego e inserção no trabalho para os “hermanos”. O Brasil, ao integrar proposta de solidariedade aos refugiados, deve contar também com apoio de países que assinaram o Plano de Ação do México. Com isso, o Brasil pode pensar que há também brasileiros a se deslocarem pelo mundo afora, que contam com a solidariedade dos EUA, Canáda, Austrália. Ao receber esses migrantes, o Brasil consolida sua presença na OIM – Organização Internacional para as migrações – e avança em sua política de novas frentes de emprego e fortalece os laços com os governos da América e do Mundo. No meio da crise, a única saída é a ajuda mútua entre os países.

____________

Redações no ENEM: Não fugir do tema, 30 linhas, veja mais no Google ou site do MEC.

“Toda escritura requer uma boa leitura”: leia todo material disponível sobre atualidades ao seu redor (jornais, revistas, páginas de jornais no Facebook, no Twitter, na web, etc.) Treinar desde já auxilia na hora da prova.

É imperioso que haja paz no mundo a começar pelo nosso coração que perdoa a todos. Depois a força do amor vai irradiando poderosamente pelo mundo. Estou falando da PAZ, fruto da justiça e do diálogo com o outro não importa onde e quem ele é. Para o outro, somos também outro. Deus é o totalmente outro que nos acolhe sempre e nunca exclui seus filhos, seus amigos no abraço eterno do Paraíso e que deve começar aqui e agora.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,colombianos-veem-brasil-como-refugio-inacessivel,138131

____________

Redações no ENEM: Não fugir do tema, 30 linhas,

Escreva um texto de opinião sobre:2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado; 2007 - O desafio de se conviver com as diferenças; 2006 - O poder de transformação da leitura; 2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação; 2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?; 2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional; 1999 - Cidadania e participação social;

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/05/17/interna_politica,529700/brasil-tera-50-mil-imigrantes-haitianos-ate-o-fim-do-ano.shtml

_______________________

Adolescentes e comunicação: espaços de

aprendizagem e comunicação

Tania Maria Esperon Porto

Pelotas (Brasil) -

(Recibido: 01-09-04 / Aceptado: 11-10-04)

C o m u n i c a r, 24, 2005, Revista Científica de Comunicación y Educación; ISSN: 1134-3478; páginas 133-141

_____________________

20 possíveis temas da Redação do Enem 2014

MARÇO 19, 2014 POR INFOENEM

20 assuntos escolhidos como tema da redação do Enem 2014.

A leitura desses temas e uma pequena reflexão sobre os mesmos podem contribuir de forma significativa para todos que irão realizar o exame em 2014, pois também podem fazer parte das questões da prova objetiva.

1- Consumo de álcool por adolescentes.

A lei é bem clara. No Brasil, o consumo de álcool é proibido aos menores de 18 anos. Mas, como todas sabem, essa é uma lei freqüentemente descumprida em todos os cantos do país. Textos de apoio mostrando os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas por menores e discutindo maneiras de solucionar esse problema tem “cara” de tema de redação do Enem, não acha?

2- Analfabetismo funcional no Brasil

De maneira simplificada, podemos dizer que o analfabeto funcional é o indivíduo que, mesmo capaz de identificar letras e números, não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Embora tenha mostrado alguma evolução nos últimos anos, o quadro brasileiro nesse assunto ainda é bastante preocupante. Um problema social tão relevante e ainda mais ligado a educação é, com certeza, um possível tema de redação do Enem.

3- Bullying nas escolas

Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de forma repetitiva, pode ser chamada de Bullying. Que tal organizar suas idéias para propor uma solução para essa problemática que acontece corriqueiramente nas escolas brasileiras?

4- Consciência ambiental

Questões ambientais sempre são apostas de especialistas e professores para possíveis temas de redação dos vestibulares. E uma análise muito importante é a forma de como desenvolver a consciência ambiental nos cidadãos. Vale a pena refletir sobre isso para não ser pego de calça curta na hora da prova.

5- Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil

Podem não ser muito nítidas, mas ainda existem muitas diferenças entre homens e mulheres no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com O Índice Global de Desigualdade de Gênero 2013, o nosso país ocupa a 62° posição dentre 136 países! Um tema rico e com muita pesquisa que deve ser feita, principalmente por quem vai prestar o Enem 2014. Já ouviu falar da “Marcha das Vadias”, por exemplo?

6- O destino do lixo no Brasil

Outro assunto referente às questões ambientais e que merece bastante atenção. Você sabia que o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), terá apenas 60% do seu lixo destinado corretamente em 2014?

7- Os limites do Humor

Segundo Chico Anysio, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, o humor deve visar á critica, não à graça. Mas após várias polêmicas envolvendo humoristas e personalidades, cabe a pergunta: Qual o limite entre liberdade de expressão ou preconceito?

8- Manifestações populares

Após as manifestações ocorridas em todo o país no ano passado, voltou à tona a discussão da linha tênue entre protesto e vandalismo. Afinal, como manifestantes e agentes do estado devem agir nos momentos de tensão?

9- Os efeitos da Lei Maria da Penha

No ano passado, o tema da redação do Enem tratou sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Dessa forma, os efeitos da Lei Maria da Penha, que endureceu as punições de violência contra a mulher, pode muito bem ser cobrada neste ano.

10- O caos da mobilidade urbana

Tema de redação no Enem tem que ter problemática social. E, dentre os problemas mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros, o caos da mobilidade urbana, seja pelo excesso de carros ou pela ineficiência dos transportes coletivos, merece muita atenção.

11- Os desafios da saúde pública brasileira

Outro problema social do nosso país e que pode perfeitamente virar tema da redação de 2014 é referente à saúde pública. Ainda mais com toda a polêmica da vinda dos médicos cubanos ao Brasil.

12- Variedade Lingüística: o modo de falar do brasileiro

A dimensão continental do Brasil faz com que nossa língua tenha diversas variantes. Afinal, o que é “certo” e “errado” na língua?

13- Grandes eventos esportivos no Brasil

Embora este tema tenha sido uma das maiores apostas em anos anteriores, vale lembrar que a copa acontece este ano. Logo, este assunto continua atual e muito polêmico. Quais são as vantagens e as heranças dos países que sediam esses grandiosos eventos?

14- Consumismo e ostentação

Com a polêmica em torno dos chamados “rolezinhos”, que tomou conta de todo o noticiário nacional, vem à tona toda uma discussão de uma mídia voltada ao consumismo e a ostentação, que acaba excluindo uma grande parcela da população que agora grita por reconhecimento.

15- Liberação da Maconha

O Uruguai e os estados americanos de Washington e Colorado liberaram o uso da maconha. Com cuidados rigorosos para a terapia controlada de doenças, mas com efeitos ainda questionáveis na mente por, como outra droga, causar dependência psico-química.

Quais as consequências da liberação dela no Brasil?

16- Os abusos nos trotes universitários

A aprovação no vestibular é, sem dúvida alguma, umas das maiores alegrias de um jovem. Mas como evitar os abusos dos trotes que já provocou até a morte de vários estudantes.

17- DSTs entre adolescentes

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. E no Brasil, claro, não é diferente. Um tema de redação propondo intervenção e/ou conscientização nessa área tem “cara” do Enem.

18- Redução da maioridade penal

Com o grave problema da violência urbana brasileira, a discussão da redução da maioridade penal sempre é candidata a tema de redação do Enem, pois permanece atual, polêmica e com argumentos poderosos dos dois lados.

19- Água e sustentabilidade

O ano de 2013 foi o “ano da água”. Assim sendo, é importante os estudantes estarem antenados em todas as questões relacionadas à água, desde a localização das maiores reservas até as diversas formas de economizá-la no dia a dia.

20- Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e deficientes físicos

Outro assunto bem cotado, já que a lei brasileira que estabelece infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 6 (seis) meses, bem como a remoção do veículo que estacionar em locais privativos de pessoas portadoras de deficiência física ou de pessoas idosas, dificilmente é respeitada.

Estes são nossos palpites para o tema da redação deste ano. Podemos dizer que a preparação do Enem envolve duas frentes de estudo. Para conseguir escrever uma bela redação no dia do exame, duas dicas são fundamentais: Treinamento (escrevendo pelo menos uma redação por semana) e muita leitura (pois os temas sempre trazem uma problemática social e bastante atual).

Clique aqui para obter as últimas 5 edições do Enem resolvidas e comentadas.

http://www.infoenem.com.br/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2014/

_________________________

Os temas das Redações Enem desde 1998 até 2012:

http://blogdoenem.com.br/enem-2013-redacao-temas/

2012 - Movimento imigratório para o Brasil no século 21;

2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;

2010 - O trabalho na construção da dignidade humana;

2009 - O indivíduo frente à ética nacional;

2009 - Valorização do Idoso [Prova Cancelada]

2008 - Como preservar a floresta Amazônica;

2007 - O desafio de se conviver com as diferenças;

2006 - O poder de transformação da leitura;

2005 - O trabalho infantil na sociedade brasileira;

2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;

2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo;

2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;

1999 - Cidadania e participação social;

1998 - Viver e aprender.

Qual tema você acha que poderá ser no Enem?

Dicas de como deduzir os temas para a Redação Enem:

1) “Toda escritura requer uma boa leitura”: leia todo material disponível sobre atualidades ao seu redor (jornais, revistas, páginas de jornais no Facebook, no Twitter, na web, etc.)

2) Ouça rádio e veja telejornais: a televisão e o rádio informam em grandes noticiários tudo o que acontece no Brasil e no Mundo.

3) Como você viu nos temas passados, quase todos eles remeteram a algo sobre o Brasil, então foque seu olhar para nosso país.

4) Quando você notar que um tema é muito recorrente, escreva um texto dissertativo-argumentativo. Treinar desde já auxilia na hora da prova.

5) Fique ligado no Blog do Enem, sempre iremos mostrar notícias de atualidades que poderão ser temas para a Redação Enem e conteúdos para as outras áreas da prova.

______________

J B Pereira e file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Comunicar-24-Esperon-133-141.pdf
Enviado por J B Pereira em 29/07/2014
Reeditado em 01/08/2014
Código do texto: T4901807
Classificação de conteúdo: seguro